Filme Titanic (1996) - Curiosidades

E hoje falaremos sobre uma outra opção de filme sobre o navio mais famoso do Cinema, conheça Titanic (1996) criado inicialmente como minissérie posteriormente virou um filme, uma história menos conhecida deste naufrágio com Catherine Zeta Jones como a protagonista Isabela Paradine.


Filme titanic 1996 poster


E provavelmente você já deve ter ouvido falar do filme Titanic (1997) de James Cameron, o que poucas pessoas sabem é que um ano antes uma outra história foi lançada a principio como minissérie, aqui no Brasil este trabalho foi exibido pelo SBT nos anos 2000. 

  • O filme é ruim ?

Não, o filme não é ruim vale a pena assistir a questão é que ele não teve tantos efeitos especiais e detalhes minuciosos que tornassem esta história tão real quanto o filme do James Camaron, não seria justo comparar, pois ambos tiveram orçamentos diferentes, o premiado filme com Kate Winslet e Leonardo di Caprio tinha uma história Romeu e Julieta como roteiro principal, os personagens reais serviram como pano de fundo, toda história era focada no casal principal e um orçamento de 200 milhões contra 7 milhões do filme de 1996, que por sua vez tinha várias histórias paralelas. 

posters filmes titanic

  • Protagonistas: Isabela Paradine X Rose DeWitt Bukater

Em Titanic (1996)  a história tem como casal principal Isabela (Catherine Zeta Jones) moça rica, que era apaixonada pelo Wynn Pakr (Peter Gallahger) e se casou com outro homem, ela embarca sozinha no Titanic quando o encontra no embarque. O Wynn por sua vez era pobre quando conheceu a protagonista, mudou de vida e o estado civil dela e a sociedade da época os impedem de ficar juntos, não há a questão de classes diferentes do filme de Jack e Rose.

Ela está de luto devido a morte da tia, por isso o look preto, já comentei inúmeras vezes que no roteiro original do Titanic (1997) na cena do embarque a Rose ao invés do terninho e chapéu lilás ela estaria usando uma roupa preta, devido sua tristeza com o futuro casamento, esta cena foi modificada. 





Porém curiosamente cada uma a sua maneira ambas as protagonistas tem um vestido de jantar vermelho, o da Rose usado na cena "Jump" e o da Isabela para dançar tango. 


Catherine Zeta Jones e Kate Winslet


Outro detalhe neste filme há outras histórias com destaque, como a do casal Allison (personagens reais), da família Jones que representa a terceira classe, temos um casal da terceira classe o vigarista James Perse e a Aasen.

Temos um vilão o Simon Doonan, e os personagens reais que ganharam mais espaço nesta história. o capitão Smith, John Jacob Astor o homem mais rico do navio e sua esposa Madaleine, a Molly Brown é quase uma protagonista também, porém ela é bem mais jovem do que na versão mais conhecida, assim mesmo seu jeito espalhafatoso de ser é mantido nos dois filmes. 

Abaixo os personagens (históricos) deste filme, sendo apresentados a nós, eles são mencionados em outras cenas também.  





O mais legal dos dois filmes e mostrar como os personagens históricos foram retratados em cada um, de certa forma a maioria deles sempre é lembrado, a cada história nova que surge logo de certa forma sobreviventes ou não todos foram imortalizados. 


A seguir os personagens históricos, sendo apresentados por Rose no filme de 1997:





Cadê o Thomas Andrew (engenheiro) ?

O Engenheiro Thomas Andrew não aparece no filme, na cena em que o navio colide com o Iceberg e o Capitão e sua tripulação se reúnem para decidir o que fazer é o Capitão Smith e o Ismay (dono do navio) que participa das decisões, em Titanic (1997) é o Sr. Andrews que presume o que vai acontecer. 


A seguir cena do filme de (1997) com Thomas Andrew




O motivo para o Sr. Andrews estar ausente deste filme eu não encontrei, sei apenas que na maioria dos filmes sobre esta tragédia, o dono do navio é retratado como vilão, sendo ele o principal responsável para que a embarcação estivesse em alta velocidade, não existem provas concretas disso. 


