Clodovil Hernandes - Biografia

Há alguns dias um livro sobre a vida do estilista Clodovil Hernandes foi lançado, hoje falaremos sobre a trajetória dele e sua biografia no mundo fashion que está entrelaçada a história da moda brasileira. 



Clodovil e modelos anos 70
Clodovil e modelos anos 70 

Clodovil Hernandes (1937 - 2009) ficou conhecido pelo grande público devido as polêmicas em que se envolveu e seu trabalho como apresentador, porém muitas pessoas desconhecem sua carreira como estilista, este post é focado nessa parte de sua vida. 

Nascido no interior de São Paulo (em Elisário), foi adotado por um casal de espanhóis Isabel e  Domingos Hernandes, anos mais tarde seu pai abriu uma loja de tecidos, foi nesse ambiente que o interesse dele por moda começou. 



Clodovil e a atriz Marisa Woodward
Clodovil e a atriz Marisa Woodward


Trabalhou  como professor de desenho em uma escola e incentivado por um amigo começou a desenhar vestidos, em certa ocasião conseguiu vender seus croquis para uma loja em São Paulo. 

Em 1960 ganhou o prêmio Agulha de Ouro um importante passo para sua carreira, três anos depois tinha seu próprio Atelie, na Oscar Freire um dos pontos mais caros de São Paulo, onde ele realizava desfiles particulares para suas clientes. 



Vitrine Clodovil Atelie
Vitrine Clodovil Atelie na Oscar Freire


Vestiu a Miss Brasil de 1974, Sandra Guimarães naquela época havia uma grande repercussão e público interessado nesse concurso. 


Miss Brasil anos 70
Miss Brasil anos 70 


Em 1968 assinou o vestido da Nice primeira esposa do cantor Roberto Carlos, no caso ela já havia sido casada anteriormente. 



Roberto Carlos e Nice casamento
Roberto Carlos e Nice casamento 


Não só ele mas o Denner Pamplona também vestia essa classe social, uma rixa existia entre os dois e essa foi inspiração para a novela Tititi (1985) um remake sobre essa trama foi feito em 2010. 

Os protagonistas Jacque le Clair e Vitor Valentin são inspirados nos dois estilistas e seus desentendimentos  além deles o Ronaldo Esper também fez parte não só das rixas, mas da moda brasileira os três foram os primeiros estilistas nacionais a se destacarem em uma época em que a moda internacional predominava como referência. 


Ronaldo Esper,Clodovil e Dener Pamplona
Da esquerda p/ direita Ronaldo Esper, Clodovil e Dener Pamplona


Sua primeira aparição na TV foi em um programa de entretenimento 8 ou 800 onde ele ganhou um Quiz (espécie de jogo de perguntas e respostas) sobre uma novela da época Dona Beija. 

E apenas nos anos 80 que ele começou a trabalhar na Televisão inicialmente na rede Globo, o que poucas pessoas sabem é que ele também trabalhou em rádio (na Jovem Pan em 1960) sempre falando sobre moda. 

  • Costureiros e Manequins

Abaixo temos a Elke Maravilha que foi manequim (na época o termo modelo não era usado ainda) e desfilou para o Clodovil que era chamado de costureiro a palavra estilista ou designer de moda também não eram usadas.

Quando Clodovil, Dener Pamplona de Abreu e Ronaldo Esper começaram não havia faculdade de moda e as roupas eram compradas e encomendadas em atelies as peças eram feitas sob medida, isso explica o uso da palavra costureiro. 



Elke Maravilha jovem e Clodovil
Elke Maravilha jovem e Clodovil 


Clodovil passou por quase todas as emissoras CNT, Rede TV, Band, depois de virar apresentador seu trabalho como estilista ficou em segundo plano, devido a isso os nascidos nos anos 80 e 90 o conheceram como apresentador. 

Também assinou figurinos de filme e novelas como Beto Hockfeller (1968) e Lua de Mel e Amendoim nesse trabalho ele foi responsável por varias roupas estilo Hippie e também fez uma participação na trama. 




Clodovil Hernandes coleção 1973
Clodovil Hernandes coleção 1973

Fez o vestido de noiva da personagem Milena (Carolina Ferraz) na novela Por amor 1998. Ainda nos anos 90 assinou o vestido de noiva da Assiria esposa do Pelé. 




Casamento Pelé e Assiria anos 90
Casamento Pelé e Assiria anos 90
Em 2006 foi eleito com 43 mil fotos a deputado federal, anos antes havia abandonado a TV depois de várias polêmicas na Rede TV, o programa dele nessa emissora A Casa é sua era muito bom, focado em conteúdo, com um cenário bem elaborado (decorado pelo próprio Clodovil). 

Na época a emissora começava a obter sucesso com o Pânico na TV (que este ano chegará ao fim) alias uma das brigas dele foi com o  elenco do programa por conta de um brincadeira. 



Clodovil em A casa é sua
Clodovil em A casa é sua 

É possível afirmar que ele teve sucesso em tudo que fez, mesmo na politica que não era sua área de atuação a principio ele conseguiu um grande número de votos. 


  • Morte e mistérios

Em entrevistas o estilista Ronaldo Esper afirmou que a morte do Clodovil não foi algo acidental e que havia interesses políticos envolvidos. 

O que foi noticiado na época é que ele passou mal em seu apartamento em Brasilia e foi encontrado desacordado, um derrame teria sido o motivo do óbito. 



Biografia Clodovil Hernandes
Biografia Clodovil Hernandes


Algum tempo depois o Fantástico e o Gugu também fizeram matérias sobre uma passagem secreta que estava sendo construída na residencia de Ubatuba do estilista, com a intenção de protege-lo de algo relacionado a inimigos políticos. 

Até onde isso é verdade ou mito não temos como saber, o livro biográfico Tons de Clô (editora Record) , foi lançado a pouco tempo se você se interessou pela trajetória dele fica a dica. 

Comentários

Siga a gente