Usar chapéu na igreja ?

O tema de hoje é o uso do chapéu por mulheres na igreja católica. Deve-se usar ou é proibido ? É uma regra ou opção? Saiba mais sobre o assunto. 



Chapéu na igreja




  • Mulher de chapéu na igreja católica ?
O chapéu pode ser usado como uma opção para substituir o véu (falamos sobre o uso deste na igreja anteriormente). O uso do chapéu tem o mesmo significado do uso do véu, logo não é errado para as mulheres estarem na igreja de chapéu seja na missa, casamento etc. No Brasil  não há o costume de usar esse acessório de moda geral. 



chapéu na igreja católica
Noiva de chapéu 

  • É obrigatório usar chapéu ou véu ?
A idéia do chapéu ou véu é cobrir a cabeça e não é obrigatório que os cabelos estejam totalmente cobertos. 

Como comentamos no post sobre Véus, esse costume surgiu no código canônico escrito a mais de um século, nos anos 80 este foi editado e nada foi mencionado sobre o fato da mulher cobrir a cabeça na igreja, logo esse costume deixou de ser obrigatório e passou a ser opcional. 

  • De onde surgiu esse costume ?
Nos tempos bíblicos, as mulheres judias costumavam usar véus ou mantilhas no culto público.   
Este costume foi transferido para o Novo Testamento em virtude das cartas de São Paulo, particularmente 1 Coríntios 11: 1-11 , que aborda o tema das coberturas de cabeça para mulheres e homens: 
"Pois, se uma mulher não tem a cabeça coberta, é como se ela estivesse com a cabeça raspada. Mas é vergonhoso para uma mulher ter o cabelo cortado ou a cabeça raspada, então ela deve usar um véu. Um homem, por outro lado, não deve cobrir a cabeça, porque ele é a imagem e a glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem ".

Porque seria vergonhoso ter a cabeça raspada (naquela época) ? Em pesquisas descobrimos que na antiguidade na cidade de Corintios apenas mulheres adulteras ou prostitutas tinham os cabelos raspados. 



véu hebreias



  • Chapéu e igreja Anglicana
Como mencionamos aqui no Brasil não temos o habito de usar chapéu no Reino Unido (a igreja predominante por lá é a Anglicana) as mulheres britânicas adoram usar este adereço como a Kate Middleton no batizado da filha Charlotte (no caso ela está com uma casquete). 



Usar chapéu na igreja proibido
Kate e Charlote, batizado


No casamento da mesma com o William tivemos a mãe da noiva, a rainha Elizabeth e a madrasta do noivo Camila, todas de chapéu na igreja. Aliás este ano é ano de casório na família real e mais uma princesa chegará a família. 



chapéu igreja anglicana
Mãe da Kate, Rainha Elizabeth e Camila Paker


Leia também: 

A idéia deste post é apenas passar informação e comentar o assunto, a publicação que fizemos sobre O uso do véu na igreja católica gerou muitas perguntas e pouco encontramos na internet sobre esse tema.


Artigo Referência:
 http://www.uscatholic.org/articles/201606/hats-church-heady-issue-30674

Comentários

Nossas Redes sociais