No filme de 1996 quem percebe que o navio irá afundar é o Capitão Smith. 




Bruce Ismay sobreviveu ao naufrágio e alegou em depoimentos da época que pensou em aumentar a velocidade do Titanic, porém apenas nos últimos dias de viagem e não naquele momento. De onde surgiu esta idéia de navegar a todo o vapor no meio de Icebergs, não se sabe ao certo.

Outro detalhe neste filme após os passageiros resgatados chegarem em Nova York, Madeleine Astor é recebido pelos filhos de seu marido, na história ela é amiga de Isabela (Catherine Zeta Jones), não acho que este fato seja real, naquela época as separações não eram bem vistas pelas famílias. 

Na verdade não achei nada a respeito do relacionamento de Madeleine com os enteados, apenas que após a morte de seu marido devido a um testamento deixado por este, ela não ficou desamparada.


madeleine Astor sobrevivente titanic


Molly Brown comenta com a imprensa que irá entrar para política e isso realmente aconteceu, porém não por conta do Titanic. 

No filme Molly aparece conversando com o Capitão Smith até o convida para uma festa em sua casa, na realidade a passageira do navio mais próxima do Capitão era a Condessa de Rhodes, na cena em que Rose apresenta a alta sociedade ao Jack, eles estão conversando, a Condessa não aparece neste filme apenas seu nome é mencionado. 


Molly brown e capitão smith titanic

  • A Família Alisson em Titanic

Na realidade o casal Allison, embarcou com os dois filhos Helen Loraine de dois anos e Trevor de 11 meses, mais quatro funcionários, dois ficaram na segunda classe, Loraine e baba ficaram em um aposento, Trevor e Alice em outro e o casal em um terceiro todos na primeira classe isso são os fatos reais, no filme eles embarcam apenas com a Alice.

É real o fato que uma das funcionárias, pegou o menino e embarcou no bote com ele sem avisar os patrões que na tentativa de encontra-lo acabaram naufragando com o navio, junto com a filha mais velha. 


cena do filme titanic 1996


Porém no filme Alice é retratada como uma mulher procurada pela polícia e  o motivo para o desencontro nunca ficou esclarecido. 

No filme é retratado que o Sr. Allison não dá ouvidos a empregada após a colisão do navio no Iceberg e volta a dormir, o que leva esta se salvar levando o menino. 

O que achei de fatos reais na internet é que a senhora Alisson chegou a embarcar em um bote o abandonando-o na última hora, devido a ausência do filho.

E outra versão que ela entrou no bote com a filha mais velha e alguém disse a ela que o marido estava embarcando em outro bote, o que fez ela abandonar o lugar e ir atrás dele, e a informação era falsa, ela não estava embarcando com isso ela perdeu o lugar.


filme titanic 1996


São várias histórias que envolvem o porque deles não terem se salvado, encontrei a informação que na noite do naufrágio o casal com a filha mais velha foram jantar, após a colisão a funcionário pegou o bebê e foi encontrar os funcionários que estavam na segunda classe o que causou o desencontro. 

Há outros relatos que toda família e os funcionários foram para o convés e se perderam lá, devido a multidão ao que tudo indica eles demoraram, para entender que o navio estava afundando. Tanto que a babá embarcou com o a criança em um dos últimos botes, cerca de 30 minutos antes do navio afundar.

Alice devolveu a criança aos tios e Trevor ele foi criado por estes falecendo aos 18 anos.

Pouco se sabe sobre a funcionário Alice Cleaver, ela foi confundida com uma mulher de mesmo nome acusada de matar o próprio filho, a história foi usada no roteiro deste filme, porém é ficção, não se trata da mesma pessoa, elas apenas tem o mesmo nome e sobrenome.

Este foi o primeiro filme a retratar a história desta família, de todos os filmes sobre o navio se não me engano existem mais de dez filmes, que retratam este naufrágio, os Allison são mencionados em apenas dois (neste e na minissérie Titanic 2012 ).

Comentários

Novidades:

Siga a gente