Jóias da Jade em O Clone

E hoje iremos relembrar as maravilhosas jóias (brincos, colares, pulseiras) além das confusões da protagonista Jade (Giovana Antonelli) na novela O Clone, um grande sucesso dos anos 2000. 


Jade (Giovana Antonelli)


  • Sobre a Novela 
Em 2001, O Clone foi lançado, tendo como foco a cultura mulçumana através do romance de Jade (Giovana Antonelli) e Lucas (Murilo Benicio), esta quase foi cancelada devido aos atentados de 11 de setembro, a Globo pensou em desistir da história. 

A trama conta a história de Jade (Giovana Antonelli) uma jovem nascida no Egito que perde o pai ainda criança e cresce no Rio de Janeiro, a mãe dela Saula (Walderez de Barros) falece no primeiro capítulo da novela e logo ela é enviada para o Marrocos, para morar com seu tio paterno Ali (Stenio Garcia). 

A idéia inicial era que a novela tivesse o Egito como pano de fundo, porém a emissora não obteve autorização para gravar no país, logo o Marrocos (cidade de Fez) passou a ser o ambiente da trama. 

Por mais que o lugar seja extremamente conservador, nos anos 80 (época da primeira fase da novela), as mulheres já tinham a opção de vetar um futuro marido, ao contrário do que é apresentado na história. 


Jade (Giovana Antoneli)

  • Colar da Jade (pedra)

De acordo com o enredo enquanto a mãe da Jade estava grávida ao ver, algo brilhar no chão, Saula levanta-se para pegar o objeto, quando de repente um raio cai sobre o lugar que ela estava. 

O objeto em questão seria uma pedra Jade, logo ela decide batizar sua filha com este nome e um colar é feito com esta pedra que acompanha a protagonista ao longo da trama. 

Em uma cena da trama o tio Ali, diz a protagonista que o nome da pessoa é algo muito importante e que a mãe dela errou por não ter lhe dado um nome árabe. 


Giovana antoneli como Jade


Seus pais a principio iriam batiza-la de Hadja (nome que depois seria dado a sua filha). 

Em certo momento da novela ela perde seu colar, que fica durante anos desaparecido, a Maysa (esposa do Lucas) chega a usa-lo em sua festa de aniversário. O Leo que seria o clone do Lucas, também encontra este e no final das contas é o Albieri (Juca de Oliveira), que devolve o colar para a protagonista. 


cena festa da maisa em o clone


  • Pulseira anel 

Nos anos 2000 não existiam redes sociais, Youtube, ou influenciadoras digitais logo as novelas eram uma das principais tendências fashionistas da época, O Clone foi uma explosão de audiência e estilo. 

Principalmente com a pulseira anel, este objeto foi um grande sucesso na época, no caso esta era um acessório usada pela professora de dança da Giovana Antonelli e acabou virando parte do figurino da Jade.


Pulseira da Jade em O clone

  • Jóias e Dote

O que é retratado na novela é que ao firmar o casamento o noivo precisa comprar jóias para noiva, estas fariam parte do dote e seriam usadas pela moça no dia do casamento e em caso de separação, a mulher teria direito a ficar com elas, ou seja, o dote seria um seguro que a noiva teria ao final da união. 

Abaixo temos a protagonista em seu primeiro casamento, com Said e em seu casamento com o personagem Zein (Luciano Szafir). 


Jade jóias cena do casamento


Na primeira fase o Said é um comerciante de Fez, na segunda fase ele se torna um mega empresário, em seu casamento com a Rania (a segunda esposa) é possível notar como as jóias dela são bem mais suntuosas que as do casamento da Jade. 


cena casamento said e rania


Na novela é dito ao público que a mulher seria o espelho da riqueza de seu marido, quando mais jóias ela tivesse mais bem sucedido ele seria. 

  • Segunda Fase 

Ao passar do tempo o Said, presenteia a esposa com várias jóias, após alguns anos a Jade decide vender estas para fugir com Lucas, no dia da fuga ela é capturada e levada de volta ao marido, o dinheiro da venda (os dólares) ela acaba perdendo nessa confusão. Então ela diz ao marido que foi roubada na Medina, com a ajuda da Zoraide a mentira passa despercebida. 

E novamente ele volta a presenteá-la com mais jóias, após o nascimento de Hadja, há uma passagem de tempo de dez anos e somos apresentados a segunda fase da novela. Said se tornou um empresário de sucesso, ele e Jade continuam casados, morando no Marrocos. 


Jade com muitas jóias



Porém ele faz negócios com a empresa do pai do Lucas (Leonidas Ferraz), logo o casal volta a morar no Brasil e são convidados para uma festa na casa do mocinho e daí em diante é só confusão. 

  • Anel vazado

O anel que ela usa na imagem abaixo, com um buraco no meio também foi muito usado por ela na trama e fez muito sucesso. Naquela época a internet ainda estava começando, logo a TV era o principal meio de comunicação, para um produto ficar muito conhecido, teria que aparecer nesta. 


jade e zoraide

  • Brinco e Cor Verde

A cor verde é muito presente no figurino da Jade (tem post sobre este por aqui)  e em algumas jóias, como o brinco na imagem abaixo, desde o início esta tonalidade representa a personagem supostamente porque jade é uma pedra verde e também em 2002 tivemos a Copa do Mundo do Japão (onde o Brasil foi Penta Campeão), logo as cores verde e amarelo, podem estar relacionadas a este fato também. 


Jade (Giovana Antonelli)


  • Colar Flor 

Uma das características do estilo da protagonista é a sobreposição de jóias, vejam que na imagem abaixo ela usa um mega pingente em formato de flor na primeira foto e na segunda, o mesmo aparece junto com um colar. 

Este pingente apareceu em inúmeras cenas da novela, foi uma dos acessórios mais usados por ela. 


Jade com colar em formato de flor


E em certo momento da trama, a Maisa (Daniela Escobar) que é a esposa do Lucas, acaba tendo um caso com o Said (Dalton Vigh) e ele presenteia ela com um colar. 

Detalhe que Maysa também tem uma coleção de jóias, mas no caso dela a cada traição do marido (isso antes da Jade reaparecer na vida deles), descoberta ela compra uma jóia nova para sua coleção. Enquanto Jade por sua vez ganha estas de presente do Said. 


O clone maisa ganha colar de said


Muitas jóias que ela usa nesta fase, são peças bem pesadas e chamativas, realmente nos países árabes, principalmente em Dubai é possível encontrar este tipo de joalheria. 


Cena Jade dançando

  • Anos 200: Importância da novela

Vale lembrar que a Jade (Giovana Antonelli) é uma personagem de novela, em uma época que as protagonistas eram uma referencia de estilo, por isso ela tem um figurino, jóias e maquiagem impecáveis. 

Hoje em dia é possível acompanhar na internet várias influenciadoras mulçumanas brasileiras que pregam a moda modesta, por mais que elas sigam algumas restrições de vestimenta e uso do véus, elas não se vestem como a Jade. 

Estas também não enfrentam os problemas que a personagem vivia, de não ter tido oportunidade de estudar, ter se casado obrigada, estar presa a um marido.  

A novela se baseou em conceitos pré islâmicos e trabalhou com licença poética.

Naquela época o acesso a informação não era tão rápido e fácil, como atualmente, logo as novelas também eram uma forma de conhecer uma cultura, ou assunto específico, elas eram vistas como uma fonte de informação. 

O que vocês visualizaram neste post é apenas uma mostra das jóias que são apresentadas na trama, infelizmente faltam imagens na internet. 

Atualmente O Clone está disponível no Globo Play e em comemoração aos vinte anos da novela ele voltou para o Vale a pena ver de Novo, a trama já havia sido reprisada em 2011. 

Se vocês tiverem oportunidade, acompanhem este grande sucesso que marcou uma geração. 

Comentários

  1. Excelente post, traz todos os detalhes daquelas joias que uma vez vistas, imediatamente tomavam as ruas do comércio popular em São Paulo. É um prazer poder rever algumas cenas da novela que está sendo reprisada no momento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente