O Clone: Roupas Marroquinas

 E hoje falaremos um pouco sobre as roupas marroquinas, usadas pelos personagens da novela O Clone (2001). 

E este post apesar de estar atrelado ao tema figurino, pelo fato destes trajes terem sido usados em uma novela, vale lembrar que estas roupas estão relacionadas a cultura árabe do Marrocos. 


Jade (Giovana Antonelli) roupa preta



Roupas Marroquinas 

  • Vestimenta Feminina dos Berberes

E os Berberes assim como os Beduínos são um povo muito antigo, que vive no Marrocos, atualmente é possível encontrar famílias morando em casas porém durante muitos séculos eles viveram apenas no deserto, entre estes no Saara, onde a novela foi gravada. 

A tenda onde o casal Jade e Lucas se encontravam durante a novela, representaria a moradia Berbere. Eles também são retratados na cena em que o protagonista, sofre um acidente e é cuidado por mulheres. 


jade e lucas cena de O clone


A principal vestimenta das mulheres é a túnica preta e véu cobrindo o rosto todo, no caso apenas os olhos ficam a mostra. Na primeira fase logo após conhecer o Lucas, a Jade diz ao tio Ali que gostaria de se vestir com esta roupa, igual as mulheres dele, pois não queria chamar a atenção de nenhum homem. 


Jade em O clone

Então a vestimenta é inclusa em seu figurino, provavelmente para que ela não seja reconhecida e passe por uma mulher deste povo. Essa roupa durante a novela é usada apenas por ela, nas cenas de encontro com o Lucas, de fuga com a filha. 

  • Vestido de Noiva Marroquino

Durante o casamento da Jade (Giovana Antonelli) e do Said (Dalton Vigh), vemos ela usando uma roupa que seria uma vestimenta de noiva tradicional da cidade de Fez, conhecida como a Grande Roupa ou nome original La lebsa lfasiya

Lembrando que nos casamentos marroquinos a noivas geralmente tem no mínimo quatro vestidos (ou até mais se a mesma quiser). 


Casamento Jade e Said o clone


Durante a cena de noite da Henna ela aparece com esta roupa que acredito ser a  vestimenta usada na imagem acima, por conta do véu o figurino não fica visível, ou então poderia ser um terceiro vestido. 


Jade casamento com Said

  • Babouches - Sapatos Marroquinos

Seria um sapato feito de pano, sem salto popular no Marrocos usado por homens e mulheres, geralmente vemos a Jade usando este junto com a vestimenta Preta (descrita anteriormente), em inúmeras cenas. 

Jade veste babouches

A imagem a seguir é uma foto ilustrativa, não tem haver com a novela.

babouches  marroquinos


Túnicas 

Existem vários tipos de túnicas, usadas nos países árabes pelos mulçumanos (lembrando que existem seguidores do Islamismo em outros países não árabes), algumas delas são retratadas na novela. 

  • Djellaba 

É uma túnica (usada por homens e mulheres) que tem como característica capuz e mangas largas, ela também tem outros nomes como Jelaba (árabe). 


Jade veste Djellaba


  • Abaya

Ela facilmente poderia se confundida com a roupa anterior, apesar de ambas serem túnicas a Abaya não tem capuz e as mangas podem ou não ser largas. 

Ela aparece em inúmeros figurinos da novela, destaque para esta peça da Latifa (Leticia Sabatella). 


Latifa veste Abaya preta


  • Kaftan 

Acredito que entre as roupas descritas por aqui, esta seja a mais famosa no mundo Ocidental. Uma vez que o Kaftan pode ser usado como vestido de festa também e é muito comum neste tipo de ocasião. 

Pelo que pesquisamos muitas vezes ele poderia ser visto para nós ocidentais como uma espécie de casaco em formato de túnica.

As peças de festa, são bordadas e muitas vezes usadas com um cinto ou uma espécie de marcação (faixa talvez) na cintura, a Nazira (Eliane Jardini), usava kaftans de festa em seu dia a dia. Provavelmente pelo fato dela estar a procura de um marido, ela é uma mulher que quer ser vista. Na representação feita na novela. 


Nazira veste Kaftan


Saiba tudo sobre: O Clone

  • Gandoras

Seria uma túnica com mangas curtas e mais abertas, também conhecida como "Fez" supostamente por sua ligação com a cidade de mesmo nome (apresentada na novela). Existem modelos masculinos e femininos, no site da Globo encontramos a informação que vários modelos masculinos foram comprados para a novela porém não encontrei nenhuma foto para ilustrar. 

As Gandoras são usadas por mulheres no serviço da casa, uma vez que as mangas por serem curtas trazem praticidade. Eu achei uma cena onde uma das mulheres que trabalham na cozinha do Ali, aparece com uma vestimenta deste tipo. 


Figurntante veste Gandora


Referências: 

https://journeytomorocco.weebly.com/traditional-clothing.html

Comentários

Novidades:

Siga a gente