Bonequinha de luxo: Livro e filme
O clássico do cinema Bonequinha de luxo (Breakfast at tiffany´s) foi inspirado no livro de mesmo nome veja curiosidades e diferenças entre o filme e a obra literária.
Audrey Hepburn cena de abertura do filme |
Sobre a história
Breakfast at Tiffany´s (Café da manhã na Tiffanys tradução ao pé da letra) é um filme de 1961 estrelado por Audrey Hepburn como Holly Golighty e Roger Peppard como o escritor Paul Varjak se você nunca assistiu recomendamos este filme que foi baseado em uma obra do escritor Truman Capote (o livro tem apenas 100 paginas é rápido de ler).
Livro x Filme diferença
- Holly loira já imaginou?
No livro Holly Goulighty é uma jovem de dezenove anos, loira de olhos azuis. A atriz Audrey Hepburn tinha trinta e dois anos quando viveu a personagem e ela não tinha os mesmos traços que a Holly do livro, mesmo assim como vocês podem perceber na foto abaixo, ela clareou o cabelo (fez luzes) logo foi uma maneira de deixá-la com alguma característica da personagem original.
Audrey Hepburn cabelo em Bonequinha de luxo |
Na época que o filme foi lançado o Trumman Capote autor da obra queria a Marilyn Monroe como protagonista por ela ser uma mulher sensual e com traços físicos mais semelhantes aos da Holly mas a atriz não aceitou o papel.
- Paul não tem nome ?
No livro quem narra à história é o vizinho de Holly e o nome dele não é mencionado em nenhum momento, a protagonista o chama de Fred (como no filme) porque é o nome de seu irmão, mas o verdadeiro nome dele ninguém sabe e o personagem tem por volta de 30 anos no filme ele chama-se Paul é escritor, vive às custas de sua amante e tem bem mais de trinta anos.
Cena festa da Holly |
Não é Paul bebê.
- Oh é? Eu pensei que fosse Fred bebê
- Prédio decadente ?
O lugar que os protagonistas moravam é descrito como um prédio decadente, um lugar não muito bonito ou de status para se viver, o apartamento da Holly no livro é pequeno, no filme o prédio parecia ser uma moradia de classe média grande suficiente para ser cenário de uma festa.
- Cenas inspiradas
Várias cenas do filme foram inspiradas na obra original como a da joalheria Tiffany´s, a festa na casa da Holly, a protagonista cantando na varanda (aliás a música Moon River foi composta especialmente para o filme).
Leia também:
Leia também:
Audrey Hepburn cantando Moon river |
- Vizinhos
O vizinho japonês que vive implicando com a Holly foi criado especialmente para o filme, no livro ela tem uma vizinha fofoqueira. A mania da protagonista de interfonar para os vizinhos cada vez que perde as chaves vem do livro aliás é assim que ela e Fred ou Paul se conhecem na história original.
- Amor pela Tiffany´s
A Holly do livro tem medo do futuro e ficar olhando as jóias da Tiffany´s a faz sentir se melhor.
Quando o filme chegou no Brasil o nome foi trocado talvez por uma questão de popularidade a Tiffany´s ainda não tinha chegado por aqui na época. Na cena abaixo ela está falando como se sente ao estar dentro da joalheria.
Holly e Paul na Tifanny´s cena |
- Você vê o que quero dizer, como nada ruim poderia acontecer com você... na Tiffany´s
E se você é fã da Audrey Hepburn e quiser saber mais sobre os looks e filmes dessa atriz, veja o vídeo que fizemos dedicado aos figurinos dela no cinema, com comentários da própria Audrey em entrevistas falando sobre seus trabalhos, do momento em que ganhou o Oscar com apenas 24 anos ao filme Bonequinha de Luxo que a eternizou no mundo da moda.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.