Titanic Filme: Personagens reais

A personagem Rose (Kate Winslet), sua mãe Ruth (Frances Fisher) e seu noivo Call Rocley (Billy Zane) não existiram, eles são figuras fictícias do filme Titanic (1997) porém boa parte das pessoas que os cercam fizeram parte da alta sociedade de 1912. 

Venha conhecer um pouco sobre a história das personagens reais que sobreviveram ao Titanic e o que aconteceu com elas após o naufrágio. 


Titanic personagens reais Condessa
Condessa de Rothes 

  • Condessa de Rothes (Rochelle Rose)
A condessa de Rothes, é uma das amigas da Ruth (Frances Fisher) , que tratam a Molly Brown (Kate Bates) com indiferença por ela ser uma nova rica (no filme), na vida real ela teve uma participação maior na tragédia do Titanic, ela conseguiu entrar em um dos botes e ajudou os marinheiros a remar para longe do navio, sendo considerada uma heroína dessa história.

condessa de Rothes Titanic
Condessa de Rothes no filme e na vida real ao lado 

Em entrevistas ela relatou que estava em seu camarote, quando a colisão com o Iceberg ocorreu e que foi orientada pelo próprio capitão Smith a voltar para o quarto e colocar o colete salva vidas. Em pesquisas descobrimos que a condessa era descrita como uma mulher muito bonita, o que condiz com a história do cinema, ela foi interpretada pela atriz Rochelle Rose. 

Abaixo os bastidores, da cena de embarque do navio, ela aparece com um cachorro. Fato verídico também ao todo foram 12 cachorros embarcados, apenas 3 sobreviveram. 

Titanic filme personagens reais
Condessa de Rothes em Titanic 

A cena a seguir é quando Rose (Kate Winslet) apresenta o Jack para sua mãe, a condessa e Molly a acompanhavam. 

Molly Brow e Condessa de Rothes

Muito antes do Titanic Lucy Noël Martha Leslie (seu nome verdadeiro da condessa) era conhecida na sociedade Londrina, por seus trabalhos sociais. Embarcou no navio com seus pais e a prima do marido, o conde de Rothes a esperava nos EUA, todos sobreviveram. 


Condessa de Rothes e capitão smith
Condessa de Rothes e Capitão Smith 

  • Madeleine Astor (Charlotte Chaton)
Quem não se lembra da Rose (Kate Winslet) comentando com Jack (Leonardo di Caprio) que Madeleine (Charlotte Chaton) e seu marido John Jacob Astor, que era o homem mais rico do navio, eram um escândalo da alta sociedade. 

Madeleine se casou com então divorciado, John Jacob Astor, muitas pessoas foram contra o casamento, e juízes se recusaram a celebra-lo. Ela estava grávida de cinco meses quando embarcou no Titanic, Rose (Kate Winslet) comenta com Jack (Leonardo di Caprio) que ela está em estado interessante e tenta esconder, seria o termo usado na época para grávida, a diferença de idade dos dois, também era motivo de fofocas.


John Jacob Astor e Madaleine Titanic
John Jacob Astor e Madeleine em Titanic filme 

Na vida real ela foi informada por seu marido que o navio havia, colidido com um Iceberg, Madeleine e as empregadas embarcaram em um dos botes, o Sr. Astor a ajudou ela a embarcar e pediu para acompanha-la o que foi negado, por um dos oficiais, ele pediu o número do bote para depois encontra-la o que nunca aconteceu, ele faleceu na tragédia, no filme quando a água invade a escadaria vemos ele perto desta, a cena é fictícia.

Em um documentário sobre o navio, a neta do Sr. Astor (o pai dela era a criança que a Madaleine esperava), comentou que na verdade ele morreu atingido por uma das chaminés (a morte do Fabrizio, amigo do Jack no filme). Na foto abaixo de bastidores é possível ver melhor o vestido dela. 

Também li uma possível história que o Astor chegou a embarcar no bote porém decidiu sair desta para ceder lugar há duas crianças. 


Madaleine Astor Titanic
Madaleine Astor e Rose em Titanic 

Se não me falhar a memória no filme, ela parece no mesmo bote que Ruth (Frances Fisher), porém na realidade ela embarcou, através de uma janela, devido algum problema com o bote, foi uma situação tensa no minimo. 

Após a morte do marido ela sumiu, sendo vista novamente em público apenas em 1913, ela deu a luz a um menino, chamado Jack que era o apelido do Sr. Astor, depois de alguns anos Madaleine se casou novamente com um banqueiro, faleceu aos 46 anos. Foi interpretada pela atriz Charlotte Chaton no filme. 



Madaleine Astor e filho
Madaleine com seu filho Jack

  • Lady Duff-Gordon (Rosalind Ayres)
No filme a participação dela é pequena, na cena em que Rose apresenta a alta sociedade ao Jack, ela também aparece, descrita como desenhista de lingerie usada, pela protagonista (a seguir a cena). 


 Na vida real a Lady Gordon, foi uma estilista da época famosa entre os ricos, também dona de salões de beleza, na Europa. Na história do cinema ela é vivida pela atriz Rosalind Ayres. 


Lady duff gordon estilista
Lady Duff Gordon estilista em 1912, no filme e ao lado na vida real 

Não sei se a informação procede porém já ouvi dizer que a idéia de colocar uma modelo em cima de um palco para desfilar, foi dela. Lady Duff seria a primeira estilista a criar este conceito de desfile de moda, conhecido atualmente. 

Tanto ela como o marido sobreviveram, o Sr. Gordon era amigo do Call Hocley (no filme). 


titanic persongens historicos
Senhor e Senhora Gordon no filme Titanic 


Na cena em que Rose (Kate Winslet) vê a garotinha tomando chá com a mãe e decide procurar Jack (Leonardo di Caprio) tanto a Condessa quanto a Lady Gordon aparecem na mesa. 

Em pesquisa li boatos de que após o navio ser sugado pelo mar, o casal ofereceu dinheiro, para o oficial que comandava o bote não voltasse para resgatar as pessoas que caíram no mar, porque eles tinham medo que estas virassem o bote, assim mesmo nada nunca ficou comprovado.


Persoangens históricos Titanic filme
Filme Titanic Rose com personagens reais do filme 

  • Madame Aubert (Fannie Brett)
A participação dela no filme é bem pequena, a personagem não tem nenhuma fala, seu nome de batismo era Leontine Pauline Aubart, ela embarcou no Titanic, junto com o bilionário Benjamin Guggenheim, eles eram amantes, na cena em que Rose apresenta a alta sociedade para o Jack (Leonardo di Caprio) ela aparece, a protagonista ainda diz a ele que ambos eram amantes e que a esposa do Benjamin estava em casa com os filhos, o que era verdade. 


Madame aubert e benjamin titanic
Madame Aubert e Benjamin no filme 


Ele exibia a amante para todos, Aubart era cantora de Cabaret, ela sobreviveu ao naufrágio embarcando junto com sua empregada no bote 9, nos anos vinte ela ficou conhecida devido as festas que promoveu, trabalhava na noite provavelmente e estas foram fechadas pela polícia, faleceu na década de setenta com 64 anos. Ao contrário do que acontece com muitos personagens reais os atores que viveram o casal não são parecidos com eles na vida real.



Madame Aubert e o Benjamin na vida real

    • Molly Brown (Kate Bates) 
    Com certeza ela é mais famosa dos sobreviventes do Titanic, na verdade Molly é um apelido dado a ela depois de sua morte em 1932, durante sua vida as pessoas a chamavam de Maggie, seu nome verdadeiro era Margaret Tobin Brown, ela entrou para a alta sociedade depois de seu marido descobrir uma mina de ouro, o que os tornou milionários, por isso na história ela é chamada pela Rose (Glória Stuart) como nova rica. 

    Ela não era uma bem nascida, como a Rose (Kate Wisnslet) e até outros personagens reais que descrevemos neste post. 


    Molly Brown no filme Titanic
    Molly Brown Titanic


    Assim como a condessa de Rothes ela teve uma participação importante no naufrágio na vida real, no filme isso ficou em segundo plano é ela que ajuda o Jack na primeira classe, afinal Molly também tem uma origem humilde e sabe melhor do que ninguém o ninho de cobras que o rapaz estava se metendo. 

    Voltando aos acontecimentos reais, Molly embarcou no bote 6 e assim como mostra no filme ela tentou convencer o marinheiro do bote, a voltar e salvar as pessoas que estavam morrendo no mar, o que foi negado. Após o naufrágio ela fez parte de um comitê de sobreviventes do Titanic, para ajudar pessoas carentes. 

    Após a morte do marido nos nos 20, ela teve problemas com os filhos por conta da herança, se afastou deles e morreu sozinha em 1932. 

    No filme não mostra o que aconteceu com a mãe da Rose, após o naufrágio, mas vocês tem alguma dúvida que seria a Molly a pessoa que teria ajudado ela, caso houvesse uma cena sobre o fim que ela teve nessa história. Vale lembrar que a Molly foi interpretada pela atriz Kate Bates. 

    Por mais que os personagens históricos do filme, tenham uma participação pequena, os figurinos destes são impecáveis motivo que levou o filme a ganhar o prêmio de melhor figurino, provavelmente. 

    E se você também é apaixonado pelo filme Titanic (1997) veja os posts que publicamos sobre a personagem Rose (Kate Winslet), anteriormente.



    Leia também: 

    Comentários

    Novidades:

    Siga a gente