Roupa de Hipismo - Origem

No post de hoje iremos desvendar a origem do vestuário feminino de Hipismo e equitação, a evolução deste ao longo dos anos. E também iremos comentar como essa vestimenta específica, influenciou o mundo da moda. 

Usamos fotos de novelas e filmes para ilustrar este post, se você curte figurinos também vale a pena ver. 


Equitação história da moda



A ligação dos homens com os cavalos é antiga desde os tempos de Roma ou até mesmo antes deste período, estes animais eram usados em guerras e também como meio de transporte, porém naquele tempo, mulheres não cavalgavam. 

O uso de botas para andar a cavalo, já vem deste período, os povos bárbaros, eram conhecidos por serem excelentes montadores e usavam sapatos semelhantes a botas. 


povos barbaros como se vestiam


  • Equitação 
A equitação é a prática de andar a cavalo como passatempo ou passeio e abrange homens e mulheres, no século 19, quando o papel da mulher era bem limitado (elas não tinham acesso a muito estudo por exemplo), a equitação já existia e era aceita para classe feminina. 

Dizem que a avó de D. João (pai do imperador Dom Pedro), gostava de andar a cavalo, porém como um cowboy, com uma perna de cada lado, o que era um escândalo para época. Devido a este costume da Rainha, uma espécie de saia calça foi criada para ela na época. 

Na imagem abaixo,  temos uma cena da novela Escrava Isaura (2004) nela vemos a diferença de como homens e mulheres andavam a cavalo, reparem que Isaura está sentada de lado, ao contrário de Alvaro, a história retrata o ano de 1854.


Equitação história 1800
A escrava Isaura em 1854

A cena em questão envolve uma fuga de casamento, não tem nada haver com passeio ou equitação, assim mesmo retrata a diferença de montaria, abaixo o link que fizemos dos figurinos desta novela. 

Leia também:

  • Roupa de Equitação Portuguesa 

A imagem abaixo é da primeira fase da novela Além do tempo em 1865 (séc 19) cenas de personagens praticando equitação eram frequentes, abaixo temos Melissa (Paola Oliveira), também usando uma cela feminina (igual a Isaura da imagem anterior). 


roupa de equitação 1800
Roupa de montaria em 1865

Leia também: 

Figurinos Melissa Além do tempo


Em nossas pesquisas nós descobrimos que existe uma roupa tradicional portuguesa de equitação, que é a da imagem abaixo, esta tem semelhanças com o look da Melissa (Paola Oliveira), porém não encontramos informações sobre a origem desta vestimenta, por que a cor preta ??? Se alguém souber deixe um comentário. 

Acredito que o uso do chapéu venha do fato dos homens em meados de 1800 usarem chapéus, uma vez que a vestimenta de equitação tem influência na roupa masculina. 




O que percebemos é que este modelo evoluiu com o tempo mantendo algumas características como a cor escura e o uso de chapéu. 

No caso o figurino abaixo é uma roupa de competição de hipismo, que é um esporte com regras, diferente da equitação que é apenas uma atividade de lazer. Porém o figurino mantém características do guarda roupa masculino e tem semelhanças com as roupas das duas fotos acima. 


roupa hipismo competição
Prova de Hipismo 
  • Século XX (1910 e 1920) Hipismo
Aliás em 1910 essa forma de montaria feminina (diferente) ainda existia, vocês lembram do filme Titanic, quando o Jack (Leonardo di Caprio) e a Rose (Kate Winslet) estavam conversando sobre suas vidas, ele diz a ela que poderiam andar a cavalo, porém ela iria ter que montar como um Cowboy,  (vejam a cena abaixo), a cara dela estranhamento.





Depois na cena final vemos uma foto dela, montada a cavalo desta forma (alias fizemos um post sobre as fotos da Rose na última cena). As mulheres aderiram esta forma de montaria apenas na década de trinta, provavelmente devido ao fato de atividades esportivas estarem em alta neste período. 


Leia também:


Titanic Rose foto cavalo
Rose Cena final Foto 
  • Coco Chanel 
No final da década de 1910 a estilista Gabriele Chanel teve um relacionamento com um homem rico, Etienne Balsan que era apaixonado por cavalos, a idéia de introduzir o uso de calças como uma peça de roupa do dia a dia para as mulheres, surgiu daí, porém a princípio a moda não pegou, apenas na década de 30 as calças seriam usadas como roupa de esporte e na década de 60 como uma peça do dia a dia, o que era a idéia inicial da Chanel.

Abaixo nós temos uma foto dela com o namorado, ela usava as roupas dele para andar a cavalo. 



Chanel e Balsan roupas hipismo
Coco Chanel e Balsan

Abaixo temos uma foto de uma mulher desconhecida com o traje de montaria, vejam que o chapéu clochê (arredondado) muito usado na década de vinte foi agregado ao figurino, analisando esta imagem a foto anterior da Gabrielle Chanel, podemos ver que naquelas época as mulheres só usavam roupas mais masculinas, para esportes, a vestimenta de equitação era uma roupa unissex, talvez.


Mulher look Hipismo anos 20 

Na foto abaixo temos Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) da minissérie Um só Coração (2004), uma moça que nasceu na alta sociedade paulistana e que praticava equitação e também participava de caçadas (sim na época era visto como um esporte), a roupa é da década de 1920. 

Vejam que o chapéu dela lembra um pouco os mostrados no início do post (da época da Melissa de Além do Tempo). 


roupa de equitação 1920
Figurino Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) Um só Coração 

  • Hipismo roupas atualmente 
Nos dias atuais não só a equitação porém o Hipismo é aberto para todos, a socialite Athina Onassis, por exemplo é conhecida não apenas por ser a mulher mais rica do mundo, porém também por sua participação em campeonatos de hipismo, onde as mulheres são chamadas de Amazonas e os homens de Cavaleiros. Abaixo alguns looks dela: 


Athina Onassis Hipismo
Athina Onassis 

Abaixo temos a Charlote Casiraghi (neta da Grace Kelly), como vocês podem ver na foto ela usa uma camisa, que se assemelha as roupas atuais masculinas, o que demonstra, que as roupas de hipismo até hoje tem influência na moda masculina, provavelmente devido a praticidade e simplicidade que esta agrega. 


Charlote Casiraghi looks


Não é a primeira vez que falamos sobre Hipismos por aqui, na época das Olimpíadas fizemos um post mostrando os looks deste esporte, podemos falar mais sobre ele futuramente. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente