Clodovil: Casa de Ubatuba | Decoração

E hoje relembraremos um pouco do estilo do eterno costureiro e apresentador Clodovil Hernandes (1937 - 2009), relembre conosco a decoração da polêmica casa de Ubatuba.


Clodovil autorretrato


  • Clodovil Hernandes quem foi ?

Ele ficou famoso devido a seu trabalho como costureiro (na época o termo estilista não existia) apresentador e por fim político. 

Clodovil começou a fazer participações na televisão aos vinte anos, trabalhou em quase todas as emissoras como Globo (TV Mulher), Gazeta, Manchete, SBT (tinha um quadro no programa da Hebe) e por último RedeTV (A Casa é Sua). 

Chegou a gravar uma música (em francês) e uma participação na novela Sabor de Mel (1983). Devido a seus comentários sinceros e ácidos colecionou desafetos no mundo artístico. Fez parte do trio de ouro da moda brasileira formada por ele, Denner Pamplona e Ronaldo Ésper. 

Assim mesmo ficou mais conhecido pelo grande público devido a seu trabalho como apresentador e por ter sido perseguido pelo Pânico na TV, no quadro Sandálias da Humildade, faleceu aos 71 anos em 2009. Até hoje sua morte é motivo de especulações. 

  • Casa de Ubatuba

Clodovil poderia ser considerado um decorador amador, durante anos teve uma casa na cidade praiana de Ubatuba (SP). A imagem a seguir é da residência já abandonada (nos últimos anos). 


Casa Ubatuba Clodovil


Chegou a gravar inúmeras matérias neste local, após sua morte uma reportagem mostrou que meses antes, ele estava construindo uma passagem secreta no banheiro de sua suíte, esta não chegou a ficar pronta. 

A casa foi a leilão em 2018, porém devido a localização da propriedade de 4735 metros, em uma região que faz parte da Mata Atlântica, o novo proprietária teria apenas o direito de uso e não a escritura. 


Cozinha da casa do Clodovil


A residência chegou a ser vendida porém a compradora optou por desistir da compra, alegando não saber desta situação. O primeiro valor do leilão teria sido de 1,5 milhão, assim mesmo no final a casa foi arrematada por 750 mil. 


Clodovil casa Ubatuba


A casa tem 9 quartos e 12 banheiros, capela e piscina, logo depois da morte do apresentador a suíte principal que teria vista paradisíaca, precisou ser demolida, pois havia sido construída em uma área proibida pela prefeitura. 


suite clodovil demolida
Suíte Demolida


Depois de ter sido eleito deputado, com a terceira maior votação, passou a morar em Brasília, retornando para Ubatuba aos fins de semana. 

Não sabemos informar a procedência do imóvel se este foi comprado pelo apresentador ou construído, apenas que ele residiu por trinta anos nesta casa, em entrevista ele chegou a comentar que sua mãe Isabel chegou a morar com ele e após a morte dela, Clodovil teria se mudado para a parte superior do imóvel.


Casa Ubatuba Clodovil varanda


Após fazer esta mudança ele transformou o ambiente abaixo (que era uma garagem) em uma varanda. 


Clodovil varanda casa


Logo na entrada desta casa tinha uma estátua em formato de sapo, fazia parte do estilo de decoração do Clodovil, peças de animais, entre estas o sapo e quadros autorretratos. 

Em seu programa A Casa é Sua, ele também tinha uma peça em formato de sapo, onde colocava o nome dos desafetos.


Amaury Jr na casa de Clodovil


Assim mesmo essa casa ficou conhecida pelo fato de ter um vaso sanitário, na área externa, o motivo desta excentricidade seria desconhecido. 


Clodovil vaso no jardim da casa


A seguir a imagem da Capela, que faz parte da residência, esta foi construída em homenagem a Dona Isabel (mãe dele), após sua morte. 

Em entrevista o apresentador, relatou que um de seus funcionários alegou ter visto dona Isabel, olhando a capela, o próprio estilista declarou que a mãe nunca havia aparecido para ele, porém que acreditava nesta história.


Clodovil na capela de sua casa


Após a morte de Clodovil, parte de seus objetos pessoais e decorativos foram leiloados, a casa atualmente está fechada, devido a briga judicial o destino desta é incerto. 

Em vida era de desejo do mesmo que esta casa fosse transformada em uma instituição para meninas abandonadas.


LEIA TAMBÉM: 



Referências: 

Site Vogue - Matéria sobre mansão do Clodovil (2021)

Comentários

Novidades:

Siga a gente