Anos 90: Selena Quintanilla biografia

 E hoje contaremos a trajetória da rainha da música Tejana Selena Quintanilla Perez, venha conhecer esta história de sucesso que foi tragicamente interrompida porém nunca esquecida. 

Relembre ou conheça um pouco da moda dos anos 90 através dos looks de uma jovem que viveu o sonho americano. 


Selena Quintanilla



E neste post nós contaremos a biografia da Selena e através dos seus principais looks, em breve falaremos mais sobre seu estilo por aqui. 


Família Quintanilla 

Selena Quintanilha, 1,65 de altura, nasceu no estado do Texas em Lake Jacson, porém ainda criança se mudou para Corpus Christi, cidade que fica na mesma região e atualmente conta com 300.00 mil habitantes. 

Ela é filha de Abraham Quintanilla e Marcela Samora, apesar de ter nascido nos EUA, Selena tinha descendência mexicana, além disso a família de sua mãe tinha raízes indígenas. 

Sua  família era de origem humilde e adeptos da religião testemunha de jeová, uma igreja mais conservadora. 

Após se mudarem para Corpus Christi os Quintanilla conseguiram abrir um restaurante de comida mexicana, algo que seria um marco para eles. 


Selena Quintanilla criança



Neste lugar, Selena começou a cantar junto com os irmão A.B e a irmã Suzette ela era a filha caçula, ambos formavam a banda Los Dinos, quando jovem o pai deles havia tido um conjunto com este mesmo nome. 

Logo o o Sr. Abraham Quintanilha I, era apreciador do mundo da música e tentou incentivar os três filhos, Selena tinha uma voz forte e talento para dança, mesmo sem ter estudado ambos os assuntos. 


Selena Quintanilla com os pais e irmãos


Após o fechamento do restaurante o grupo continuou se apresentando, intitulado Selena y Los Dinos. Apenas no final dos anos oitenta após ser descoberta em um festival de música, ela passaria a se apresentar como Selena (a banda continuaria com ela). 

Selena era uma jovem que trabalhava desde os 10 anos de idade, ela terminou os estudos através do ensino a distância e chegou a se inscrever para uma faculdade porém acabou desistindo para se dedicar a música. 

Sua melhor amiga era a também cantora de Tex Mex Shelly Lares, ambas se conheciam desde criança. 


Selena com sua melhor amiga
Selena com a melhor amiga Shelly



Selena e Chris Perez (1991)


Aos 19 anos, conheceu seu primeiro namorado Chris Perez ele foi contratado para ser guitarrista da banda em 1989, em entrevista ele disse que durante uma viagem de avião houve uma turbulência e Selena segurou em sua mão, foi a partir daí que ele percebeu que poderia ser correspondido por ela. 

E ambos começaram a namorar escondido, porém o pai da cantora descobriu o romance e demitiu o Chris por achar que a filha era nova demais para namorar.

A imagem abaixo é de uma premiação em 1991, logo eles já estavam namorando escondido, o vestido dela é preto e não azul. 


Selena Quintanilla e Chris Perez 1991


Então eles continuaram o relacionamento escondido, o Chris voltou para a banda, os irmãos e mãe de Selena, sabiam do namoro e o Sr. Quintanilla não. 


Look Tejano Music Award (1992)


Até que em 1992 eles decidem se casar de acordo com o Chris em entrevistas, a idéia foi da Selena que via o casamento como a única forma do pai aceitar o relacionamento dos dois.

 Neste mesmo ano ela ganhou um prêmio no Tejano Music Award, o look vermelho foi usado em sua apresentação. 



Selena Quintanilla no Tejano Music Award

Vestido de Casamento (1992)


 No museu aberto em homenagem a ela, aparentemente não está em exibição (no Youtube há vídeos sobre este lugar), seu vestido de noiva, no instagram oficial da cantora não consta a imagem abaixo, porém o figurino apresentado no seriado da Netflix remete a esta. Logo concluímos que supostamente seria uma foto verídica. 




Apesar de almejar uma grande festa, ela optou por uma cerimônia sem testemunhas. As imagens a seguir são do seriado da Netflix.

Logo  o casal se casou no civil a idéia era esperar alguns dias para contar para o pai dela, porém a noticia vazou na mídia e a família ficou sabendo do matrimônio através do rádio. 

Ela e o pai ficaram três meses sem se falar, mas depois ele acabou aceitando o casamento da filha, e o casal foi morar em uma rua onde havia a casa dos pais da Selena, a cada dela e do Chris e outra casa onde morava a irmã se não me engano. 


Selena Quintanillha vestido de noiva na série



Os produtores da Selena também não gostaram da notícia do casamento, pedindo que ela não comenta-se que era casada, pois a imagem de uma artista, jovem, bonita e solteira era importante. Assim mesmo a cantora, não aceitou mentir para os fã e compartilhou a novidade com eles. 

Vestido casamento Suzette (1993)


Muitas pessoas confundem seu vestido de casamento com a foto abaixo, que na verdade seria o look que Selena usou no casamento de sua irmã Suzette em 1993. 


Selena Quintanilla casamento Suzette


Ascensão ao sucesso 

Look Grammy (1994)


Ela foi indicada para o Grammy quatro vezes (três destas em vida) e ganharia o prêmio pelo seu álbum Selena Live na categoria música mexicana americana,  o vestido usado nesta noite eternizou sua imagem. Em 2021 ganhou o prêmio novamente pelo conjunto de sua obra. 

 Neste dia ela levou consigo uma máquina fotográfica, para tirar fotos com artistas, o que não foi permitido, mas saiu com o prêmio. 


Selena Quintanilla vestido branco longo



Selena cantava em espanhol, idioma que depois precisou aprender em uma das suas últimas entrevistas em dezembro de 1994 (para TV), ela fala o idioma de forma fluente. 

Ainda nesta entrevista ela diz ter como planos futuros gravar um disco em inglês e adentrar ao mercado americano, lembrando que todo o sucesso da cantora estava concentrado no segmento Tex Mex, que é um estilo surgido no Texas e seria uma mistura de música mexicana com pop.  
  

Looks Inauguração da Loja (1994)

Para quem não sabe além de cantar e dançar, ela gostava de desenhar roupas, boa parte de seus looks de Show eram criações da própria cantora.

Ainda em 1994, ela inaugura suas lojas de roupas em parceria com o estilista Martin Gomez, uma em Corpus Christi e outra em San Antonio e uma outra loja seria aberta no México.


Selena Quintanilla inauguração loja Corpus Christi
Look inauguração loja Corpus Christi


Reparem que este look é um pouco diferente, ele é mais fechado, sério afinal nesta foto ela estava se apresentando como empresária e não como cantora.

 E sim pessoal, anos noventa foram marcados por roupas coloridas, o look da Selena não é uma excessão. 


Selena Quintanilla inaugurando sua loja de roupas
Look inauguração loja San Antonio 


Além dos looks de show, que seguiam uma linha mais sensual, Selena vestia roupas que pudessem representa-la em sua vida fora dos palcos, como empresária. 




Vestido Desfile da Marca (1994)


 O vestido abaixo foi usado no desfile de apresentação da marca, a linha de roupas foi desenvolvida em parceria com o estilista Martins Gomez, ele também ajudou na criação de alguns looks da cantora. 

Em entrevista Martin alegou que deixou de trabalhar com Selena, por conta de Yolanda Saldívar, havia desentendimento entre os dois, ela não queria deixar o estilista passar um tempo com a cantora, para conversarem sobre a coleção.


Selena Quintanilla desfilando em 1994


E supostamente Yolanda teria boicotado algumas peças feitas por Martin, com a intenção de prejudica-lo. Leia a entrevista dele.  

Martin declarou que já sabia do desfalque na empresa feito por Yolanda e que deixou a marca dois meses antes da morte de Selena, ele também alegou ter percebido o comportamento obsessivo de Yolanda pela a artista. 

Look: Macacão Roxo (1995)


E  mesmo sendo uma cantora de um segmento específico Selena conseguiu lotar um estádio com mais de 66 mil pessoas, gravar um show ao vivo em Fevereiro de 1995, um mês antes de sua morte. 

Foi nesta ocasião que a cantora usou o famoso macacão roxo, provavelmente seu look mais conhecido. 


Selena Quintanilla show ao vivo 1995


E ainda neste ano ela começou a gravar músicas em inglês, porém este álbum não chegou a ser finalizado. A cantora faleceu em março de 1995, aos 23 anos, faltavam poucos dias para seu aniversário de 24 anos. 

Além da linha de roupas, ela estava trabalhando em um perfume e uma coleção de maquiagem e era garota propaganda da Coca - Cola. 



Selena Quintanilla roupa preta e rosa



Durante uma entrevista seu marido Chris Perez, relatou que neste ano eles  conversavam sobre a idéia de ter filhos e que Selena sonhava com uma família grande. 

Ela foi assassinada pela presidente de seu fã clube, que também administrava suas lojas e dizia-se sua amiga Yolanda Saldívar.

Devido a reclamações dos fãs que haviam comprado produtos e não recebido, o pai de Selena descobriu um desfalque feito por Yolanda e a demitiu, esta por sua vez levou documentos da empresa, que eram necessário para declaração de impostos. 


