Figurinos: Princesa Sissi filme (1955)

E hoje falaremos sobre os figurinos do filme Sissi (1955) inspirado na vida da princesa Isabel da Baviera, que se tornaria imperatriz Elisabeth da Áustria, na década de cinquenta três filmes foram lançados sobre ela, nesta publicação falaremos sobre o primeiro filme, que conta como Sissi conheceu seu futuro marido até o dia do casamento. 


Sissi (Romy Shinaider) penteando os cabelos



E para quem nunca ouviu falar dela, Sissi nasceu como Isabel da Baviera ao se casar se tornou Elisabeth da Áustria, foi uma princesa nascida em Munique (atual Alemanha), considerada uma das mulheres mais bonitas de sua geração, ela tinha 1,72 de altura e era magra, referência de moda e beleza (uma influenciadora de sua época nestes assuntos), no filme isso não é demonstrado, esta história foi inspirada em fatos reais porém não é histórica, muita coisa é verídica e muitos detalhes históricos foram descartados, porém a essência da Sissi verdadeira está neste romance. 


  • A jovem Sissi princesa da Baviera


No primeiro look do filme, somos apresentados a Sissi (Romy Shineider), a princesa que anda a cavalo, sai para caçar, reparem que mesmo ela tendo apenas 15 anos e sendo considerada, como uma moça ingênua ela usa a cor vermelha (logo na primeira cena, afinal ela é a protagonista e vermelho é a cor dos protagonistas).


Sissi (Romy Shinaider) look vermelho



Ainda antes da cena da viagem até o baile do príncipe, temos Sissi 
(Romy Shneider) saindo para andar na floresta com seu pai, um monarca simpático e nesta outra cena temos ela brincando com os irmãos enquanto a irmã mais velha costurava, isso traz um ar de infantilidade com 15 anos ela ainda era considerada uma criança, a idade mínima para os casamentos na época era dezesseis. 



Sissi (Romy Shinaider) com vestido listrado



A mãe dela pretendia casar a Nenê (a filha mais velha) com o príncipe Franz da Áustria (nome verdadeiro era Francisco José porém no filme ele é chamado de Franz Joseph), e elas combinam uma possível viagem para ambos se conhecerem, e decidem levar a estabanada da Sissi 
(Romy Shneider) junto, apenas para o pai delas não desconfiar de nada. 

Abaixo o vestido da chegada delas na Áustria, Sissi 
(Romy Shneider) com este vestidão estava cuidando dos cavalos.


Sissi (Romy Shinaider) vestido e chapéu



O pai da Sissi 
(Romy Shneider) na realidade era ausente, ele não convivia com as filhas, este filme se passa na década de 50, ou seja, pós Segunda Guerra e em uma época que a figura paterna tinha muita importância, porém um pai amigo e bonzinho, como o mostrado no filme, era um sonho apenas, os homens tinham aquela figura de provedor da casa e autoritário e chefe de família. 

Lembram da novela Éramos Seis, o Julio (a trama se passa na década de trinta) tinha este papel, enquanto seu vizinho Virgulino era um homem fora dos padrões, por ter uma mulher autoritária.

 A mãe da Sissi é apresentada a nós como uma mulher de personalidade forte e o pai um homem bem humorado que não está nem ai para mundo, ou seja, a imagem deste personagem no filme não condiz com os fatos históricos. 

Após a chegada na Áustria Sissi 
(Romy Shneider) é trancada no quarto enquanto a mãe e a irmã saem para um chá, e ela foge pela janela para pescar.

O look abaixo é da cena em que ela conhece o príncipe, por acaso enquanto sua mãe, irmã e a mãe dele conversavam sobre uma possível união entre ele e a Nenê (que na verdade se chamava Helene).


Princesa Sissi no filme de 1955


A parte da fuga provavelmente deve ser invenção de Hollywood, apesar que realmente a primeira vez que o Franz (Karlheinz Bohm) a viu ela estava pescando, ele se interessou por ela ao invés da irmã, há quem diga que devido ao fato dela ser mais extrovertida, apesar que ao analisar sua vida inteira Sissi passa a sensação de ser uma pessoa tímida ou ao menos reservada. 

E após este encontro eles voltam se ver novamente (de forma escondida é claro) e a Sissi (Romy Shneider) está usando um modelito que nos remete a uma camponesa, talvez ? 



Sissi (Romy Shinaider) filme de 1955


O figurino acima condiz com a realidade, a princesa Sissi (Romy Shneider) tinha a mania de se passar por plebeia, ela se vestia de camponesa para andar pela cidade, na verdade ela tinha até um sósia, uma dama de companhia que fisicamente era parecida com ela, tinham o mesmo biotipo (alta e magra) e a Sissi se aproveitava disso, para acharem que ela estava em um lugar quando na verdade ela estava em outro. 

Ela realmente gostava muito de esporte e era apaixonada por cavalos assim como nesta história "Hollywoodana". Porém a respeito do casamento, ela realmente foi escolhida pelo pretendente da irmã, naquela época os casamentos eram arranjados e por motivos políticos não se casava por amor (isso era raro), então não fazia sentido a irmã dela ficar chateada com a Sissi 
(Romy Shneider), ela nem conhecia o príncipe da discórdia e o que li na internet é que tanto o Franz como a Nenê na vida real não se entrosaram muito ao se conheceram, no filme mostra o contrário. 

Outro detalhe os looks da irmã dela possuem em grande maioria a cor branca, enquanto Sissi 
(Romy Shneider) usa azul (no baile) e outras cores mais neutras nas outras cenas, o penteado também tem muito haver, cabelos presos em formato de coque eram mais usados para passar uma sensação de ser "mais velha" (no caso a Nenê está quase sempre usando coque), enquanto soltos um ar ainda de mais jovial. 

Algo interessante no filme é o fato de Sissi ser loira e a irmã morena, ambas bonitas, mas acho que este biotipo de cada uma foi pensado para distingui-las, sempre nos filmes as loiras (principalmente nos anos 50) eram vistas como mais extrovertidas ou exuberantes, morenas era sinônimo de discrição.


A personalidade da Sissi 
(Romy Shneider)  se destaca mais pelo seu jeito espalhafatoso de ser e alegre. 

  • Sissi e seu vestido de Baile 


O baile no qual Sissi 
(Romy Shneider) é escolhida pelo príncipe ao receber um buquê de flores, também é fato verídico porém as flores eram brancas e no filme foram retratadas como vermelhas. A Disney deve ter se baseado na história real da Sissi (Romy Shneider), para criar Cinderela, tem bastante similaridades entre os fatos históricos da vida dela e dos filmes da Disney.



Nene e Sissi princesas cena baile



E Sissi 
(Romy Shneider) foi uma mulher a frente de seu tempo isso não é retratado ao menos neste primeiro filme, ela é apresentada como uma princesa ingênua, que procura um amor, aquele romantismo da década de 50, a história dela cai como uma luva neste tipo de filme. Dizem que os figurinos da Ester (Malu Mader) da novela Força de um Desejo (1999) foi inspirados nos filmes da Sissi mas isso é assunto para um outro dia. 



Sissi (Romy Shinaider) vestido azul de baile

  • Cabelo da princesa Sissi 


O cabelão da Romy Shineider (atriz) na história tem haver com fatos históricos também, Sissi 
(Romy Shneider) ficou conhecida pelos seus longos cabelos, dizem que ela demorava horas para se arrumar e escovar as madeixas, no filme o cabelo dela até que está curto perto do que era na vida real. Cabelos longos eram naquela época sinônimo de saúde, pois era comum as pessoas rasparem as cabeças quando ficavam doente, com febre. 



A verdadeira Sissi e ao lado a atriz Romy Shinaider no filme



Na verdade analisando fatos históricos as mulheres do ano de 1800, não usavam cabelos soltos nunca, sempre presos, o cabelos totalmente soltos (como na imagem abaixo) eram vistos como um sinal de sensualidade, era proibido uma mulher aparecer publicamente dessa forma. 


LEIA TAMBÉM: 



E o vestido de noiva de Sissi (Rommy Shineider) é branco, apesar desta cor não ser uma regra para as noivas do século XIX, apenas após o casamento da Rainha Victória em 1840, as mulheres aderiram ao vestido de noiva branco, uma vez que esta monarca havia se casado por amor, algo raro na época, a Sissi se casou quatorze ano depois da Victória, em 1854, o que explicaria ela ter adotado o branco. 

  • Sissi (Rommy Shineider) Noiva 


A cor branca nesta época estava relacionada a realeza, tanto que nos filmes seguintes Sissi a Imperatriz (1956) e Sissi e seu destino (1957), ela usa outros looks nesta cor. 

Vale lembrar que tecidos nesta tonalidade eram difíceis de serem produzidos e mantidos, para você ter uma roupa branca era necessário vários funcionários e muita mão de obra, para deixar a vestimenta limpa, com a evolução da industria no século XIX, a moda começou a ganhar mais opções, mas isso é assunto para outro dia. 


cena casamento filme Sissi 1655

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente