Jóias da Jade em O Clone

E hoje iremos relembrar as maravilhosas jóias (brincos, colares, pulseiras) além das confusões da protagonista Jade (Giovana Antonelli) na novela O Clone, um grande sucesso dos anos 2000. 


Jade (Giovana Antonelli)


  • Sobre a Novela 
Em 2001, O Clone foi lançado, tendo como foco a cultura mulçumana através do romance de Jade (Giovana Antonelli) e Lucas (Murilo Benicio), esta quase foi cancelada devido aos atentados de 11 de setembro, a Globo pensou em desistir da história. 

A trama conta a história de Jade (Giovana Antonelli) uma jovem nascida no Egito que perde o pai ainda criança e cresce no Rio de Janeiro, a mãe dela Saula (Walderez de Barros) falece no primeiro capítulo da novela e logo ela é enviada para o Marrocos, para morar com seu tio paterno Ali (Stenio Garcia). 

A idéia inicial era que a novela tivesse o Egito como pano de fundo, porém a emissora não obteve autorização para gravar no país, logo o Marrocos (cidade de Fez) passou a ser o ambiente da trama. 

Por mais que o lugar seja extremamente conservador, nos anos 80 (época da primeira fase da novela), as mulheres já tinham a opção de vetar um futuro marido, ao contrário do que é apresentado na história. 


Jade (Giovana Antoneli)

  • Colar da Jade (pedra)

De acordo com o enredo enquanto a mãe da Jade estava grávida ao ver, algo brilhar no chão, Saula levanta-se para pegar o objeto, quando de repente um raio cai sobre o lugar que ela estava. 

O objeto em questão seria uma pedra Jade, logo ela decide batizar sua filha com este nome e um colar é feito com esta pedra que acompanha a protagonista ao longo da trama. 


Giovana antoneli como Jade


Seus pais a principio iriam batiza-la de Hadja (nome que depois seria dado a sua filha). 

Em certo momento da novela ela perde seu colar, que fica durante anos desaparecido, a Maysa (esposa do Lucas) chega a usa-lo em sua festa de aniversário. O Leo que seria o clone do Lucas, também encontra este e no final das contas é o Albieri (Juca de Oliveira), que devolve o colar para a protagonista. 


cena festa da maisa em o clone


  • Pulseira anel 

Nos anos 2000 não existiam redes sociais, Youtube, ou influenciadoras digitais logo as novelas eram uma das principais tendências fashionistas da época, O Clone foi uma explosão de audiência e estilo. 

Principalmente com a pulseira anel, este objeto foi um grande sucesso na época, assim como a maquiagem, esmaltes e a dança do ventre apresentados na trama.


Pulseira da Jade em O clone

  • Jóias e Dote

O que é retratado na novela é que ao firmar o casamento o noivo precisa comprar jóias para noiva, estas fariam parte do dote e seriam usadas pela moça no dia do casamento e em caso de separação, a mulher teria direito a ficar com elas, ou seja, o dote seria um seguro que a noiva teria ao final da união. 

Abaixo temos a protagonista em seu primeiro casamento, com Said e em seu casamento com o personagem Zein (Luciano Szafir). 


Jade jóias cena do casamento


Na primeira fase o Said é um comerciante de Fez, na segunda fase ele se torna um mega empresário, em seu casamento com a Rania (a segunda esposa) é possível notar como as jóias dela são bem mais suntuosas que as do casamento da Jade. 


cena casamento said e rania


Na novela é dito ao público que a mulher seria o espelho da riqueza de seu marido, quando mais jóias ela tivesse mais bem sucedido ele seria. 

  • Segunda Fase 

Ao passar do tempo o Said, presenteia a esposa com várias jóias, após alguns anos a Jade decide vender estas para fugir com Lucas, no dia da fuga ela é capturada e levada de volta ao marido, o dinheiro da venda (os dólares) ela acaba perdendo nessa confusão. Então ela diz ao Said que foi roubada na Medina, com a ajuda da Zoraide a mentira passa despercebida. 


Jade com muitas jóias


E novamente ele volta a presenteá-la com mais jóias, após o nascimento de Hadja, há uma passagem de tempo de dez anos e somos apresentados a segunda fase da novela. Said se tornou um empresário de sucesso, ele e Jade continuam casados, morando no Marrocos. 

Porém ele faz negócios com a empresa do pai do Lucas (Leonidas Ferraz), logo o casal volta a morar no Brasil e são convidados para uma festa na casa do mocinho e daí em diante é só confusão. 

  • Anel vazado

O anel que ela usa na imagem abaixo, com um buraco no meio também foi muito usado por ela na trama e fez muito sucesso. Naquela época a internet ainda estava começando, logo a TV era o principal meio de comunicação, para um produto ficar muito conhecido, teria que aparecer nesta. 


jade e zoraide

  • Brinco e Cor Verde

A cor verde é muito presente no figurino da Jade (tem post sobre este por aqui)  e em algumas jóias, como o brinco na imagem abaixo, desde o início esta tonalidade representa a personagem supostamente porque jade é uma pedra verde e também em 2002 tivemos a Copa do Mundo do Japão (onde o Brasil foi Penta Campeão), logo as cores verde e amarelo, podem estar relacionadas a este fato também. 


Jade (Giovana Antonelli)


  • Colar Flor 

Uma das características do estilo da protagonista é a sobreposição de jóias, vejam que na imagem abaixo ela usa um mega pingente em formato de flor na primeira foto e na segunda, o mesmo aparece junto com um colar. 

Este pingente apareceu em inúmeras cenas da novela, foi uma dos acessórios mais usados por ela. 


Jade com colar em formato de flor


E em certo momento da trama, a Maisa (Daniela Escobar) que é a esposa do Lucas, acaba tendo um caso com o Said (Dalton Vigh) e ele presenteia ela com um colar. 


O clone maisa ganha colar de said


Muitas jóias que ela usa nesta fase, são peças bem pesadas e chamativas, realmente nos países árabes, principalmente em Dubai é possível encontrar este tipo de joalheria. 


Cena Jade dançando

  • Anos 200: Importância da novela

Vale lembrar que a Jade (Giovana Antonelli) é uma personagem de novela, em uma época que as protagonistas eram uma referencia de estilo, por isso ela tem um figurino, jóias e maquiagem impecáveis. 

Hoje em dia é possível acompanhar na internet várias influenciadoras mulçumanas brasileiras que pregam a moda modesta, por mais que elas sigam algumas restrições de vestimenta e uso do véus, elas não se vestem como a Jade. 

Estas também não enfrentam os problemas que a personagem vivia, de não ter tido oportunidade de estudar, ter se casado obrigada, estar presa a um marido.  

A novela se baseou em conceitos pré islâmicos e trabalhou com licença poética.

Naquela época o acesso a informação não era tão rápido e fácil, como atualmente, logo as novelas também eram uma forma de conhecer uma cultura, ou assunto específico, elas eram vistas como uma fonte de informação. 

O que vocês visualizaram neste post é apenas uma mostra das jóias que são apresentadas na trama, infelizmente faltam imagens na internet. 

Atualmente O Clone está está disponível no Globo Play e em comemoração aos vinte anos da novela ele voltou para o Vale a pena ver de Novo, a trama já havia sido reprisada em 2011. 

Se vocês tiverem oportunidade, acompanhem este grande sucesso que marcou uma geração. 

Comentários

Tema do Mês