Selena Quintanillha roupas anos 90


Logo no início do sucesso de Selena, Yolanda tentou a todo custo se aproximar dela após três anos de insistência, o pai da cantora deixou ela ser presidente do fã clube, e como a mesma dizia ter conhecimento em administração (o que era mentira), eles confiaram a ela a boutique da cantora. 

Selena foi conversar com Yolanda na tentativa de reaver os documentos de sua empresa, no hotel onde ela estava hospedada e levou um tiro, a arma usada era comum para prática de caça, no dia a cantora tinha uma reunião com a família as 11 hs e neste horário ela foi baleada, falecendo as 13 hs devido a perda de sangue, que resultou em uma parada cardíaca. 

Acreditasse que Yolanda já teria tentado matar Selena outras vezes 
 (ela havia combinado outros encontros com a cantora anteriormente), em uma das tentativas o pai de Selena, a acompanhou, em outra os fãs a salvaram uma vez que Selena foi reconhecida no local que estavam e Yolanda teria desistido, em um terceiro encontro a cantora foi acompanhada do marido e não sozinha. 

Ela está sepultada no cemitério de Corpus Chirsti, onde vários fã visitam seu túmulo, na mesma cidade a uma estátua em sua homenagem no mirante do local. 

Ainda em 1995, Yolanda Saldivar foi condenada a prisão perpétua, pela morte (e crime premeditado) de Selena Quintanilla , tendo possibilidade de tentar uma condicional em 2025, quando completará 30 anos do crime.  

Legado de Selena

  • Museu 

O prédio onde era o escritório e estúdio da família Quintanilla hoje é um museu, em sua homenagem onde há roupas, objetos pessoais (como maquiagem, jóias), até seu carro pessoal está lá, além do ônibus que era usado para os Shows. 

O museu é mantido por seu pai e pela irmã Suzette, após sua morte seu irmão A.B optou por sair da cidade, anos mais tarde retornou a Corpus Christi que se tornou a cidade da Selena, há imagens e homenagens para ela em todos os lugares (até hoje), em 2020 completou-se 25 anos de sua partida.

A Boutique da Selena em Corpus Christi continuou aberta até 2009, em consideração ao interesse da mesma por moda. Atualmente a marca não existe mais. 

  • Família atualmente
A família atualmente trabalha produzindo e descobrindo novos artistas de música Tejana.

Em 2012, Chris Perez lançou o livro Para Selena com amor, que conta a história do casal, este está disponível em espanhol e inglês. Ele se casou novamente e teve dois filhos, acabou se divorciando em 2009. 

Chris teria pretensão de lançar uma série baseado no livro, que não foi autorizada pelo pai de Selena, a relação de ambos parece estar estremecida desde então. 



Livro Para selena com amor capa



Em 2015 Los Dinos se apresentaram em um show em memória aos 20 anos sem Selena, a cantora Jennifer Lopez cantou as músicas dela. 

Ela também interpretou Selena no filme de mesmo nome lançado em 1997 que conta a trajetória da cantora. Em 2017 Selena ganhou sua estrela na calçada da fama.


LEIA TAMBÉM: 



Irmãos de Selena com Jennifer Lopez show


A Netflix lançou uma série com duas temporadas, dedicadas a vida da Selena, após o lançamento desta as músicas dela voltaram para as paradas de sucesso atuais. 

Em sua homenagem a linha de maquiagem MAC lançou alguns produtos, afinal o batom vermelho era uma das marcas de seu visual. Bonecas no estilo Barbies também foram lançadas, com seus principais looks. 


produtos de maquiagem Mac em homenagem a selena


A cantora Selena Gomez, tem este nome em homenagem a ela e chegou a regravar a musica Bidi Bidi Bom Bom. 

A família de Selena até hoje trabalha para manter seu legado vivo, as redes sociais oficiais da cantora pertencem a eles, a seguir: 

Facebook : selenalaleyenda

Youtube: Selena Official 
 
Instagram: @selenaqofficial


Referências: 

Filme Selena (1997)

Especial Siempre Selena, Telemundo (2015)

www.womenshealthmag.com/life/a36355424/selena-martin-gomez-fashion-designer-now/

www.popsugar.com/entertainment/are-selena-quintanilla-boutiques-still-open-48307254

Comentários

  1. Selena era linda e maravilhosa e a sua musica viverá para sempre. O seu legado nunca morrerá. Já não tenho mais lágrimas para chorar por ela. Foi uma grande trapassa do destino tê-la levado tão cedo. Não posso nem imaginar p sofrimento da sua família e princípalmente do seu devotado marido pela partida precoce da diva selena. Ela viverá para
    sempre em nossos coracoes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente