Figurino: Yolanda | Um só coração

O assunto do dia é sobre uma personagem real relembre os figurinos da Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) em Um só coração e conheça a história dessa personagem verídica. 


Yolanda Penteado figurinos e história
Yolanda Penteado figurinos e história


  • Sinopse Um só Coração 

Em 2004 São Paulo completou 450 anos, logo a Globo produziu uma minissérie em homenagem ao aniversário da cidade, com muitos personagens reais que fizeram parte da história dessa metrópole.


Yolanda e Martin baile de carnaval
Yolanda e Martin baile de carnaval 


Entre eles a protagonista Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) uma jovem de 20 anos, nascida em uma família tradicional paulistana, apaixonada por artes, uma mulher com idéias modernas (parecidas com as da Celina de Tempo de Amar). 


Anos 20 Um só coração, Yolanda
Anos 20 Um só coração, Yolanda 


O look abaixo é do primeiro capítulo, quando a protagonista conhece Martin, no caso a protagonista se apresentava em uma peça teatral.


Um só coração primeiro capítulo Yolanda

  • Look semana de 1922

O figurino abaixo é das cenas da Semana de Arte Moderna, onde Tarsila do Amaral, Oswald e Mario de Andrade e outros artistas tiveram suas histórias retratadas. Veja o post que fizemos sobre os modernistas (clique aqui)

Não achamos relatos sobra a presença de Yolanda neste evento, como também não há provas que não tenha ido. Detalhe que a Semana ocorreu em 1922, na minissérie Yolanda (Ana Paula Arósio) é apresentada a nós ainda solteira, na vida real ela se casou em 1921, aos 18 anos. 


Semana de Arte Moderna Yolanda figurino
Semana de Arte Moderna Yolanda figurino


Santos Dummont (Cassio Scapin) também aparece na Minissérie dizem que ele era apaixonado por Yolanda (Ana Paula Arósio) e chegou a pedi-la em casamento.

  • Vestido de Noiva 
O vestido de noiva abaixo é do primeiro casamento dela em 1921  com o Fernão (Herson Capri) ele é um personagem fictício, primo de Yolanda que a trai com sua melhor amiga, o enlace foi por conveniência e contra a vontade da protagonista essa parte da história é ficção. 

Seu primeiro marido Jaime da Silva Telles era realmente seu primo distante, eles ficaram casados por 13 anos. 

Yolanda estava namorando um outro rapaz quando reencontrou Jaime e resolveu casar com ele. Na trama após achar ter sido abandonada por Martin (Eric Marmo), ela decide se casar com Fernão (Herson Capri). 


Yolanda Penteado noiva na vida real e na minissérie


Na trama é mencionado que sua irmã Guiomarita teria comprado o vestido de noiva da protagonista na França em uma viagem (fato verídico).

A cena abaixo é ótima bem na hora do sim, ela começa a sonhar acordada e lembrar do Martin (Erik Marmo) e todo mundo inclusive o noivo e o padre ficam parados esperando Yolanda voltar a realidade. 

A imagem abaixo é da cena em que o fotografo registra a família Penteado vejam a cara de contrariada da Yolanda (Ana Paula Arósio), fato curioso os funcionários também participam da foto, onde é possível ver um pouco mais dos figurinos dessa cena e os looks da época 1921. 



Casamento Yolanda Penteado
Casamento Yolanda Penteado 


Assis Chateaubriand fundador do MASP (Museus de SP) deu a ela o apelido de Caipirinha do Leme, devido a paixão da jovem pela fazenda Empereo, lugar onde nasceu e após sua morte (nos anos 80) suas cinzas foram espalhadas.


Yolanda Penteado anos 20
Yolanda Penteado anos 20 


Ela faleceu aos 80 anos (em 1983), nos EUA enquanto fazia um tratamento, as cinzas foram trazidas para o Brasil por um amigo. 


A verdadeira Yolanda Penteado
A verdadeira Yolanda Penteado 

  • Anos 30
No inicio da história a protagonista, era uma princesinha do café sua família tinha fazenda (a Empereo) nesse ramo quando a crise de 29 aconteceu e afetou os negócios dos Penteados ela toma a frente da situação e começa a plantar algodão e algum anos depois investe em sericultura (cultivo de bicho da seda) e algodão. O look abaixo corresponde a uma dessas cenas. 

Na vida real Yolanda e Jaime (seu marido) teriam comprado parte da fazenda de sua mãe dona Guiomar, dos filhos ela seria a que mais teria jeito para administrar a Empereo, o que levou a ser a dona do lugar. 


Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio)
Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) 


Na montagem abaixo temos a verdadeira Yolanda e a atriz Ana Paula Arósio com um look igual, nós não conseguimos uma imagem melhor mas esse look usado na novela era Maravilhoso! 

Após a crise de 29, a protagonista se dividia entre sua vida na cidade e no campo na fazenda da família. Vale lembrar que ela assumiu os negócios da família aos 30 anos. 


Yolanda Penteado real e Ana Paula Arósio
Yolanda Penteado real e Ana Paula Arósio 


O look da cena abaixo é muito interessante ele nos lembra uma roupa de amazonas, que são as mulheres praticantes de hipismo, na cena em questão a personagem participava de uma espécie de caçada, competição. E temos também a foto da verdadeira Yolanda com um look da época. 


Yolanda penteado na fazenda
Yolanda Penteado em Um Só coração e vida real


  • Anos 40: Casamento com Cicillo 


O fato dela ter se desquitado em uma época em que o divórcio não existia (nos anos 40) e a sociedade não via com bons olhos uma mulher sem marido isso é real e retratado na minissérie.

Casou-se pela segunda vez  com o empresário Ciccillo Matarazzo (Edson Celulari) em 1947, para quem não sabe os Matarazzos chegaram a empregar 5% da população de São Paulo (da cidade inteira) em suas fábricas no inicio do século XX.

Abaixo temos a evolução do figurino da Yolanda, na primeira imagem ainda solteira na segunda por volta dos anos 30 e na última anos 40. 


Yolanda Penteado looks em Um só coração


No caso como Yolanda era desquitada, ela não poderia se casar no papel novamente, o casal viajou para o México onde fez um "contrato" assim mesmo ela não tinha oficialmente o sobrenome Matarazzo, porém era mencionado pelas colunas sociais da época com este. 

 Assim como Yolanda, Ciccillo era apaixonado por arte juntos ajudaram na fundação do MAM (Museu de Arte Moderna) e organizaram a primeira Bienal de São Paulo, ela participou também dos bastidores das demais edições (até a quinta), após a separação do casal se desligou deste trabalho. 


Um só coração Cicillo e Yolanda


A Celina (Barbara França) de Tempo de Amar nos lembrou muito a Yolanda no jeito de ser e também pelo amor por artes e figurinos maravilhosos, foi um  motivo que nos levou a fazer este post. 

Vale lembrar que o Erik Marmo ator que está no elenco dessa novela foi o mocinho de Um só coração. 


Martin e Yolanda Um só coração
Martin e Yolanda Um só coração 

Fato importante é que a tia de Yolanda (Ana Paula Arósio)  dona Olivia Guedes Penteados foi uma das mulheres a favor do voto feminino, na década de 20, porém o direito ao voto feminino só foi aprovada nos anos 30. 

 O figurino da imagem abaixo é de um baile de carnaval, era algo muito comum antigamente e ela é uma socialite logo frequenta muitas festas e também viajou muito. 

Yolanda Penteado real e Ana Paula Arósio
Foto real e na novela


Um só coração foi um dos melhores trabalhos da Ana Paula Arósio que está afastada da TV há anos, falaremos dela futuramente por aqui. 

Não apenas os figurinos mas as jóias  usadas pela protagonista também são maravilhosas, há algum tempo atrás o canal VIVA (TV a cabo) reprisou a minissérie. 


Yolanda tiaras em Um só coração
Yolanda tiaras em Um só coração 

A imagem abaixo foi usada no CD com a trilha sonora da minissérie, na época ainda era comum novelas e outros trabalhos da emissora serem lançados em CD, as tiaras eram a marca registrada da protagonista. 


Yolanda Penteado Um só coração
Yolanda Penteado Um só coração 


LEIA TAMBÉM:


Através de sua trajetória com figurinos deslumbrantes do inicio da década de 20 até os anos 50, conhecemos a história da cidade.

Abaixo Yolanda com cinquenta anos, quando anuncia o fim de seu casamento com Cicillo (eles ficaram juntos por 14 anos), na minissérie é retratado que o casal deu uma festa para anunciar a separação, não encontramos relatos sobre este acontecimento. 


Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) final um só coração
Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) final um só coração 


Um Só Coração foi uma das produções mais bonitas no quesito figurino e roteiro, mas na época de seu lançamento (2004), a internet ainda estava começando poucas imagens estão disponíveis na rede, fizemos o possível para montar este post.

Comentários

Novidades:

Siga a gente