Influenciadoras: Curiosidades sobre Postagens

 E o tema de hoje é sobre postagens de Instagram e Youtube se você tem interesse por marketing digital, venha descobrir um pouco sobre os bastidores da vida de influenciadora.  

Vale lembrar que o conteúdo deste post não é nada que nunca tenha sido comentado antes na internet e o objetivo desta página é passar informação. 


mulher com celular e notebook

  • Vídeo todo dia na época de fim de ano 

A maioria das pessoas já deve ter ouvido falar na monetização do Youtube, a empresa paga os criadores de conteúdo pelas publicidades que aparecem em seus vídeos. 

O programa de parceria entre criadores é o "Google Adsense" e vale também para os blogs (Blogger.com). 


celular com símbolo do youtube na tela


A época de fim de ano (Natal e Ano Novo), para o comércio principalmente é a temporada mais próspera para vendas, logo as empresas de modo geral acabam investindo mais dinheiro em publicidade na internet, para quem não sabe o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads são os programas de venda de publicidade destas empresas. 

Então quanto mais vídeos você fizer em novembro e dezembro, mais possibilidade de ter uma maior monetização você tem. 

Ao anunciar no Youtube, você terá a opção de escolher características sobre seu público alvo (idade, classe social, estado civil, interesses) e o tema do canal, por exemplo quero anunciar em canais de maternidade.

 Porém não é possível escolher um canal específico e o vídeo ao qual seu anúncio aparecerá quem seleciona estas opções é o Youtube. 

Devido a estes fatos é comum vermos Youtubers, publicando vídeo todo o santo dia, no final do ano. 

  • Este é o único motivo ?
Não, publicar vídeos todos os dias durante uma semana ou um mês, também ajudará você a ter uma maior proximidade com seu público. E a crescer, uma vez que quanto mais vídeos ou postagens (no insta e tik tok) você tiver, maior a chance de você ser conhecido e ganhar seguidores ou audiência. 

Se você tem um canal sobre Halloween, por exemplo fazer uma semana especial de vídeos todo dia, no mês de outubro (que é o momento onde as pessoas estão mais interessadas neste assunto), poderá te ajudar a crescer, seja seu canal monetizado ou não. 

  • Call to action: Comentários

As plataformas como Youtube e Instagram, não tem em sua tecnologia a capacidade de "ler" e entender todo o conteúdo dos comentários, devido a isso existe aquele botão de "denunciar página" e opções para que o próprio influenciador possa "filtrar" comentários. 

Porém elas entendem que quanto mais comentários uma postagem tiver, mais relevante é aquele assunto ou supostamente a página ou canal do influenciador.

 Se você tem muitos comentários em uma postagem a plataforma vai entender que você é relevante. Então de uns tempos para cá, ficou muito comum no instagram influenciadoras, publicarem postagens, incentivando as seguidoras a comentar. 


montagem que simula uma postagem do instagram

  • Este é o único motivo ?
Não, muitas influenciadoras respondem estes comentários e conversam com suas seguidoras, ou usam as respostas destas para criar futuros vídeos e posts de acordo com o que seu público gostaria de saber. Logo não é somente uma prática apenas para ganhar audiência. 

  • Pix e comentários

Outra prática semelhante a que descrevemos e virou mania entre influenciadores (não todos) é esta. 


Celular com cifrão na tela


"Meu apelido de infância era Cinderela quem descobrir o motivo vou depositar 100 reais via Pix."

O exemplo acima é fictício porém foi criado a partir de conteúdos reais do instagram. No caso o apresentador Luís Bacci virou matéria devido a esta prática do Pix por comentários.


matéria sobre Luis Bacci

Sinceramente você NÃO DEVE FAZER isso, pois dessa forma as pessoas estarão comentando pela possibilidade de ganhar dinheiro e não porque elas gostam ou concordam, discordam do seu conteúdo. 

Neste caso a cantora Selena Gomez, fez uma live no Tik Tok para conversar com seus seguidores, ao perceber que estes estavam enviando dinheiro ela desistiu da live, pois não era esta a intenção desta.

A matéria saiu no portal da Uol (clique para ler)


  • Na onda dos Reels

Das ferramentas do nosso querido Instagram, os Reels é a mais nova e seria o Tik Tok, desta plataforma, depois do crescimento deste novo aplicativo, o Insta correu atrás e criou o Reels, para não ficar obsoleto e não perder público. 

E por algum motivo desconhecido (por nós), a plataforma prioriza este tipo de postagem, logo quando você publica um Reels há mais possibilidade de seu público vê-lo, ou seja o algoritmo entrega este conteúdo para mais pessoas que te seguem em comparação aos post de fotos, por exemplo. 


casal dançando


Então para não ficar para trás, muitos influenciadores começaram a publicar dois Reels por semana no mínimo. 

No caso estes já estão sendo usados para publiposts (onde um vídeo publicitário é criado), porém em sua maior parte funciona ainda como o conteúdo do Tik Tok, um vídeo curto que na maioria das vezes é uma dança, brincadeira, algo do tipo sendo mais focado para entretenimento mesmo. 

Vale lembrar que exceto a prática do Pix por comentário, as demais mencionadas aqui podem ser aplicadas por você caso queira ser influenciadora, elas não são erradas, apenas estão relacionadas a forma como as plataformas pensam. 

E este post tem o objetivo de ser uma curiosidade sobre o assunto.

Comentários

Novidades:

Siga a gente