Maricy Trussardi Biografia e homenagem

 E o post de hoje é dedicado a biografia e ao estilo da Maricy Trussardi, que nos deixou este mês. Venha conhecer uma história que envolve fé, alegria e família. 


Maricy Trussardi


Maria da Conceição Aparecida Camargo Rodrigues Trussardi, mais conhecida como Maricy é considerada por muitos e sempre será, uma lenda da alta sociedade paulistana. 

Ela é filha de Henriqueta Camargo e Rodrigo Otávio Rodrigues, com apenas um ano de idade seu pai faleceu (na época com 28 anos), quando ela tinha cinco anos, sua mãe casou-se com Pedro Ragio, após três meses de relacionamento (sim na época isso era comum).


Maricy Trussadi criança
Maricy na primeira comunhão 
 
Após a união a família residiu durante cinco anos no, Copa Cabana Palace (famoso Hotel carioca), o Sr. Pedro trabalhava no ramo de construção civil e na época estava construindo um prédio perto deste Hotel. 

Vale lembrar que naquela época ser enteada não era algo muito comum, pois o divorcio chegou no Brasil apenas nos anos 70, logo as pessoas casavam-se uma única vez, no caso a mãe dela ficou viúva. Dona Maricy tem dois irmãos Maria José e José Mariano. 

Encontramos poucas informações sobre a vida de solteira dela e sua família, mas sei que ela chegou a participar do concurso Miss Bangu e ficou em segundo lugar na categoria elegância em 1952, seu futuro marido Romeu Trussardi ao ver a imagem abaixo, teria se apaixonado por ela (não consegui encontrar a história de como o casal se conheceu). 

Maricy Camargo era uma jovem belíssima, com 1,73 de altura, muitas pessoas não sabem que seu verdadeiro nome é Maria da Conceição Aparecida, o apelido Maricy foi dado a ela por sua tia. 

E ela tem uma filha (Riccy), uma neta (Ciccy) e uma bisneta (Missy), com este mesmo nome e todas também tem apelidos.   


A jovem Maricy Camargo
Miss Bangu 1952

E em 1954, aos 18 anos, ela casa com o Romeu Trussardi, o casamento aconteceu no Rio de Janeiro no Copa Cabana Palace, a noiva chegou em um Roy Roices, o casal na época foi matéria da revista O Cruzeiro. 


Maricy Trussadi no dia de seu casamento


E anteriormente falamos sobre o vestido de noiva dela por aqui, que foi feito na Casa Canadá e seria um dos primeiros modelos com bordados coloridos, algo rasíssimo na época. 

Foi neste Ateliê que o estilista Denner Pamplona começou sua carreira, anos mais tarde ele faria o vestido da Glória Maria, filha mais velha da dona Maricy.

A coroa que usou no dia de seu casamento, virou uma tradição familiar posteriormente todas as filhas e netas também usaram a mesma em seus matrimônios. 


Romeu e Maricy Trussardi jovens
Lua de Mel na Argentina

O casal teve dez filhos (todos nascidos de parto normal) sendo, sete meninas: Glória Maria, Riccy (que também se chama Maria da Conceição Aparecida), Clara, Maria Pia de Fatima, Maria Gisela, Maria Cristiana e a Maria Paula Emanuela, além de três meninos o Romeu, Rodrigo e o Rodolfo, também fazem parte da família 27 netos e 44 bisnetos. 

Detalhe que todas as filhas, netas e bisnetas tem o nome Maria e os meninos a maioria tem José no nome. Ela nasceu em uma família, ultra católica e passou isso para as novas gerações. 

Em 1962, quando tinha seis filhos foi eleita a mãe do ano e toda sua vida, desde o casamento até a maternidade foi retratada por jornais e revistas da época, a própria Maricy, tinha um imenso arquivo com matérias e recortes.


Maricy Trussadi família anos 60


Os Trussardi provém da cidade de Milão e foram grandes industriais no ramo de cama, mesa e banho, a empresa foi fundada pelo avô do Sr. Romeu, Matheus Trussardi, em 1898 (no século XIX), que veio para o Brasil e começou a trabalhar no segmento de fabricação de tecidos. Ele faleceu aos trinta anos de idade e a marca logo foi assumida por sua esposa Cristina, até que os filhos pudessem tocar o negócio. 

Na década de 60 pertencia a família a indústria Trussardi, uma fábrica de rendas e bordados, outra de tecidos e além de uma terceira.  

Em 1970 houve uma fusão com a empresa Farah Nassif e nos anos oitenta, Romeu compra uma fábrica de lençóis de um ex-funcionário dele e deste fato surgiu a loja Trousseau que hoje pertence ao filho dele que também se chama Romeu, no entanto a indústria, não pertence mais a família ela foi vendida há alguns anos. 

No caso o marido da Maricy, foi responsável por tornar a marca sinônimo de mercado de luxo. 

A família é responsável por uma creche mantida por eles há cinquenta anos, que ajuda cerca de 400 crianças, algumas de suas filhas chegaram a trabalhar lá de forma voluntária. 

A história da Maricy na moda vai muito além das colunas sociais, alguns de seus descendentes atuam neste segmento é o caso da sua filha Riccy Sousa Aranha que é dona da marca Mixed, por sua vez as filhas da Riccy, Carol e Ciccy também trabalham na empresa e seu filho Jesse Sousa Aranha é sócio da marca Zapalla (moda masculina).

Além dela outras filhas da dona Maricy, Paula e a Cristiana são fundadoras da marca Maries Robe de Nuit também conhecida como Marie.   

Também temos as netas Lala e Maria Rudge que surgiram como blogueiras e hoje são influenciadoras digitais, além do filho da dona Maricy, o estilista Rodrigo Trussardi, dono da marca Super Suite 77, aos 82 anos ela foi modelo da grife. E como já mencionamos a marca Trousseau pertence ao filho Romeu. 


Rodrigo Trussadi e dona Maricy
Maricy com o filho Rodrigo

Em 2013 a Mixed (marca da filha Riccy), lançou uma coleção em homenagem a ela, todos os looks foram feitos em referência a roupas que a Maricy usou ao longo de sua vida. 


Vestido Mixed e ao lado foto Maricy Trussardi jovem


Apaixonada pela cor rosa, são inúmeras as fotos e entrevistas em que ela aparece vestindo essa tonalidade. 


Maricy Trussadi jovem


Há alguns anos ela aderiu ao instagram, onde gravava vídeos com mensagens de fé, orações, um conteúdo excelente que com certeza vai fazer falta. 

Em 16 de janeiro deste ano, foi anunciada a sua morte (a causa não foi divulgada), ela tinha 86 anos. Seu marido Romeu, faleceu ano passado aos 91 anos, o casal ficou junto por 67 anos, Dona Maricy nos deixou apenas cinco meses após a morte de seu marido. 

A imagem abaixo seria das bodas de prata do casal, (25 anos de casados), eles chegaram a completar bodas de diamantes com direito a matéria do Amaury Jr (link).     


Maricy e Romeu Trussadi bodas de prata
Bodas de Prata 

E a principio queríamos fazer um post dedicado apenas aos looks dela, mas fato é que sua história vai muito além do assunto moda. Fica por aqui a nossa homenagem a ela.

Referências: 

Dona Maricy Trussardi, 82 anos, é nova modelo da marca do filho | VEJA SÃO PAULO (abril.com.br)

- Familia Trussardi: Entrevista Todo Seu

Comentários

  1. Nossa admiração e respeito para uma mulher que foi e sempre será um grande
    exemplo de família.

    ResponderExcluir
  2. Qual a data de nascimento de Maricy Trussardi? Estou fazendo esta pergunta porque estou listando os famosos que morreram em 2022, porque minha mãe também morreu no ano passado, no dia 1º de maio, de infecção urinária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ficará difícil completar a lista de famosos que morreram em 2022, descritos no Ploc Social.

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente