Elvis Presley: Roupas de Show

Essa semana completou quarenta anos da morte de Elvis Presley, seus figurinos representavam sua personalidade veja as roupas de show e curiosidades sobre o Rei do Rock.  

#Homenagem


Quarenta anos sem Elvis
Quarenta anos sem Elvis 


Elvis Aaron Presley (1935-1977) nasceu em Tupelo (Mississipi) no interior dos EUA, ele tinha um irmão gêmeo que faleceu no parto. 

Começou a cantar com incentivo de sua mãe (a primeira música que gravou era para ela) e como todos sabem deu inicio a um estilo musical, dizem que ele começou a ter problemas de saúde depois que ela faleceu. 




Em 2012 a exposição Elvis Experience, sobre o rei do Rock desembarcou em São Paulo, nesta objetos pessoais, roupas e jóias expostos descreviam o estilo de Elvis. 




Analisando as peças e fotos da exposição (sim nós estivemos lá na época o blog não existia), a sensação que passa é que ele tinha uma personalidade excêntrica e chamativa. 


Elvis presley em show e roupa no manequim


Os famosos Jumpsuit ou macacões usados em seus shows descrevem sua personalidade, não eram apenas roupas para eventos. Estes possuem pedras preciosas bordadas, muitos detalhes e alguns figurinos pesam até 20 kg, como o modelo abaixo da águia. 

Este por sua vez foi usado no famoso show do Havaí, e a capa (da foto abaixo) foi jogada ao público pelo cantor. A pessoa que pegou esta cedeu a mesma para o museu de Graceland.  


Elvis Presley capa Aguia
Elvis Presley capa Águia

Todo o acervo do cantor está exposto em sua antiga residência  localizada na cidade de Memphis. 

Após atingir o sucesso Elvis comprou a casa para morar com os pais, ele faleceu neste lugar e está sepultado lá também.


Elvis Jumpsuit Aguia
Elvis Jumpsuit Águia 


Curiosidade após sua morte a principio o rei foi enterrado no cemitério da cidade, porém seu corpo quase foi sequestrado, os responsáveis queriam pedir resgate por este. 

Devido ao ocorrido a família optou por sepulta-lo em sua casa, seus pais também estão enterrados lá. 


Elvis Presley Jumpsuit
Elvis Presley Jumpsuit 

Ele era uma pessoa desprendida de bens materiais, durante os seus shows tinha o costume de jogar para os fãs suas jóias e também  gastou boa parte do dinheiro que ganhou ajudando amigos e pessoas próximas.

Os Jumpsuits marcarão a fase anos setenta do cantor, o modelito abaixo foi usado no ano de 1968 usado em um programa de TV no natal, ele cantou uma música em homenagem ao Martin Luther King que havia falecido (ele foi assassinado), dois meses antes a canção If I can Dream tem haver com as idéias de Luther King. 


Elvis Presley look I have a Dream
Elvis Presley look I have a Dream 


Após a morte do rei em 1977 sua ex-mulher Priscila Presley passou a cuidar de sua imagem e de Graceland, ela administra tudo que envolve o nome do cantor até hoje.  Anteriormente nós fizemos um post sobre os penteados da Priscilla aqui. 

As capas em seus macacões estão relacionadas ao figurino do Super Man, Elvis era apaixonado por cinema, dizem que na noite de sua morte ele queria ir ao cinema da cidade porém não havia projetista (o funcionário que roda o filme) disponível, para ele assistir um filme era necessário uma sessão particular. 


Elvis Presley capa e macacão
Elvis Presley capa e macacão


Fatos interessantes
  • Graceland é a segunda casa aberta ao público, mais visitada dos EUA ficando atrás apenas da Casa Branca, muitos ambientes estão do jeito que Elvis deixou, estar lá nada mais é que voltar aos anos setenta. 
  • Ele foi a primeira pessoa a ter um telefone portátil (o tão popular celular) e também a ter uma câmera de vídeo caseira, a Panasonic desenvolveu um modelo especialmente para o rei do rock registrar sua vida, anos mais tarde este produto chegaria ao mercado. 
  • Há alguns anos o Circo de Solei fez um show em homenagem ao cantor, com a intenção de apresentar seu trabalho para as novas gerações, neste as músicas dele ganharam arranjos novos. 
  • A cada cinco anos um evento em homenagem a memória de Elvis é realizado por sua ex-mulher Priscilla Presley. 

LEIA TAMBÉM: 


Elvis Presley em Show
Elvis Presley em Show 


Terminamos este post com a imagem de um jornal da época, presente na exposição que mencionamos, o jornalista errou feio nessa matéria, mal sabia ele que a morte de Elvis, o tornaria um mito que persiste há quarenta anos. 


Quarenta anos da morte de Elvis Presley
Jornal sobre a morte de Elvis Presley 

Comentários

  1. Amei a matéria , perfeita a colocação sobre a falha do jornal !

    ResponderExcluir
  2. muito boa a matéria, só as fotos das roupas da exposição não as mesmas com as fotos do Elvis com a roupa ao lado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente