Dener Pamplona - Anos 50 e 60

Hoje falaremos sobre o Dener Pamplona, estilista (ou costureiro) considerado o pai da moda brasileira ele vestiu primeiras damas, artistas, alta sociedade paulistana, fez o vestido de noiva da Elis Regina, conheça seu trabalho e saiba mais sobre a moda na década de 50 e 60 os famosos anos dourados. 


Dener  Pamplona roupas
Dener Pamplona de Abreu, estilista (costureiro) vestidos


Dener Pamplona de Abreu nasceu em 1935 na ilha de Marajó em uma família da alta sociedade, anos mais tarde mudou-se para o Rio. Começou sua carreira aos 13 anos no ateliê Casa Canadá Deluxe nesta mesma cidade, para quem não sabe naquela época não haviam lojas de roupa  estas eram feitas por costureiras ou em atelies. 

O vestido de noiva da Maricy Trussadi (matriarca de uma família tradicional paulistana) foi feito neste lugar, ela viria ser cliente do Dener anos depois.


Dener Pamplona vestido em desfile
Vestido em desfile de Dener Pamplona de Abreu, estilista (costureiro) 


Seu primeiro trabalho de destaque foi o vestido de debutante da Danuza Leão nos anos 50, que  viria a ser uma jornalista conceituada anos depois (ela também é irmã da cantora Nara Leão)

A imagem abaixo é do estilista com a manequim Darcy no inicio de sua carreira nos anos 50, nós não temos fotos do look da Danuza...



Dener Pamplona estilista
Dener Pamplona estilista, com a manequim Darcy

Ainda nos anos 50 vestiu a primeira dama Sarah Kubitschek há alguns anos uma minissérie sobre o presidente JK foi feita porém ele não aparece nem é mencionado, na internet tem várias imagens dos looks desta primeira dama mas não temos informação sobre qual deles é da autoria deste estilista, logo preferimos não publicar. 
  
Durante sua carreira recebeu alguns prêmios e dizem que ele foi convidado para assumir a maison Dior após a morte do fundador, fora isso foi o primeiro estilista brasileiro a ter reconhecimento internacional.

  • Maria Tereza Goulart 

Nos anos 60 passou a vestir a primeira dama Maria Tereza Goulart mulher do João Goulart (Jango) na época ela era considerada a primeira dama mais jovem do país com 21 anos e a mais bonita também até então, além de vestidos para eventos políticos fez looks para o dia a dia.


Dener Pamplona e Maria Tereza Goulart
Dener Pamplona e Maria Tereza Goulart, vestido da primeira dama


Um fato interessante após a queda de João Goulart ele e a família precisaram sair do país as pressas, Maria Tereza deixou para trás um guarda roupa cheio de looks assinados pro Dener Pamplona, achando que logo retornaria para casa o que aconteceu 16 anos depois e de acordo com ela (em entrevistas) as roupas simplesmente desapareceram

O vestido da foto abaixo também é assinado por ele, não tem uma foto melhor e nem croqui do look, naquela época não havia o look do dia...


Teraza Goulart
Maria Tereza Goulart com vestido de Dener Pamplona, anos 60


Um vestido de autoria do estilista que ela havia mandado para o conserto dias antes de sua saída do país se salvou a família da costureira guardou este por todos estes anos devolvendo-o para a dona após seu retorno ao Brasil nos anos oitenta e este é a única peça que sobrou. Dener e Tereza eram amigos, em entrevista a uma revista além dessa história ela mencionou que ele era seu conselheiro.

  •  Na alta sociedade 

Ele também vestiu mulheres da alta sociedade das famílias Matarazzo, Trussadi,  além de Elisinha Moreira Salles esposa de um banqueiro e uma das mais famosas socialites da época. 

Na foto abaixo ele com a Maricy Trussadi, ele fez o look dela para o casamento de sua filha mais velha e também o vestido da noiva (que mostraremos mais adiante).


