Graceland: Mansão do Elvis Presley

E hoje é dia de celebrarmos Elvis Presley, se estivesse vivo ele completaria 86 anos.  

Venha conhecer Graceland a casa do rei do Rock que hoje é um museu e está do jeito que ele deixou e entender um pouco mais sobre sua personalidade.  


elvis presley na sala de sua casa tocando guitarra

  • Quem foi Elvis Presley ?

Se por acaso você não o conhece sem problemas, estamos aqui para apresenta-lo. Elvis Aaron Presley, era o único filho do casal Vernon e Gladys, na verdade ele tinha um irmão gêmeo que faleceu no parto.

Nascido em Tupello no Mississipi sua primeira casa foi uma cabana (em Graceland existe uma réplica desta cabana na parte exterior), em 1948 a família se mudou para a cidade de Memphis onde a mansão está localizada. O carro que levou os Presley até este destino ainda existe e está exposto em Tupello.


Ele começou sua carreira cantando na igreja, e um dia decidiu gravar um disco para sua mãe este foi o passo inicial, para seu sucesso. O Rock surgiu nos anos 50 e Elvis foi um dos primeiros roqueiros. 

  • Graceland: Casa do Elvis

Então logo no início de sua carreira, em 1957 ele resolve comprar uma casa para morar com os pais. E aí que surge Graceland, a mansão já existia e o nome também, pois a filha do antigo proprietário se chamava Grace. 

No caso a residência não é tão grande comparada as casas dos demais artistas e detalhe quando a família Presley se mudou, esta ficava longe da cidade, mas com o passar dos anos Memphis cresceu e hoje Graceland tem alguns vizinhos. 

O imóvel foi comprado por quarenta mil dólares e decorado pela mãe do cantor que morreria no ano seguinte. 

E um portão customizado foi instalado na propriedade o muro de tijolos também fez parte da reforma feita pelo cantor após a mudança.
 

Elvis no portão de Graceland ao lado foto atual



  • Quarto Roxo

Detalhe que na casa tem um quarto (no andar debaixo), com tons de roxo e dizem que esta cor foi escolhida pela Gladys (mãe do Elvis), logo a mesma permanece na decoração do ambiente até hoje. 


quarto decorado por gladys presley


O segundo andar da casa não é aberto ao público, neste consta o quarto onde o Elvis faleceu, o de sua filha Lisa Marie e um escritório. 

O cantor também tinha um carro roxo, na verdade a cor original deste era branco e dizem que o rei espremeu uvas sobre a lataria do veículo para mostrar, para o vendedor a cor exata que queria, logo este foi pintado de roxo. 


Elvis presley carro roxo


Após a morte de Gladys, o pai do cantor se casou novamente com Dee Stanley e desentendimentos entre o Elvis e a madrasta aconteceram pelo fato dela ter mudado a decoração da casa, feita pela mãe dele.

  • Cozinha com carpete

Elvis também era o rei das excentricidades e é obvio que este fato teria que ser visto em sua residência, sim pessoal a cozinha tem carpete e uma TV ao fundo, também pela foto é possível ver que as paredes são feitas de madeiras, não encontrei o real motivo do carpete.

Porém uma hipótese seria que este ambiente foi transformado em uma cozinha e não projetado para ser uma.


cozinha com carpete em graceland


Após a compra da casa Elvis teria gastou quinhentos mil dólares para reforma-la, uma piscina e quadra foram construídas, além do ambiente da sala Jungle room.

Elvis tinha um cozinheiro e era fã de comida Sulista americana, que não poderia faltar na casa, sua sobremesa favorita era bolo de chocolate (o de sua mãe), e era terminantemente proibido peixe dentro de Graceland, pois o cantor não gostava do cheiro, deste ao ser fritado.

Aparentemente Graceland foi construída pelo antigo proprietário como uma casa de campo (haviam baias na propriedade quando os Presley chegaram).

  • Jungle room

Em certo momento o Rei do rock, decidiu fazer um "puxadinho" em sua casa, o ambiente deu origem a sala inicialmente batizada de Jardim do Edén pelo cantor, li que inicialmente havia uma cachoeira (não sei se de verdade ou apenas de enfeite) no ambiente e que era neste lugar que o Elvis gostava de ficar com a família e receber pessoas.


sala com decoração de selva


Alguns anos antes de sua morte ele decidiu transformar este ambiente em um estúdio de gravação, seus dois últimos discos foram gravados nesta sala.

A Lisa Marie (sua única filha) é cantora e já chegou a se apresentar neste ambiente, ela morou na casa até 1972 quando os pais se separaram e Lisa se mudou com a mãe para Califórnia. 


sala preferida do cantor elvis

  • Sala de Televisão

Vale lembrar que a televisão surgiu nos anos cinquenta, na época haviam apenas três canais, logo Elvis tinha uma sala com três aparelhos de TV um do lado do outro, onde ele assistia todos ao mesmo tempo. 


sala com três tvs

  • Sala de Jantar 

A mais bela mesa de jantar já preservada está em Graceland, em entrevista a Priscila Presley comentou que as datas de Ação de Graça e Natal eram seus eventos preferidos na casa. O aparelho de jantar é o mesmo usado pelo cantor.


casa do elvis mesa de jantar


  • Sala de Visitas 

Quando que imaginaríamos que em pleno anos cinquenta, um mega sofá já estaria na moda da época. Sim, encontramos imagens do rei do rock, ainda novinho, neste sofá. 

A idéia deste partiu do próprio cantor para que todos pudessem estar juntos. E este seria o lugar onde ele teria sido velado, próximo aos vitrais da sala. 


Sala atualmente e nos anos 50

  • Sala de Música

Nesta há um piano e dizem que Elvis gostava de se reunir neste lugar, para cantar entre um grupo de amigos. 

Sala de música elvis presley


Ele realmente gostava de ser o líder da turma e estar sempre cercado de gente, seu grupo de amigo ganharam o apelido de A máfia de Memphis, semelhantes aos Parças (do Neymar).

A imagem acima provavelmente foi colorida no photoshop (nos anos cinquenta as imagens eram em PB), logo a diferença das cores deve-se a isso.

  • Área da Piscina 

Inicialmente Graceland, não tinha piscina e na reforma que o rei do rock, fez na casa, ele construiu uma (em um formato que lembraria um rim), além de uma quadra de jogos.




E atualmente a piscina ainda existe, ela fica atrás do memorial (espaço onde o cantor e familiares estão enterrados), a seguir uma imagem da família neste local. 

Elvis, Priscila e Lisa na piscina de Graceland


LEIA TAMBÉM: 
Elvis viveu ao todo vinte anos (1957- 1977) em Graceland, faleceu na residência em 16 de agosto de 1977, o rei foi encontrado desacordado no banheiro de seu quarto, dizem que este está do jeito que ele deixou porém apenas pessoas da família podem entrar neste ambiente.

A causa da morte foi uma parada cardíaca causada por overdose de remédios, aparentemente ele desenvolveu dependência durante o período em que serviu na guerra, outros dizem que a morte da mãe (Elvis estava no exército quando ela faleceu) o fez se afundar em remédios.

E não foi apenas ele outras celebridades da época tiveram problemas com vício em medicamentos para dormir como a Marilyn Monroe e a Judy Garland. O filme O Vale das Bonecas (1969), retrata a presença deste mal em Hollywood. 

O velório também aconteceu em sua casa (antigamente isso era um costume), a principio ele foi sepultado no cemitério da cidade, porém alguém tentou sequestrar o corpo, logo após o ocorrido o cantor foi exumado e sepultado no jardim de Graceland, seu pais, sua avó também foram enterrados ao seu lado. 

Elvis foi encontrado desacordado ele tinha 42 anos e faleceu devido há uma parada cardíaca sua filha Lisa Marie, faleceu aos 54 anos e também foi encontrada em sua casa (no caso em Los Angeles), em 12 de janeiro deste ano, na mesma semana em que seu pai completaria 88 anos (o aniversário do rei do Rock é em 8 de janeiro) ela também teve uma parada cardíaca. 

Curiosamente há dois anos atrás saiu uma matéria dizendo que Lisa, tinha vontade de voltar a morar em Graceland, ela será sepultada lá, seu filho Beijamin que faleceu em 2020, também está enterrado neste lugar. 


Elvis Preley  e família tumulos

  • Graceland Museu e atualmente

Em 1982 Graceland foi aberto ao público, em formato de museu, em 1995, ou seja, treze anos após a sua inauguração, havia uma estimativa de 700.000 mil visitas por ano.

O lugar encontra-se em funcionamento até os dias de hoje, sendo a segunda casa mais visitada dos EUA (perde apenas para a Casa Branca).

Na parte do jardim está o avião particular do cantor, uma réplica da casa onde ele nasceu (em Tupelo), tem um espaço dedicado a infância da Lisa Marie, um escritório da época (que ficava na parte externa, havia um outro no segundo andar da casa).

Também há um restaurante o Vernon Smokehouse, com comida típica do Sul dos EUA, inclusive os pratos preferidos do rei estão lá. Uma sorveteria chamada Minnie (em homenagem a avó do cantor), uma lanchonete batizada de Gladys, um café chamado Rock n´rool e um bar o The Jungle. Estes estabelecimentos provavelmente foram construídos para o museu (site oficial)

 A cada cinco anos um evento em memória do cantor é realizado por sua ex-mulher Priscila Presley. 


Siga Graceland:

Site oficial: www.graceland.com

Instagram: @visitgraceland

Facebook: elvispresleygraceland


Referencias: 

- Folha de S.Paulo - Graceland camufla a tragédia do cantor - 9/11/1995 

Atualizado em 15/01/2023

Comentários

Novidades:

Siga a gente