Bonequinha de luxo: Livro e filme

O clássico do cinema Bonequinha de luxo (Breakfast at tiffany´s) foi inspirado no livro de mesmo nome veja curiosidades e diferenças entre o filme e a obra literária. 


Breakfast at tiffany s livro e filme
Audrey Hepburn cena de abertura do filme

Sobre a história

Breakfast at Tiffany´s (Café da manhã na Tiffanys tradução ao pé da letra) é um filme de 1961 estrelado por Audrey Hepburn como Holly Golighty e Roger Peppard como o escritor Paul Varjak se você nunca assistiu recomendamos este filme que foi baseado em uma obra do escritor Truman Capote (o livro tem apenas 100 paginas é rápido de ler).


Livro x Filme diferença
  • Holly loira já imaginou?
No livro Holly Goulighty é uma jovem de dezenove anos, loira de olhos azuis. A atriz Audrey Hepburn tinha trinta e dois anos quando viveu a personagem e ela não tinha os mesmos traços que a Holly do livro, mesmo assim como vocês podem perceber na foto abaixo, ela clareou o cabelo (fez luzes) logo foi uma maneira de deixá-la com alguma característica da personagem original.



Audrey Hepburn cabelo em Bonequinha de luxo
Audrey Hepburn cabelo em Bonequinha de luxo

Na época que o filme foi lançado o Trumman Capote autor da obra queria a Marilyn Monroe como protagonista por ela ser uma mulher sensual e com traços físicos mais semelhantes aos da Holly mas a atriz não aceitou o papel.

  • Paul não tem nome ?
No livro quem narra à história é o vizinho de Holly e o nome dele não é mencionado em nenhum momento, a protagonista o chama de Fred (como no filme) porque é o nome de seu irmão, mas o verdadeiro nome dele ninguém sabe e o personagem tem por volta de 30 anos no filme ele chama-se Paul é escritor, vive às custas de sua amante e tem bem mais de trinta anos. 



Breakfast at Tiffanys frases
Cena festa da Holly


 Não é Paul bebê. 
- Oh é? Eu pensei que fosse Fred bebê

  • Prédio decadente ?
O lugar que os protagonistas moravam é descrito como um prédio decadente, um lugar não muito bonito ou de status para se viver, o apartamento da Holly no livro é pequeno, no filme o prédio parecia ser uma moradia de classe média grande suficiente para ser cenário de uma festa.

  • Cenas inspiradas
Várias cenas do filme foram inspiradas na obra original como a da joalheria Tiffany´s, a festa na casa da Holly, a protagonista cantando na varanda (aliás a música Moon River foi composta especialmente para o filme). 

Leia também:





Audrey Hepburn cantando Moon river
Audrey Hepburn cantando Moon river

  • Vizinhos 
O vizinho japonês que vive implicando com a Holly foi criado especialmente para o filme, no livro ela tem uma vizinha fofoqueira. A mania da protagonista de interfonar para os vizinhos cada vez que perde as chaves vem do livro aliás é assim que ela e Fred ou Paul se conhecem na história original. 


breakfast at tiffanys quotes
Holly (Audrey Hepburn) 

- Querido, Desculpe, mas eu perdi minhas chaves

  • Amor pela Tiffany´s

A Holly do livro tem medo do futuro e ficar olhando as jóias da Tiffany´s a  faz  sentir se melhor. 

Quando o filme chegou no Brasil o nome foi trocado talvez por uma questão de popularidade a Tiffany´s ainda não tinha chegado por aqui na época. Na cena abaixo ela está falando como se sente ao estar dentro da joalheria.


breakfast at tiffanys quotes
Holly e Paul na Tifanny´s cena 

- Você vê o que quero dizer, como nada ruim poderia acontecer com você... na Tiffany´s


E se você é fã da Audrey Hepburn e quiser saber mais sobre os looks e filmes dessa atriz, veja o vídeo que fizemos dedicado aos figurinos dela no cinema, com comentários da própria Audrey em entrevistas falando sobre seus trabalhos, do momento em que ganhou o Oscar com apenas 24 anos ao filme Bonequinha de Luxo que a eternizou no mundo da moda. 




Comentários

Siga a gente