Figurino: Hilary Banks | Maluco no Pedaço

 E hoje relembraremos um pouco da moda dos início dos anos noventa (1990-1996) através dos looks da Hilary Banks (Karen Parsons) do seriado Um maluco no pedaço (The Fresh Prince), venha relembrar os figurinos desta eterna patricinha. 


Hilary Banks looks 4º temporada



  • Um Maluco no Pedaço 

O seriado The Fresh Prince foi ao ar nos EUA de 1990 a 1996, teve seis temporadas e neste somos apresentados a Will Smith um jovem humilde que vai morar em Los Angeles, na casa de sua tia Vivian (Janet Hubert).

 Esta é casada com um rico advogado Phill Banks (James Avery) e eles tem três filhos: Hilary (Karen Parsons), Caulton (Alfonso Ribeiro) e Asheley (Tatiana M. Ali), além do mordomo Jeffrey (Joseph Marcell). 

O seriado foi batizado no Brasil, como Um Maluco no Pedaço e transmitido pelo SBT no início dos anos 2000, diariamente após o horário do almoço e este fez muito sucesso, era uma espécie de "novo Chaves" da emissora.

Atualmente é transmitido pelo Multishow e em 2021 chegou ao Globo Play. 


um maluco no pedaço foto elenco em 1991


Hilary Banks (Karen Parsons) 


Hilary é a prima mais velha do Will, descrita como uma patricinha que adora fazer compras e ir ao shopping, tem por volta de 21 anos quando o seriado começa e aparentemente ainda não se encontrou na vida.

 Em um dos episódios ela chega a largar a faculdade e é chantageada pelo primo e pelo irmão por conta disso. 

Durante o decorrer da história ela é cobrada pelos pais, sobre um possível rumo em sua vida. E digamos que vários episódios são dedicados a Hilary (Karen Parsons) tentando se encontrar na vida adulta, com empregos frustrantes entre outras situações. 

Ela tem um pouco de dificuldade de se virar sozinha, logo sempre precisa da ajuda da família, principalmente do primo Will para conseguir se manter em um emprego ou sair de um problema. 


Hilary Banks com macacao vermelho e ao lado casaco



Moda anos 90 e Hilary Banks


Hilary (Karen Parsons) foi uma das maiores fashionistas dos seriados americanos nesta década, quase nunca repetia um look (foram ao todo 146 capítulos), tinha uma personalidade extravagante, extrovertida, um pouco egocêntrica e vaidosa. 

Gostava de delegar tarefas e "mandar" nos outros, tinha uma grande preocupação com roupas e com sua própria imagem, o famoso o que os outros vão pensar.  


Hilary Banks roupa rosa e ao lado desfile anos noventa



Os figurinos dela representam as tendências dos anos 90, vários looks tem referência a roupas de desfiles desta década. Uma das características do figurino desta personagem são o tailleur e o uso de chapéu. 

Assim mesmo vale lembrar que usar chapéu no dia a dia não era algo comum, logo não vai assistir o seriado e achar que todas as mulheres nesta década usavam chapéu. 


Hilary banks looks rosa e ao lado desfile anos 90


O Tailleur rosa de certa forma, foi eternizado pela Jaqueline Kennedy, primeira dama americana nos anos 60, além de sempre ser lembrado como um ícone da estilista Chanel. 

A Hilary (Karen Parsons) veste tailleur em todas as temporadas, apesar de seu figurino evoluir ao passar dos anos.  Em certo momento ela vai trabalhar na TV como garota do tempo, na última temporada tem um programa de entrevistas.

Características da moda desta década como o xadrez ou roupas muito coloridas, são vistas em seus figurinos, para alguém que tem interesse em estudar a moda dos anos 90, os looks da Hilary (Karen Persons) são uma excelente referência. 


casacos xadrez hilary em um maluco no pedaço
Look xadrez anos 90


Vestido Preto


Outra característica de seu figurino são os vestidos tubinhos (longuete) pretos, que ela também usa ao decorrer dos seis anos da série. Abaixo temos alguns modelos das primeiras temporadas.


três vestidos diferentes pretos e curtos da Hilary



Este modelo de vestido entrou para a história dos anos noventa,  a primeira aparição pública da princesa Diana após o divórcio, foi um look preto que por sua vez foi batizado como o "vestido do divorcio" em 1994. 

No segundo ano do seriado (1991), Hilary (Karen Parsons) aparece com um look parecido na cena em que apresenta seu namorado Eric (Malcolm Jamal Warner) para a família.

 O rapaz era um estudante de direito, o genro que o tio Phill pediu a Deus, mas o namoro não passou deste episódio. 


Hilary Banks com vestido semelhante ao da princesa diana
Hilary e ao lado Princesa Diana


Nas primeiras duas temporadas ela usa looks extremamente coloridos e chamativos (como da imagem a seguir), a partir do terceiro ano da série, as roupas coloridas passam a ser de uma única cor, o chapéu continua no figurino, mas não tão frequente nos looks como antes. 


Hilary Banks tailleur coloridos
Looks primeiras temporadas


Hilary passa a usar cores mais sóbrias, o que poderia demonstrar um pouco de maturidade, um ar mais executivo. 

No início do seriado sua irmã Ashely (Tatina M. Ali), ainda é criança, logo ela não existia tanta afinidade entre ambas, nas últimas temporadas com a irmã já adolescente, as duas acabam se aproximando mais.

 Ambas tem personalidades bem diferentes,apenas no episódio abaixo digamos que Ashely (Tatiana M. Ali) resolve ser igual a irmã mais velha por um dia. 




Ela começou um namoro com o âncora do jornal onde trabalhava Trevor (Brian Stokes Mitchell), que seria uma versão dela masculina. O rapaz é sério, arrogante e convencido ao extremo e adora se exibir para a namorada.

O look abaixo é de uma das duas últimas temporadas (por volta de 1995/1996), mas pode ser visto como uma referência ao figurino da Julia Roberts em Uma linda mulher (1990)


Hilary com vestido poa ao lado vestido do filme uma linda mulher parecido
Hilary e ao lado o filme Uma linda mulher


Hilary Vestido de Noiva

E é óbvio que não podemos deixar de comentar sobre o vestido de noiva da Hilary (Karen Parsons), na 4 º temporada (1994), seu namorado Trevor (Brian Stokes Mitchell) resolve pedi-la em casamento pulando de bungee jumping ao vivo (na TV).  

O vestido de noiva dela segue a linha princesa romântico, para quem não sabe a década de noventa, foi marcado por um romantismo água com açúcar, excessivo. 


Vestido de noiva da Hilary em um maluco no pedaço


Porém ele acaba sofrendo um acidente e morrendo, logo o vestido de noiva parece ter sido tingido para o funeral. 

Este fato acontece na 4º temporada, e de certa forma ainda vemos uma certa dificuldade da personagem em levar a vida sozinha. 

Tanto que após a morte do noivo, ela resolve procurar um médium para conseguir se comunicar com ele e é óbvio, levando toda a família junto. 


Hilary com vestido de noiva preto cena morte do trevor



Ela tem bastante dificuldade de aceitar a morte do Trevor (Brian Stokes Mitchell), talvez por ter pedido a ele que fizesse um pedido de casamento especial, sem imaginar o desfecho deste. A seguir a cena: 




O look abaixo é do episódio em que ela consegue finalmente sair do luto e seguir em frente. 

 
Hilary Banks vestido de festa preto


Look último episódio 


E o último look dela, no fim do seriado é o da imagem abaixo (1996). Hilary (Karen Parsons) irá se mudar para Nova York onde seu programa de TV será gravado, sua irmã Asheley (Tatiana M. Ali) irá com ela para fazer faculdade.

Nas últimas temporadas (meados de 1995) ela começa usar o cabelo liso, a famosa chapinha se tornaria uma febre no início dos anos 2000, principalmente com o público jovem.  

Muitas pessoas lembram da personagem como uma patricinha fútil e burra, como se ela fosse apenas a mulher bonita. Pois no seriado muitas vezes ela não entendia as piadas, ou o contexto do que diziam a ela. 



Hilary Banks última cena em um maluco no pedaço


LEIA TAMBÉM: 


Na verdade a Hillary (Karen Parsons) representa uma geração que chegou na idade adulta, antes da era da internet. Logo as novas profissões do século como ser influenciador, Youtuber, Gamer, social media não existiam.  

Ir para a faculdade ou procurar um emprego em uma empresa convencional eram as únicas opções que você tinha para seguir na fase adulta e no início da série a personagem parecia ter dificuldade de se encontrar no meio de tudo isso. 

O seriado discute esta questão entre outras de forma bem humorada, com um humor típico dos anos noventa. Vale apena conhecer ou relembrar. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente