segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Yolanda Penteado : Figurino

O assunto do dia é sobre uma personagem real relembre os figurinos da Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) em Um só coração e conheça a história dessa personagem verídica. 

# Túnel do Tempo


Yolanda Penteado figurinos e história
Yolanda Penteado figurinos e história


Em 2004 São Paulo completou 450 anos, a Globo produziu uma minissérie em homenagem ao aniversário da cidade, com muitos personagens reais que fizeram parte da história dessa metrópole.



Yolanda e Martin baile de carnaval
Yolanda e Martin baile de carnaval 


Entre eles a protagonista Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) uma jovem de 20 anos, nascida em uma família tradicional paulistana, apaixonada por artes, uma mulher com idéias modernas (parecidas com as da Celina de Tempo de Amar). 



Anos 20 Um só coração, Yolanda
Anos 20 Um só coração, Yolanda 


Na montagem abaixo temos a verdadeira Yolanda e a atriz Ana Paula Arósio com um look igual, nós não conseguimos uma imagem melhor mas esse look usado na novela era Maravilhoso! A protagonista se dividia entre sua vida na cidade e no campo na fazenda da família. 


Yolanda Penteado real e Ana Paula Arósio
Yolanda Penteado real e Ana Paula Arósio 


O figurino abaixo é das cenas da Semana de Arte Moderna, onde Tarsila do Amaral, Oswald e Mario de Andrade e outros artistas tiveram suas histórias retratadas. 



Semana de Arte Moderna Yolanda figurino
Semana de Arte Moderna Yolanda figurino


Santos Dummont (Cassio Scapin) também aparece na Minissérie dizem que ele era apaixonado por Yolanda (Ana Paula Arósio) e que eles viveram um breve romance.


Yolanda Penteado anos 20
Yolanda Penteado anos 20 

Assis Chateaubriand fundador do MASP (Museus de SP) deu a ela o apelido de Caipirinha do Leme, devido a paixão da jovem pela fazenda Empereo, lugar onde nasceu e após sua morte (nos anos 80) suas cinzas foram jogadas.

Ela faleceu com mais de 90 e morou seus últimos anos de vida em um apartamento no Higienópolis bairro nobre de SP. 



A verdadeira Yolanda Penteado
A verdadeira Yolanda Penteado 

No inicio da história Yolanda era uma princesinha do café sua família tinha fazendas nesse ramo quando a crise de 29 aconteceu e afetou os negócios dos Penteados ela toma a frente da situação e começa a plantar algodão e algum anos depois investe em sericultura (cultivo de bicho da seda), tudo isso ocorre na fazenda Empereo. O look abaixo corresponde a uma dessas cenas. 




Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio)
Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) 

O look da cena abaixo é muito interessante ele nos lembra uma roupa de amazonas, que são as mulheres praticantes de hipismo, na cena em questão a personagem participava de uma espécie de caçada, competição. E temos também a foto da verdadeira Yolanda com um look da época. 



Yolanda penteado na fazenda
Yolanda Penteado em Um Só coração e vida real
  • Vestido de Noiva 

O vestido de noiva abaixo é do primeiro casamento dela em 1921  com o Fernão ele é um personagem fictício, primo de Yolanda que a trai com sua melhor amiga, o enlace foi por conveniência e contra a vontade da protagonista essa parte da história é ficção. Seu primeiro marido era realmente seu primo, eles ficaram casados por 13 anos. 



Um só coração Yolanda casamento
Um só coração Yolanda casamento

Na trama é mencionado que a irmã de dela teria comprado o vestido de noiva da protagonista na França em uma viagem, infelizmente não temos fotos da verdadeira Yolanda de noiva. 

A cena abaixo é ótima bem na hora do sim, ela começa a sonhar acordada e lembrar do Martin (Erik Marmo) e todo mundo inclusive o noivo e o padre ficam parados esperando Yolanda voltar a realidade. 




Martin e Yolanda Um só coração
Yolanda Penteado vestido de noiva 

A imagem abaixo é da cena em que o fotografo registra a família Penteado vejam a cara de contrariada da Yolanda (Ana Paula Arósio), fato curioso os funcionários também participam da foto, onde é possível ver um pouco mais dos figurinos dessa cena e os looks da época 1921. 


Casamento Yolanda Penteado
Casamento Yolanda Penteado 


O fato dela ter se separado em uma época em que o divórcio não existia (nos anos 40) e a sociedade não via com bons olhos uma mulher sem marido isso é real e retratado na minissérie.

Casou-se pela segunda vez  com o empresário Ciccillo Matarazzo (Edson Celulari), para quem não sabe os Matarazzos chegaram a empregar 5% da população de São Paulo (da cidade inteira) em suas fábricas no inicio do século XX.

 Assim como Yolanda, Ciccilo era apaixonado por arte juntos ajudaram na fundação do MAM (Museu de Arte Moderna) e organizaram a primeira Bienal de São Paulo. 



Yolanda Penteado vestidos
Yolanda Penteado vestidos 

A Celina (Barbara França) de Tempo de Amar nos lembrou muito a Yolanda no jeito de ser e também pelo amor por artes e figurinos maravilhosos, foi um  motivo que nos levou a fazer este post. 

 Aliás o Erik Marmo ator que está no elenco dessa novela foi o mocinho de Um só coração, também com um personagem chamado Martin. 



Martin e Yolanda Um só coração
Martin e Yolanda Um só coração 

Fato importante é que a tia de Yolanda (Ana Paula Arósio)  dona Olivia Guedes Penteados foi uma das mulheres a favor do voto feminino, na década de 20, porém o direito ao voto feminino só foi aprovada nos anos 30. 

 O figurino da imagem abaixo é de um baile de carnaval, era algo muito comum antigamente e ela é uma socialite logo frequenta muitas festas e também viaja muito. 


Figurinos de Um só coração
Figurino baile carnaval, de Um só coração 

Foi um dos melhores trabalhos da Ana Paula Arósio que está afastada da TV há anos, falaremos dela futuramente por aqui. 

Não apenas os figurinos mas as jóias  usadas pela protagonista também são maravilhosas, há algum tempo atrás o canal VIVA (TV a cabo) reprisou a minissérie.



Yolanda tiaras em Um só coração
Yolanda tiaras em Um só coração 

A imagem abaixo foi usada no CD com a trilha sonora da minissérie, na época ainda era comum novelas e outros trabalhos da emissora serem lançados em CD, as tiaras eram a marca registrada da protagonista. 



Yolanda Penteado Um só coração
Yolanda Penteado Um só coração 


Leia também: 


 Através de sua trajetória com figurinos deslumbrantes do inicio da década de 20 até os anos 50, conhecemos a história da cidade.

 Um Só Coração foi uma das produções mais bonitas no quesito figurino e roteiro, mas como naquela época a internet ainda estava começando poucas imagens estão disponíveis na rede, fizemos o possível para montar este post.



Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) final um só coração
Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) final um só coração 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.