Dener Pamplona com cliente
Dener Pamplona com cliente, reprodução instagram


A foto abaixo não tem boa qualidade mas tem uma história que é ótima, nela Dener está acompanhado de Salma Antun uma de suas clientes,  o vestido em questão é para um casamento em que ela foi madrinha, dizem que além de fazer a roupa dela ele foi junto a festa para ter certeza do sucesso que seu modelito iria fazer. 


Dener Pamplona vestido
Dener Pamplona e Salma Antun Cliente, vestido madrinha

  •  Elis Regina e artistas

Não eram só as senhoras das famílias tradicionais que eram suas cliente ele foi responsável pelos looks de show da Angela Maria e Elis Regina, a cantora Maysa também foi sua cliente. Na foto abaixo a eterna Pimentinha em uma apresentação em Paris, com um figurino dele.


Vestido de Elis Regina de Dener Pamplona
Vestido de Elis Regina, criado por Dener Pamplona estilista

  • Vestidos de noiva do Dener Pamplona 
Por falar em Elis além de criar as roupas para os shows da cantora ele foi padrinho do casamento dela com Ronaldo Boscolis e além de criar seu vestido de noiva. 
 

Dener Pamplona noivas
Vestido e Noiva de Elis Regina, por Dener Pamplona

Além da Elis, em 1974 assinou o vestido de noiva de Glória Trussadi e também fez o look da mãe dela (que nós mostramos mais acima), Dener viria a falecer anos após este casamento, logo acreditamos que o figurino dela tenha sido um de seus últimos vestidos de noiva de destaque


Dener Pamplona vestido de noiva
Dener Pamplona e Gloria Trussadi, vestido de noiva

Abaixo a cliente Lucia Vão Costa também teve seu vestido de debutante e noiva assinado pelo estilista, há alguns anos um livro biográfico sobre ele foi lançado e ela deu uma entrevista mencionando a importância do costureiro na moda


Dener Pamplona vestido de noiva
Vestido de noiva de Lucia Vão Costa, senadora e ex-cliente de Denner Pamplona


  • Maria Estela Esplendore 
Dener se casou duas vezes em seu primeiro matrimônio com uma de suas modelos (que eram chamadas de manequins na época) fez o vestido da sua própria noiva em seda pura e tulê francês.


Dener Pamplona noiva
Maria Stela Splendore, vestido de noiva casamento Dener Pamplona


Com ela teve dois filhos Frederico Augusto que faleceu nos anos 90, a filha deste por sua vez foi mãe aos 18 anos, ou seja se Dener estivesse vivo seria bisa. A filha caçula do estilista Maria Leolpoldina  vive atualmente com a mãe e os filhos em uma comunidade Hari Kristima. 


vestido de noiva dener
Maria Stela Splendore, vestido de noiva casamento Dener Pamplona


Nos anos setenta casou-se novamente com Vera Helena Camargo porém o casamento acabou no ano seguinte, em 1976 fecha seu ateliê porém continua atendendo algumas clientes em casa, a década de setenta foi marcada pelo fim dos tempos áureos da costura. 

Ele faleceu em 1978, aos 41 anos devido a complicações de cirrose hepática, dizem que ele tinha problemas com álcool, mas sua mãe sempre afirmou que ele morreu devido a hepatite


Vestidos de noivas de Dener Pamplona
Vestidos de noivas de Dener Pamplona

O que muitas pessoas não sabem é que a primeira marca de roupa brasileira foi criada por ele  que transformou seu nome em uma grife o que não era comum para época, hoje o nome pertence a filha dele Maria Leopoldina que também é dona de parte do legado artístico do estilista, ela já organizou dois leilões onde vendeu alguns croquis originais de seu pai.


Dener Pamplona estilista
Dener Pamplona de Abreu, estilista


Leia também

Esta publicação é uma homenagem não apenas ao Dener Pamplona mas as pessoas mencionadas aqui e a todas as outras que passaram por sua carreira. 

A nossa intenção era mostrar looks que tivéssemos certeza ser de sua autoria, há muito pouco sobre ele e seu trabalho na internet é como se seu nome tivesse se perdido no tempo infelizmente. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente