Figurino: Um só coração

O assunto do dia são os personagens históricos da Minissérie Um Só Coração (2004) veja os looks de Santos Dummont, os modernistas Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e da fictícia Maria Luisa (Letícia Sabatella). 


Um só coração modernistas

  • Santos Dummont 
Na minissérie é retratada a enorme admiração de Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) por ele que é correspondida, em alguns sites lemos que ele chegou a corteja-la e até pedir sua mãe em casamento.

 A trama não mostra essa fase da protagonista, no começo Yolanda (Ana Paula Arósio) está com 20 anos prestes a se casar, e eles são amigos apenas. 

O Sr. Alberto foi responsável por popularizar o relógio de pulso, este não foi inventado por ele porém virou tendência no Brasil, devido ao pai da aviação. 


Santos Dummont

A morte dele também é mencionada de forma leve sem muitas informações, ele cometeu suicídio ao que tudo indica devido a uma depressão o fato de sua criação ter sido usada na Guerra, o deixou frustrado. 

O ator Cassio Scapin (eterno Nino do Castelo Ra tim bum) deu vida ao personagem em uma de suas melhores atuações na TV. Abaixo um retrato do verdadeiro Santos Dummont, eles realmente são parecidos. 


Alberto Santos Dummont foto
Alberto Santos Dummont 

  • Tarsila do Amaral 
Na trama conhecemos a talentosíssima pintora que acaba de chegar de uma viagem internacional e seu romance com o Oswald de Andrade além dos seus problemas familiares ela perdeu uma neta em um acidente, isso tudo é retratado, além da traição de sua amiga Pagu (Miriam Freeland). 


Tarsila e Oswald um só coração
Tarsila (Eliane Giardini) e Oswald 


Fato curioso é que tanto Tarsila quanto Santos Dummont estão sepultados no Cemitério da Consolação em São Paulo. 


modernistas um só coração
Tarsila do Amaral em Um só coração


Várias personalidades históricas e pessoas de famílias tradicionais como os Matarazzos estão neste lugar, existe até um tour no cemitério para você conhecer as lápides e histórias das pessoas que lá descasam. Dizem que o valor de um jazigo neste cemitério é equivalente ao preço de um apartamento nessa mesma região. 


Tarsila do amaral figurino
Tarsila do Amaral figurino


A atriz Eliane Giardine está no ar em O outro lado do Paraíso e todo mundo conhece como a eterna Nazira de O Clone (2002), aliás Tarsila foi o seu primeiro trabalhos após o sucesso da novela,  a caracterização dela ficou ótica, veja a seguir a foto real da pintora. 




  • Anita Malfatti
Assim como Tarsila, Anita também era pintora porém as duas apesar de serem amigas tinham estilos e personalidades bem diferentes. 

A Anita foi retratada na minissérie como uma pessoa muito melancólica, reparem que o olhar triste da foto original (em Pb) é o mesmo da personagem. E ela tinha uma paixão platônica pelo Mario de Andrade, seu melhor amigo.

A amizade dos modernistas e o distanciamento do Oswald de Andrade (que na trama foi apresentado como o líder deles) do grupo também é retratada. 


Cena de Um só coração
Anitta Malfatti Um só coração


  • Maria Luisa (Leticia Sabatella) 
Maria Luisa Sousa Borba  é uma personagem fictícia que causa (no inicio da trama) um contraste com a Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio), ambas são de famílias ricas cafeeiras, porém enquanto a protagonista frequenta a sociedade, tem amigos, ama artes e cinema que era a novidade da época.

 A Maria Luisa (Leticia Sabatella) só sai de casa para ir a igreja, logo se apaixona pelo pintor desse lugar , Maddiano Matei (Angelo Paes Leme). 


Cena de Um só coração
Cena de Um só coração

A imagem acima é da cena em que ela tenta fazer um penteado do momento porém o pai dela a repreende, apenas por ter soltado o cabelo. Detalhe  a moda na época era cabelos curtos (como mostramos no post sobre a Yolanda Penteado). 

  • Look - Casamento Yolanda
Nessa cena ela vai a modista para fazer uma roupa, para o casamento da Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) e ela  sonhava com um vestido moderno e a estilista diz que não foi isso que o pai dela encomendou. 


figurinos um só coração
Maria Luisa (Leticia Sabatella)

Assistindo a cena do casamento é possível ver como o vestido dela destoa das outras convidadas, algo fora de época, muito infantil até para a idade dela, a história retrata o ano de 1922 possivelmente. Durante a festa ela é cortejada pelo Jaime, irmão da Yolanda o que não é bem visto pelo pai dela. 


Maria Luisa e Jaime Penteado
Maria Luisa figurino

Por mais que os anos passem  sempre vemos a Maria Luisa com os mesmos looks é como se ela usasse as roupas da falecida mãe, algo bem antigo, ela não evolui, não cresce como pessoa. 


Um só coração figurinos


O look da cena acima é de quando ela conhece o Samir a irmã dela Maria Laura ainda era criança e o da cena abaixo é do noivado dos dois os irmãos caçulas já cresceram, ou seja muitos anos se passaram e nada mudou em seu estilo.


Um só coração cena


O vestido de noiva dela é maravilhoso, ela casa  com o Samir que é um personagem que representa a imigração Síria no Brasil. 

Muitos personagens tem uma simbologia referente a história de São Paulo nessa minissérie. Assistindo você entenderá porque há  tantas culturas diferentes na cidade. 



Um só coração casamento
Vestido de noiva cena

Depois do casamento os figurinos dela mudam totalmente, daí em diante vemos a personagem se vestir como uma mulher de acordo com sua época e idade. 


Um só coração Maria Luisa
Maria Luisa cena casamento

Um só coração (2004) como mencionamos anteriormente, retratou vários personagens históricos de extrema importância para as artes e memória de São Paulo. A minissérie foi uma homenagem a cidade que na época completava na época 450 anos. 

Comentários

Siga a gente