Figurino: Sodoma novela Gênesis

E hoje mostraremos os figurinos dos personagens de Sodoma na novela Gênesis da Record e falaremos sobre a origem e possível paradeiro da cidade, saiba também por que podemos aprender muito com esta história. 


Novela Gênesis namorado de Tamires
Tito (Rafael Coimbra)


Relato Bíblico 

Na Bíblia as cidades de Sodoma e Gomorra são descritas como lugares  sem salvação ao ponto de Deus decidir acabar com as duas, caso houvesse um pequeno número de pessoas justas nestas ele pouparia os lugares, o que não aconteceu. 

Logo apenas a família de Ló (sobrinho de Abrahão), se salvaria. Após dois anjos irem até a cidade para alerta-los da destruição, eles disseram a família que deveriam seguir em frente, sem olhar para trás, Ló, sua mulher e as filhas sabiam que Sodoma seria destruída. 

Porém a mulher de Ló (seu nome não é mencionado na bíblia) na novela ela foi batizada de Ayla, resolve olhar para trás e imediatamente é transformada em uma estátua de sal. 

Arqueologia

O paradeiro de Sodoma e Gomorra nunca foi localizado pela arqueologia, outras cidades bíblicas como Ur dos Caldeus e o próprio Egito são mencionados na bíblia e temos conhecimentos sobre sua existência. 

A cidade de Ur por exemplo foi encontrada apenas no final dos anos vinte, durante séculos assim como Sodoma era apenas uma referência bíblica. 

Alguns historiadores acreditam que Sodoma poderia estar nas profundezas do mar morto, devido ao fato desta área apresentar grande concentração de sal. 

Outros acreditam que esta possibilidade não existe e que a cidade poderia estar nas proximidades do mar, mas não em suas profundezas. 

Próximo a estas aguas há uma espécie de rochas que vistas de longe, podem ser confundidas com a figura de um humano, ou até mesmo de uma mulher. 


Estatuas de pedra próximas ao mar morto



Novela Gênesis: Sodoma


Como não existe nenhum relato sobre este povo, o que vimos na novela seria uma licença poética, a representação de Sodoma através do que esta significa na bíblia. 

Bera, rei de Sodoma 


Então a cidade é apresentada como um lugar sombrio, onde a cor preta predomina, nas roupas e maquiagem, a rainha Jaluzi (Beth Goulart) e o rei Bera (Charles Paraventi) são personagens fictícios que até ganharam a simpatia do público

Afinal são politicamente incorretos, as cenas de Jaluzi (Beth Goulart) paquerando o Abrahão (Zé Carlos Machado) são ótimas. 

Anteriormente fizemos um post dedicado a esta ilustre rainha (clique aqui)


Rainha Jaluzi e Bera em genesis


O rei Bera (Charles Paraventi) usa uma coroa com ouro no rosto, foi um detalhe que eu achei muito original e inteligente. A ganancia dele poderia ser tão grande que literalmente o ouro não o deixava enxergar. 


Rei Bera em Genesis


Ayla (Elisa Pinheiro)

 Logo após o casamento dela com Ló, eles começaram a vida na caravana de Abrahão, provavelmente ela casou esperando morar em uma casa confortável em Ur, uma vez que Terá (avô de Ló) era um homem bem sucedido nesta cidade. 

Aparentemente a personagem, projetou em Sodoma seus sonhos de progresso, de uma vida perfeita e luxuosa, algo que jamais teria vivendo em Caravana.

O look abaixo é do início da caravana de Abrahão, quando eles deixam Ur dos Caldeus. 


Ayla e Ló em Gênesis



 Na cena em que o destino de Ayala (Elisa Pineheiro) é decidido, vemos que ela questiona se a cidade realmente será destruída ou não, o que a leva a olhar para trás. 

Ayla (Elisa Pinheiro), sempre teve uma quedinha por Sodoma mesmo antes de conhece-la. 

Nos outros lugares que viveram Harã  e no Egito a personagem apresentava uma certa resistência em ir embora, de certa forma Ayala estava sempre olhando para atrás. 

Em Sodoma ela tem um figurino mais decotado, em comparação a suas roupas na época em que morava na caravana de Abrahão. 

Lembre-se que a maneira como nos vestimos está relacionado a comportamento e ao lugar em que vivemos. A cor rosa  acompanhou a personagem desde o início de sua história. 


Figurino Ayla antes e depois de Sodoma


Digamos que virar uma estátua de sal, foi uma consequência de várias atitudes passadas de Ayala, o envolvimento dela com o personagem que representa o diabo, mostra que ela sempre esteve longe de Deus, mesmo tendo durante anos seguido na caravana do homem que foi chamado pelo criador (Abrahão). 

Ayla (Elisa Pinheiro) fazia parte da trupe de Abrahão mais pelo fato de ser esposa de Ló e não ter escolha, do  que por escolha própria ou fé. 


Ayala cena saída de Sodoma



Ao contrário da mulher e filhas, o figurino de Ló não sofre alterações drásticas ao passar do tempo, ele não se contaminou por Sodoma, mas sua família sim. Na imagem abaixo este fato fica em evidencia. 


Ló com a mulher e filhas figurinos


Tanto que ao se separar de seu tio, ele acampa próximo a Sodoma porém se recusa a morar dentro da cidade. Abaixo uma foto de Ló ao lado de Sitri seu amigo. 


Novela Gênesis Ló em Sodoma


As filhas de Ló: Paltith e Tamires 


As filhas de Ló, Paltith (Poliana Aleixo) e Tamires (Débora Ozorio) usam roupas mais decotadas, cabelo colorido, piercing e maquiagem (talvez para passar a imagem de rebeldia) e fazer um contraponto ao figurino das mulheres da caravana de Abrahão. 


Paldith e Tamires cena estátua de Sal


A filha mais nova Tamires geralmente usa cores, mais discretas por sua vez Paltith (Poliana Aleixo) veste roupas com cores mais chamativas e um pouco mais decotadas. 

Na novela a fatídica idéia que elas deveriam engravidar é da Paltith, porém não há relatos ou detalhes sobre a vida delas após o ocorrido. 


LEIA TAMBÉM: 



Tamires (Débora Ozorio)



De certa formas elas foram influenciadas pelo que viram em Sodoma, os acontecimentos que precedem a vida delas e do pai, após a morte da mãe, poderiam ser uma resposta a isso. 

Os filhos delas Moab e Ben Amin, deram origem a dois povos que iriam guerrear contra os descendentes de Abrahão. 


As filhas de Ló novela Genesis


Caso você queira saber mais sobre o paradeiro de Sodoma de acordo com a arqueologia, indicamos o documentário:


Comentários

Siga a gente