Figurino: 10 coisas que eu odeio em você

O post de hoje é uma viagem no túnel do tempo, para a adolescência no final dos anos 90, relembre ou conheça os figurinos (das irmãs Kat e Bianca Stradford) do filme 10 coisas que eu odeio em você (10 things I hate about you), inspirado no livro A Megera Domada de Shakespeare. 


10 coisas que eu odeio em você 1999



O filme de 1999, seria uma adaptação moderna do clássico livro de Shakespeare na mesma época a Globo fez a novela O Cravo e a Rosa (veja os figurinos da Catarina), que também era uma adaptação deste livro. 


  • Sinopse sem Spoliers 
Kat Stratford (Julia Stiles) é uma jovem rebelde e insuportável, que não quer namorar ninguém, sua irmã mais nova Bianca (Larisa Oleynik) está louca para namorar e ir acompanhada ao baile da escola, para isso o pai delas decidiu que Bianca (Larisa Oleynik) só poderá namorar depois de Kat que por sua vez é a filha mais velha. Diante desta situação, Cameron (Joseph Gordon) menino novato apaixonado por Bianca e Joey o cafajeste da escola, decidem contratar alguém que consiga ganhar o coração de Kat (Julia Stiles) até o dia do baile.

Patrick Verona (Heath Ledger) é o corajoso rapaz que aceita o desafio, ele começa a perseguir Kat (Julia Stiles) e insiste em tentar se aproximar dela. 

Durante o filme nós descobrimos o motivo da revolta da Kat (Julia Stiles)  e como um casal pode surgir da forma mais inusitada possível, Patrick está longe de ser um príncipe encantado tradicional. 



Kat e Bianca 10 coisas que eu odeio em você


Pela imagem acima é possível ver como elas são diferentes, Kat (Julia Stiles) com uma blusa militar na cor preta e Bianca (Larisa Oleynik) no estilo Patricinha em rosa digamos. A irmã mais velha tem 17 anos e está prestes a ir para faculdade e a mais nova por volta de 14 a 15 anos está naquela fase de querer se mostrar mocinha e não mais criança. 



  • Looks da Kat Stratford

A Kat (Julia Stiles)  é uma adolescente que não está nem aí para moda ou para o que as pessoas vão dizer, então a maioria dos looks dela parecem pijamas, ou roupas de dormir, ela tem uma beleza natural porém vaidade zero. 

A mãe delas faleceu há tempos e o pai é super protetor, ela mesma tenta proteger a Bianca (Larisa Oleynik). Kat é antissocial e feminista, o último tema não estava tão em alta entre os jovens naquela época e hoje virou assunto de polêmica. 

Os Posters colados na parede é algo muito presente na adolescência dos anos 90 e 80, o impresso ainda tinha muito espaço, as revistas principalmente eram uma forma de comunicação, coleção, informação era muito comum ter mural com fotos de amigos, família. 



quarto adolescente anos 90


Este filme passa em uma época que a internet já existia porém ela era mais usada em ambiente de trabalho, ou para pesquisas escolares, não haviam tantos sites como hoje, não existia Youtube, rede social, e commerce e a maioria das empresas ainda não estavam na internet. 

Então a adolescência que vemos é mais voltada para outras atividades isso é visto no filme, o Patrick (Heath Ledger) segue a Kat (Julia Stiles) em vários lugares que ela gosta de frequentar, comuns para um adolescente da época. 

Mesmo as duas irmãs tendo estilos bem diferentes, os figurinos são simples nada muito sofisticado, algo que chama a atenção no look das duas (na cena abaixo) são os sapatos plataforma, reparem nestes a Kat (Julia Stiles)  vai usar este modelo o filme inteiro quase, isso demonstra a falta de preocupação dela com a aparência. Ela simplesmente não quer ser vista ou popular ao contrário da Bianca (Larisa Oleynik)



10 coisas que eu odeio em você irmãs
Kat e Bianca Straford

Uma coisa que vocês podem perceber é o uso da cor vermelha para destacar um personagem na cena, isso acontece inúmeras vezes no filme, na foto acima era a Bianca (Larisa Oleynik) que estava de vermelho e a Kat (Julia Stiles) com um look mais neutro, abaixo temos a protagonista usando esta cor e o Patrick (Heath Ledger) com uma roupa que pouco se destaca no cenário. 

Vejam que há combinação no estilo dos dois de se vestir, você não precisa ter assistido o filme para identificar que eles são um casal. 


kat e patrick 10 coisas que eu odeio em você
Kat Straford e Patrick Verona

Vejam que na cena abaixo temos a amiga da protagonista, a Mandella (Susan May Pratt) com uma peça vermelha, no caso ela seguia o estilo gótico, essa personagem representa esta "tribo" que teve um espaço importante na década de 90 (em filmes também). 

O fato dela ter uma amiga gótica, seria para representar que ela tem amizade com alguém que também é diferente da maioria do pessoal da escola, que é minoria, ou seja nenhuma das duas são populares ou se encaixam na turma. 



adolescentes 1999 looks
Mandella e Kat 

Este é o look do desfecho do filme (não vamos contar o final) onde nós descobrimos o porque do título desta história. Onde durante uma apresentação de um trabalho, ela resolver ler a sua redação e aí nós conseguimos ver a Kat (Julia Stiles) sem toda aquela revolta e rebeldia. 




kat julie stilles me 10 coisas que
10 coisas que eu odeio em você cena texto

E este é o look do tão esperado baile, que é óbvio tinha que terminar em confusão, vocês podem perceber que o look dela (o mais arrumado de todo o filme) é bem simples, improvisado talvez. Ela vai ao baile para ajudar a Bianca (Larisa Oleynik), para vê-la feliz e nós podemos também ver uma nova Kat (Julia Stiles) nestas cenas de baile no início.

 
Kat e Patrick 10 coisas que eu odeio em você
Vestido azul baile 10 coisas que eu odeio em você 



  • Looks da Bianca Stratford

A Bianca (Larisa Oleynik) é a irmã mais nova, louca para ser popular, fazer sucesso com os meninos e ir acompanhada ao baile da escola. E no meio de tudo isso ela acaba se interessando por um cara cafajeste, que está afim de iludir ela. E é ele que contrata o Patrick para namorar com a Kat (Julia Stiles). O look dela é uma roupa típica de adolescente, atemporal digamos.


Bianca Stratford 10 coias que eu odeio em você


Abaixo temos ela com sua amiga veja que ambas usam roupas com estilos semelhantes, diferente da Kat (Julia Stiles) e da Mandella (a amiga gótica), os looks da Bianca (Larisa Oleynik) tem sempre um toque infantil, com desenhos. 


10 coisas que eu odeio em você Bianca


Essa cena tem haver com o que comentamos no inicio do post, sobre o uso da cor vermelha, provavelmente para indicar quem é o personagem principal da situação que ocorre na cena. 

Reparem também no colar de pérolas que ela usa, este aparece com a Kat (Julia Stiles) em seu look de baile é como se elas dividissem ou era da mãe e ficou para ambas.


bianca e cameron 10 coisas que eu odeio em você


Na cena abaixo isso também, não consegui uma imagem da cena inteira, Bianca (Larisa Oleynik) está conversando com seu pai. Ela com um look na cor rosa e ele com uma roupa neutra. A Bianca tem uma personalidade mais extrovertida logo cores mais fortes e alegres a representam. 


figurino 10 coisas que eu odeio em você


Algo muito comum no figurino da Bianca (Larisa Oleynik) que é uma marca dos anos 90 é o uso da barriga de fora, até no look dela de baile isso ocorre. 


figurino bianca 10 coisas que eu odeio em você


O figurino abaixo é bem importante para cena, Bianca (Larisa Oleynik) aparece triste após discutir com a irmã, veja que o look dela é mais romântico digamos, para criar um contraste com o figurino da Kat (Julia Stiles) 


10 coisas que eu odeio em você


Leia também: 

E por último e não menos importante o look do baile em rosa, a cor que a acompanhou durante boa parte do filme. É um figurino que remete a uma bailarina talvez, pela saia, se você comparar o look dela e o da amiga, realmente é um tanto quanto romântico, Bianca (Larisa Oleynik) está naquela fase de descobrir o primeiro amor. 

Estes figurinos neste estilo também servem para criar um contraste com a personalidade do Joey que é o cafajeste da história então ela precisa ter um ar de inocência e o figurino ajuda a criar esta personalidade. 


bianca baile 10 coisas que eu odeio em você


Esperamos que vocês tenham gostado deste post, há muito pouca coisa sobre este filme na internet. Assistindo essa história é possível ver o Heath Ledger como Patrick Verona, anos mais tarde ele ganharia fama como o vilã Coringa, uma trajetória que infelizmente acabou cedo, porém teve um belo início, com o filme 10 coisas que eu odeio em você. 

Comentários

Siga a gente