Casamento judeu - Fábrica Casamento

No post de hoje comentaremos o episódio do Fábrica de Casamento, sobre o casamento judeu do Allan e da Carol, que na verdade representa uma união mista, falaremos um pouco sobre a cerimônia judaica religiosa que não pode ser realizada. 



Casamento Allan e Carol fabrica


Nós não somos especialistas em judaísmo, porém casamentos de culturas diferentes fazem parte das pautas do blog, anteriormente falamos sobre os rituais do casamento judaico por aqui (veja o post).

No episódio que foi ao ar semana passada (tentamos escrever este post antes porém não conseguimos, mil desculpas) conhecemos o casal Allan e Carol, o noivo é judeu porque sua mãe nasceu judia, o pai dele não sabemos se faz parte ou não dessa comunidade isso não ficou claro.


  • Descendência judaica 

Se uma judia casa-se com um não judeu e tem um filho, a criança será judia. Porém se um homem dessa comunidade casa-se com uma moça que não é judia, os filhos não nascem judeus. 

Isso é apenas uma explicação, no caso do casal a moça não tem descendência nenhuma judia, isso ficou claro no programa. Porém existe possibilidade de conversão para o judaísmo.

Ao que tudo indica a família do noivo Allan não é ortodoxa porém o judaísmo está presente na vida dele e é algo que ele quer manter. 


Buffet

Entre os pedidos dos noivos que foram coisas relacionadas a esta cultura (foi o primeiro casal que não inventou nada absurdo), estava comida Kosher na cultura judaica, os pratos feitos de acordo com os preceitos dessa religião levam este nome.  



buffet kosher pratos
Prato Kosher 


Decoração 

A presença de uma árvore também não é nada incomum, realmente em casamentos judeus é comum você encontrar este elemento na decoração do buffet. 

O muro das lamentações, para quem não sabe este encontra-se em Israel e seria o que restou do templo de Herodes, onde os judeus depositam papéis com pedidos. Nas pesquisas que fizemos não encontramos nenhum casamento que tivesse este elemento na decoração, então foi um pedido pessoal deles ao que tudo indica. 


  • O Bolo 

O bolo de chocolate sem leite, isso está relacionado a comida kosher como foi mostrado no programa se houver carne nos pratos principais eles não podem comer nada que tenha leite em um prazo de 6 horas. 

A estrela de Davi, nos bolos que pesquisamos de casamentos dessa religião não encontramos nada semelhante, aparentemente foi um pedido referente ao gosto dos noivos também. 



bolo casamento judaico
Bolo casamento judaico 

  • Vestido da Noiva

O vestido da noiva, seguiu a tradição judaica falamos isso no post que fizemos sobre o assunto, em um casamento judeu a noiva não pode usar decote, nem costas ou braços de fora e até as convidadas precisam ir vestidas na cerimônia religiosa seguindo essas regras, no caso de um casamento judeu ortodoxo por exemplo. 


vestido noiva judia lucas anderi
Noiva casamento Judeu Fabrica de casamentos 

Como a especialidade do estilista Lucas Anderi são vestidos mais românticos com renda francesa, não foi difícil para ele fazer esse vestido.  



fabrica de casamentos 2018 vestidos


No vídeo publicado na internet deste episódio as pessoas deixaram comentários, sobre o decote da mãe do noivo, a cerimônia não foi considerada religiosa, então a mãe do rapaz não estava desrespeitando nada. Elisa, Cris e Beca vestiam looks com os ombros e braços de fora, também.



fabrica de casamentos 2018 


  • O Casamento 

Como foi mostrado no programa a noiva ainda não tinha feito a conversão, ela pode sim se converter ao judaísmo, porém essa processo demora um tempo como o rabino mencionou no episódio. 

Então eles não  tiveram uma cerimônia judaica religiosa, e sim um casamento com alguns ritos dessa cultura: como a presença do Chupá (fala-se Hupa) que representaria a casa de Abrahão, o lar que eles vão cosntruir, o fato da noiva cobrir o rosto e o copo que é quebrado no final, também estão relacionados a tradição. 



véu noiva judia fabrica de casamentos


Como é possível perceber homens e mulheres estão sentados juntos, geralmente em cerimônias religiosas judaicas cada um fica de um lado e também todos os homens presentes precisam usar o kipá (o chapéu), não importa a religião, geralmente na entrada da festa há uma mesa com kipás para os convidados, este representa que o homem está abaixo do criador ou D´us (nós escrevemos assim para não desrespeitar ninguém eles não falam, nem escrevem o nome do criador, como as outras religiões fazem). 

No caso deste casamento vemos alguns convidados sem o kipá, apesar de o Bertolazzi e Lucas estarem usando este. 



Convidados no Fábrica de casamentos
Convidados no Fábrica de casamentos 


No Chupá (o altar) não há padrinhos ou madrinhas, apenas a família fica presente, o rabino que participou do episódio aconselhou a Elisa a deixarem os pais dos noivos sentados.

Outro detalhe após a quebra do copo, os convidados começam a cantar Mazal tova, durante a saída dos noivos, esse fato também é uma tradição da cultura deles.  Essa canção sempre aparece nesse momento. 



casamento judeu maza tov
Saída dos noivos 

A imagem abaixo é da festa, onde os noivos são erguidos em cadeiras atualmente em casamentos judaicos também usa-se uma espécie de prancha (plataforma) para erguer os noivos, ao invés das cadeiras. 





O casamento misto apresentado no programa pode ser a realidade de outros casais também, ou de pessoas que trabalham no mercado de casamentos e precisam de informações sobre essa união. 

Logo nós resolvemos fazer este post, explicando alguns detalhes que não foram aprofundados no episódio, casamentos judaicos sempre são presentes em novelas e filmes porém no caso de uma união mista, pouco vemos na TV. 

Fizemos este post através de inúmeras pesquisas, caso haja alguma informação inconclusiva, deixe um comentário caso assim queira. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente