Usar chapéu na igreja ?

O tema de hoje é o uso do chapéu por mulheres na igreja católica. Deve-se usar ou é proibido ? É uma regra ou opção? Saiba mais sobre o assunto. 



Chapéu na igreja




  • Mulher de chapéu na igreja católica ?
O chapéu pode ser usado como uma opção para substituir o véu (falamos sobre o uso deste na igreja anteriormente). O uso do chapéu tem o mesmo significado do uso do véu, logo não é errado para as mulheres estarem na igreja de chapéu seja na missa, casamento etc. No Brasil  não há o costume de usar esse acessório de moda geral. 



chapéu na igreja católica
Noiva de chapéu 

  • É obrigatório usar chapéu ou véu ?
A idéia do chapéu ou véu é cobrir a cabeça e não é obrigatório que os cabelos estejam totalmente cobertos. 

Como comentamos no post sobre Véus, esse costume surgiu no código canônico escrito a mais de um século, nos anos 80 este foi editado e nada foi mencionado sobre o fato da mulher cobrir a cabeça na igreja, logo esse costume deixou de ser obrigatório e passou a ser opcional. 

  • De onde surgiu esse costume ?
Nos tempos bíblicos, as mulheres judias costumavam usar véus ou mantilhas no culto público.   
Este costume foi transferido para o Novo Testamento em virtude das cartas de São Paulo, particularmente 1 Coríntios 11: 1-11 , que aborda o tema das coberturas de cabeça para mulheres e homens: 
"Pois, se uma mulher não tem a cabeça coberta, é como se ela estivesse com a cabeça raspada. Mas é vergonhoso para uma mulher ter o cabelo cortado ou a cabeça raspada, então ela deve usar um véu. Um homem, por outro lado, não deve cobrir a cabeça, porque ele é a imagem e a glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem ".

Porque seria vergonhoso ter a cabeça raspada (naquela época) ? Em pesquisas descobrimos que na antiguidade na cidade de Corintios apenas mulheres adulteras ou prostitutas tinham os cabelos raspados. 



véu hebreias



  • Chapéu e igreja Anglicana
Como mencionamos aqui no Brasil não temos o habito de usar chapéu no Reino Unido (a igreja predominante por lá é a Anglicana) as mulheres britânicas adoram usar este adereço como a Kate Middleton no batizado da filha Charlotte (no caso ela está com uma casquete). 



Usar chapéu na igreja proibido
Kate e Charlote, batizado


No casamento da mesma com o William tivemos a mãe da noiva, a rainha Elizabeth e a madrasta do noivo Camila, todas de chapéu na igreja. Aliás este ano é ano de casório na família real e mais uma princesa chegará a família. 



chapéu igreja anglicana
Mãe da Kate, Rainha Elizabeth e Camila Paker


Leia também: 

A idéia deste post é apenas passar informação e comentar o assunto, a publicação que fizemos sobre O uso do véu na igreja católica gerou muitas perguntas e pouco encontramos na internet sobre esse tema.


Artigo Referência:
 http://www.uscatholic.org/articles/201606/hats-church-heady-issue-30674

Comentários

  1. Legal, gostei! Porém a família real britânica não é da Igreja Católica, eles são protestantes da Igreja Anglina, as mulheres tem por costume usar chapéu nos cultos por lá.

    ResponderExcluir
  2. Sou da COGIC (Church of God in Christ), vinda dos Estados Unidos. Uma igreja predominantemente negra, e tem como costume as mulheres usarem chapéus. Aqui no Brasil não tanto, mas lá nos Estados Unidos, 99% das mulheres sempre vão pra igreja usando chapéus combinando com as roupas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Nossas Redes sociais