Figurino: Elisa | Além da Ilusão
E hoje analisaremos os figurinos da Elisa (Larissa Manoela) na novela Além da Ilusão, que retrata a década de trinta, na cidade de Poços de Caldas. Veja os looks e possíveis significados das cenas.
- História da Novela
Além da Ilusão é a nova novela das 18hs nela somos apresentados a Elisa (Larissa Manoela) uma jovem de dezoito anos, nascida em uma família de classe média alta.
Ela, os pais e a irmã viajam para Poços de Caldas para a realização de sua festa de aniversário, nesta a mocinha conhece o mágico Davi (Rafael Vitti), um jovem vindo de uma família falida devido a crise de 29, que após a morte do pai decide ser ilusionista.
Devido a diferença social o pai dela não aceita o enlace e em um confronto com o Davi, ele acaba atirando na filha acidentalmente.
As cenas desta fase da novela foram gravadas no Palace Hotel (conheça a história do lugar) , que nos aos trinta já existia.
- Figurino e significados
A primeira fase é retratada com muito romantismo, provavelmente para causar um impacto maior com o desfecho da personagem (ela morre no capítulo cinco).
Por mais que na moda da época era comum cabelos curtos e roupas de festa um pouco mais decotadas, com costas de fora, uma vez que as mulheres estavam impactadas pelo feminismo dos anos vinte e a influencia do cinema, o visual de Elisa foge a estes fatos.
Talvez devido a presença da Larissa Manoela na segunda fase da novela como Isadora, que usará cabelos curtos, logo seria importante diferenciar as duas personagens.
- Aniversário da Elisa (Vida)
O look abaixo é um dos primeiros figurinos da Elisa na trama e a cena tem muito significado, nesta Violeta (Malu Galli) precisa viajar para ver o pai que está morrendo, no dia do aniversário da filha. Esta cena representaria vida, quando ela retornar encontrará Elisa morta.
Logo nesta fase temos a morte do avô da protagonista que representaria o ciclo natural da vida e a morte dela que seria uma ruptura, logo fugiria a este ciclo.
- Vestido de festa (Encontro do amor)
Elisa é apresentada a nós com um visual bem romântico, digno de Cinderela, não é atoa que a cor azul a representa, basicamente em quase todos os seus figurinos. Seu maravilhoso vestido de baile, faz menção a esta imagem romântica, da mocinha que chegou aos sonhados 18 anos e o encontro do primeiro amor.
Este figurino seria atemporal e uma exceção, uma vez que as demais roupas da protagonista correspondem a moda anos trinta.
Elisa vestido aniversário |
Um vestido de baile ou dança na cor azul é algo comum em filmes de princesa, na imagem abaixo temos Anastasia (1997) e A Pequena Sereia (1989), ambas vestem com looks nesta tonalidade em cenas de dança.
Em 1955 uma triologia sobre a história da imperatriz Sissi foi lançada, no primeiro filme (ela era uma princesa alemã) e um baile seria feito por seu primo Franscisco José para a escolha de uma esposa.
Sissi seria a escolhida, no filme ela também veste azul, há quem acredite que a Disney usou a história da verdadeira Sissi, como referência para criar Cinderela (1950).
Significado da cena:
Outro detalhe importante que vemos nas cenas do baile, o encontro do amor quando o casal dança e Davi oferece a Elisa uma rosa vermelha.
Na minissérie Um Só Coração, uma cena semelhante foi retratada nesta Yolanda (Ana Paula Arósio) oferece uma maçã vermelha a Martin (Erik Marmo), o amor proibido devido a diferenças sociais é representado em ambas as histórias.
Em 2005, na novela Alma Gêmea, também havia a presença de rosas, na simbologia da história. No caso a jovem bailarina Luna é assassinada, seu marido Rafael tinha plantações de rosas. É possível ver que na cena dela no meio das flores, Luna também veste azul.
Em Além da Ilusão, o vermelho neste momento da história representa a paixão e na cena do desfecho da protagonista representaria a morte (sangue). Elisa chega a maioridade e tornasse mulher, o pai flagra ela e Davi juntos e não aceita o fato da filha ter crescido e querer voar.
Lembrando que para os costumes da época, as mulheres até o casamento, teriam que obedecer o pai, que teria o poder de interferir no destino da filha, fosse este um casamento, o sonho de ter uma profissão e etc. A figura de Matias (Antonio Caloni), não foge ao chefe de família dos anos trinta e até por meados dos anos cinquenta, este papel de pai autoritário existiu.
- Anos 30 nas novelas
Várias novelas de época que envolvem, um desfecho inicial de tragédia ou mistério são ambientadas nos anos trinta. Durante este período o cinema de Holywood reinou, as atrizes americanas eram as influenciadoras da época, vistas apenas nos filmes, uma vez que a televisão ainda não existia.
Logo pouco se sabia a respeito de suas vidas pessoais, devido a ausência da possibilidade de uma entrevista audiovisual, muitos boatos, rumores poderiam ser criados, sobre um acontecimento.
Esta novela nos lembrou a trama Espelho da Vida, onde a jovem Julia (Victoria Strada) também se apaixona por um artista (no caso pintor) Danilo e acaba sendo morta pelo pai acidentalmente, ambas as narrativas retratam a década de trinta e os protagonistas são acusados dos crimes.
Também tivemos Alma Gêmea (2005), cujo a trama também começa com a morte trágica da mocinha e a segunda fase também retrata os anos 40 (como Além da Ilusão).
A pouco tempo falamos por aqui sobre a atriz Jean Harlow que viveu neste período e também teve sua história atrelada a um crime mal resolvido, em São Paulo há o famoso Castelinho da Rua Apa, um imóvel que pertenceu a família Guimarães Reis, cujo a morte até hoje não foi solucionada, o fato ocorreu em 1932.
O look a seguir é da cena em que Elisa foge para passear com Davi, nada mais adolescente, ao lado a imagem do filme Anastasia (1997), inspirado na história da princesa russa perdida.
Elisa e Anastásia |
- Davi (Significado do personagem)
E por falar em Davi (Rafa Vitti), melhor profissão não poderia existir, para um mocinho de novela, o ilusionismo representaria de certa forma a ilusão do amor.
Geralmente são os mágicos que enganam nossos olhos com seu truques, nesta história o mocinho acabou sendo iludido por seus sentimentos e devido a tragédia de Elisa, ele será acusado do crime e passará dez anos preso.
Após fugir da cadeia e adotar uma nova identidade, ele se mudará para a cidade de Campos de Goytacazes, onde a família de Elisa reside e lá Davi se apaixonará por Isadora (Larissa Manoela) irmã mais nova da protagonista, que na época de sua morte era criança.
A nova personagem também é interpretada pela Larissa Manoela, retratando os anos 40, ainda no período da Segunda Guerra (1944). E digamos que o nome da novela poderia estar relacionado a este fato. Elisa e Isadora seriam tão parecidas fisicamente ou Davi (Rafael Vitti) ao olhar para a jovem enxergaria Elisa.
E a teoria que mais está sendo comentada após o início da novela é que Isadora, seria a filha perdida de Heloisa (Paloma Duarte), logo seria prima da Elisa e não irmã biológica, o que poderia explicar a incrível semelhança entre elas.
Após a morte da protagonista o pai da jovem, desenvolve problemas psiquiátricos (Esquizofrenia), o que também retrataria a questão da ilusão, mas todos estes fatos são assuntos para um outro dia.
Caso vocês queira ver a mudança de figurinos entre as duas personagens, a seguir o link:
LEIA TAMBÉM:
* Este post contém opiniões pessoais sobre os temas figurinos e significados.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.