Figurino: Bonequinha de Luxo

O filme Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany´s) é um clássico do mundo fashion veja curiosidades sobre os figurinos inclusive o maravilhoso vestido preto usado pela Audrey Hepburn na cena de abertura. 



Holly Goulight (Audrey Hepburn)
Holly Goulight (Audrey Hepburn)  e Paul (George Peppard)


Sinopse 

Bonequinha de luxo (1961) conta a historia de Holly Golighty e seu vizinho o escritor Paul. A moça adora tomar café em frente a joalheria Tiffanys em Nova York veste-se muito bem e sonha em casar com um milionário. 

Holly é uma daquelas pessoas que você não vê todo dia, ela tem uma personalidade única Paul tenta entender seus devaneios e maluquices na tentativa de colocar um pouco de juízo em sua cabeça. 

  • A saga do Vestido preto

Os vestidos do filme são de autoria do  estilista Hubert Givenchy inclusive o usado na cena de abertura que é feito em cetim italiano. Esse look representa a moda parisiense da época e mais a modernidade das roupas mais simples, com recorte. 


vestido preto Givenchy
Vestido preto Audrey Hepburn em Breakfast at Tiffanys

O que quase ninguém sabe é que o primeiro vestido feito para essa cena nunca foi usado, era idêntico ao modelo do filme, porém tinha uma fenda.

Em 2006 a atriz Natalie Portman fez um editorial de moda para a revista Haper Bazaar com o vestido original (que não foi usado no filme) como vocês podem perceber na imagem o figurino tem uma fenda deixando a perna da Natalie amostra. Nas fotos do look usado por Audrey é visível que esta fenda não existe.



Natalie Portman capa da Haper Bazaar 2006
Natalie Portman capa da Haper Bazaar 2006


  • Por onde anda o vestido 

Além do modelo original mais duas cópias desse look foram feitas uma delas ficou com Audrey, outra com a produtora do filme e o original com o Givenchy.


Atualmente o vestido original faz parte do arquivo do estilista, uma das cópias   foi leiloada em 2006 por 800 mil dólares (o dinheiro foi doado para a construção de escolas na Índia) não temos certeza mas imaginamos que poderia ser a peça que pertencia a Audrey uma vez que ela era ligada a causas humanitárias, e a terceira cópia esta em um museu em Madri.


  • Quem é a figurinista do filme ?

Hoje em dia é comum vermos apenas uma pessoa nos filmes como figurinista ou costume designer (em inglês), naquela época as coisas eram um pouco diferentes, nesse filme levou os créditos pelos figurinos do filme.  

Vejam a imagem dos créditos abaixo, Givenchy é mencionado como o autor das roupas (principais como os vestidos pretos e casaco laranja) da Audrey, Pauline Trigere pelas roupa da amante do escritor Paul e Edith Head é mencionada como supervisora de figurinos. 



bonequinha de luxo figurinista


Apesar do vestido preto da cena principal ser um Givenchy, ele sofreu modificações, a figurinista Edith Head fez alterações no comprimento do vestido preto da primeira cena o deixando do jeito que todos nós conhecemos. 

O figurino da Audrey Hepburn (Holly) na cena da sacaca também foi escolhido por Edith Head assim como a camisa masculina na cena da conversa sobre o gato. 


Figurino Audrey Hepburn filme
Figurino Audrey Hepburn em Bonequinha de luxo

  • Não confunda os looks 
Além do tubinho preto da cena principal, Audrey também usou um outro vestido na mesma cor porém mais curto, também de autoria de Givenchy. 


Cena Bonequinha de Lux
Cena Bonequinha de Luxo

Na cena em que vai visitar o mafioso em Sing Sing (com o mega chapéu) e na cena da festa também. No filme Sabrina (1953) ela também vestiu um vestido preto semelhante. No vídeo que fizemos sobre os figurinos dela em filmes falamos sobre este.



Audrey Hepburn e George Peppard
Audrey Hepburn e George Peppard em Breakfast at Tiffanys

  • Look improvisado e cena cortada 
Essa cena na verdade foi editada na original antes de aparecer na sala Holly está tomando banho e precisa improvisar um figurino. 

O look dessa cena seria um cobertor, ou lençol usado como vestido, reparem que ela está descalça (essa foto é de bastidor) na sequencia do filme em que ela aparece com esse look a festa ainda não tinha começado, apenas Paul e outro homem estão presentes.



Figurino Breakfast at Tiffanys
Figurino Breakfast at Tiffany´s 


  • Vestido Pink 
O vestido rosa foi feito em seda e Strass, desenhado por Givenchy e foi leiloado por 192 milhões de dólares em 2007. 



Vestido rosa em Bonequinha de luxo
Vestido rosa em Bonequinha de luxo 

  • Casaco laranja
O casaco usado nessa cena fazia parte de uma das coleções de Givenchy (1959) e foi um sucesso de venda para a marca.

 Após bonequinha de luxo Audrey voltou a usar dois casacos semelhantes a esse nos filmes Charada e Como roubar um milhão de dólares, também assinados pelo estilista. 



Casaco Audrey Hepburn em filmes
Casaco Audrey Hepburn em filmes 

Abaixo o casaco laranja (semelhante) em uma publicidade da época e no filme, detalhe a Audrey chega a usar um chapéu com este da mesma forma que a modelo na foto na cena em que apresenta a Tiffany´s para o Paul (Roger Peppard). 

Leia também: 




Bonequinha de luxo Casaco laranja
Bonequinha de luxo Casaco laranja

E se você é fã da Audrey Hepburn e quiser saber mais sobre os figurinos da atriz nos filmes, o vídeo abaixo mostra um pouco da trajetória dela no cinema do momento em que ganhou o Oscar (1954) com apenas 24 anos aos trabalhos que a levaram a viver Holly Golighty e também contém trechos de entrevistas da Audrey falando sobre sua carreira e moda. 

Para assistir no Youtube clique aqui




Comentários

Siga a gente