Figurino: Elisa | Além da Ilusão

 E hoje analisaremos os figurinos da Elisa (Larissa Manoela) na novela Além da Ilusão, que retrata a década de trinta, na cidade de Poços de Caldas. Veja os looks e possíveis significados das cenas. 


Elisa e Davi Além da Ilusão

  • História da Novela

Além da Ilusão é a nova novela das 18hs nela somos apresentados a Elisa (Larissa Manoela) uma jovem de dezoito anos, nascida em uma família de classe média alta. 

Ela, os pais e a irmã viajam para Poços de Caldas para a realização de sua festa de aniversário, nesta a mocinha conhece o mágico Davi (Rafael Vitti), um jovem vindo de uma família falida devido a crise de 29, que após a morte do pai decide ser ilusionista. 

Devido a diferença social o pai dela não aceita o enlace e em um confronto com o Davi, ele acaba atirando na filha acidentalmente. 

As cenas desta fase da novela foram gravadas no Palace Hotel (conheça a história do lugar) , que nos aos trinta já existia. 

  • Figurino e significados


A primeira fase é retratada com muito romantismo, provavelmente para causar um impacto maior com o desfecho da personagem (ela morre no capítulo cinco).

Por mais que na moda da época era comum cabelos curtos e roupas de festa um pouco mais decotadas, com costas de fora, uma vez que as mulheres estavam impactadas pelo feminismo dos anos vinte e a influencia do cinema, o visual de Elisa foge a estes fatos. 

Talvez devido a presença da Larissa Manoela na segunda fase da novela como Isadora, que usará cabelos curtos, logo seria importante diferenciar as duas personagens. 

  • Aniversário da Elisa (Vida)


O look abaixo é um dos primeiros figurinos da Elisa na trama e a cena tem muito significado, nesta Violeta (Malu Galli) precisa viajar para ver o pai que está morrendo, no dia do aniversário da filha. Esta cena representaria vida, quando ela retornar encontrará Elisa morta. 


Violeta e Elisa cena primeiro capitulo
Violeta com a filha Elisa 


Logo nesta fase temos a morte do avô da protagonista que representaria o ciclo natural da vida e a morte dela que seria uma ruptura, logo fugiria a este ciclo.


Elisa vestido primeiro capitulo


  • Vestido de festa (Encontro do amor)


Elisa é apresentada a nós com um visual bem romântico, digno de Cinderela, não é atoa que a cor azul a representa, basicamente em quase todos os seus figurinos. Seu maravilhoso vestido de baile, faz menção a esta imagem romântica, da mocinha que chegou aos sonhados 18 anos e o encontro do primeiro amor. 

Este figurino seria atemporal e uma exceção, uma vez que as demais roupas da protagonista correspondem a moda anos trinta. 


Elisa (Larissa Manoela) vestido cena festa
Elisa vestido aniversário


Um vestido de baile ou dança na cor azul é algo comum em filmes de princesa, na imagem abaixo temos Anastasia (1997) e A Pequena Sereia (1989), ambas vestem com looks nesta tonalidade em cenas de dança. 


Elisa Tapajós, Anastasia e Ariel


Em 1955 uma triologia sobre a história da imperatriz Sissi foi lançada, no primeiro filme (ela era uma princesa alemã) e um baile seria feito por seu primo Franscisco José para a escolha de uma esposa. 

Sissi seria a escolhida, no filme ela também veste azul, há quem acredite que a Disney usou a história da verdadeira Sissi, como referência para criar  Cinderela (1950). 


Elisa (Larissa Manoela) e ao lado Sissi (Rommy Shinaider)
Elisa e Sissi


Significado da cena: 

Outro detalhe importante que vemos nas cenas do baile, o encontro do amor quando o casal dança e Davi oferece a Elisa uma rosa vermelha. 


Elisa ganha rosa de Davi cena


Na minissérie Um Só Coração, uma cena semelhante foi retratada nesta Yolanda (Ana Paula Arósio) oferece uma maçã vermelha a Martin (Erik Marmo), o amor proibido devido a diferenças sociais é representado em ambas as histórias. 

Em 2005, na novela Alma Gêmea, também havia a presença de rosas, na simbologia da história. No caso a jovem bailarina Luna é assassinada, seu marido Rafael tinha plantações de rosas. É possível ver que na cena dela no meio das flores, Luna também veste azul. 


Um só coração e Alma Gêmea

Em Além da Ilusão, o vermelho neste momento da história representa a paixão e na cena do desfecho da protagonista representaria a morte (sangue). Elisa chega a maioridade e tornasse mulher, o pai flagra ela e Davi juntos e não aceita o fato da filha ter crescido e querer voar. 

Lembrando que para os costumes da época, as mulheres até o casamento, teriam que obedecer o pai, que teria o poder de interferir no destino da filha, fosse este um casamento, o sonho de ter uma profissão e etc. A figura de Matias (Antonio Caloni), não foge ao chefe de família dos anos trinta e até por meados dos anos cinquenta, este papel de pai autoritário existiu. 


cena da morte da elisa
Cena da morte de Elisa


  • Anos 30 nas novelas


Várias novelas de época que envolvem, um desfecho inicial de tragédia ou mistério são ambientadas nos anos trinta. Durante este período o cinema de Holywood reinou, as atrizes americanas eram as influenciadoras da época, vistas apenas nos filmes, uma vez que a televisão ainda não existia. 


Elisa vestido cena Davi


Logo pouco se sabia a respeito de suas vidas pessoais, devido a ausência da possibilidade de uma entrevista audiovisual, muitos boatos, rumores poderiam ser criados, sobre um acontecimento. 

Esta novela nos lembrou a trama Espelho da Vida, onde a jovem Julia (Victoria Strada) também se apaixona por um artista (no caso pintor) Danilo e acaba sendo morta pelo pai acidentalmente, ambas as narrativas retratam a década de trinta e os protagonistas são acusados dos crimes. 

Também tivemos Alma Gêmea (2005), cujo a trama também começa com a morte trágica da mocinha e a segunda fase também retrata os anos 40 (como Além da Ilusão). 

A pouco tempo falamos por aqui sobre a atriz Jean Harlow que viveu neste período e também teve sua história atrelada a um crime mal resolvido, em São Paulo há o famoso Castelinho da Rua Apa, um imóvel que pertenceu a família Guimarães Reis, cujo a morte até hoje não foi solucionada, o fato ocorreu em 1932. 

O look a seguir é da cena em que Elisa foge para passear com Davi, nada mais adolescente, ao lado a imagem do filme Anastasia (1997), inspirado na história da princesa russa perdida.  


Elisa e Anastasia (1997)
Elisa e Anastásia

  • Davi (Significado do personagem)

E por falar em Davi (Rafa Vitti), melhor profissão não poderia existir, para um mocinho de novela, o ilusionismo representaria de certa forma a ilusão do amor. 

Geralmente são os mágicos que enganam nossos olhos com seu truques, nesta história o mocinho acabou sendo iludido por seus sentimentos e devido a tragédia de Elisa, ele será acusado do crime e passará dez anos preso. 


Rafa Vitti como Davi


Após fugir da cadeia e adotar uma nova identidade, ele se mudará para a cidade de Campos de Goytacazes, onde a família de Elisa reside e lá Davi se apaixonará por Isadora (Larissa Manoela) irmã mais nova da protagonista, que na época de sua morte era criança. 

A nova personagem também é interpretada pela Larissa Manoela, retratando os anos 40, ainda no período da Segunda Guerra (1944). E digamos que o nome da novela poderia estar relacionado a este fato. Elisa e Isadora seriam tão parecidas fisicamente ou Davi (Rafael Vitti) ao olhar para a jovem enxergaria Elisa.
 



E a teoria que mais está sendo comentada após o início da novela é que Isadora, seria a filha perdida de Heloisa (Paloma Duarte), logo seria prima da Elisa e não irmã biológica, o que poderia explicar a incrível semelhança entre elas. 

Após a morte da protagonista o pai da jovem, desenvolve problemas psiquiátricos (Esquizofrenia), o que também retrataria a questão da ilusão, mas todos estes fatos são assuntos para um outro dia. 

Caso vocês queira ver a mudança de figurinos entre as duas personagens, a seguir o link:

LEIA TAMBÉM: 


* Este post contém opiniões pessoais sobre os temas figurinos e significados. 

Comentários

Siga a gente