Fenícios: Povo de Jezabel

O post de hoje é uma aula de história sobre os Fenícios, do qual a rainha má Jezabel (Lidi Lisboa) era a principio princesa, antes de virar Rainha dos Hebreus venha conhecer a história real dessa civilização, onde eles viviam ? Quem é Baal ? Descubra essas respostas aqui. 

Fenícios quem eram
Conheça sobre a história verdadeira do povo de Jezabel


  • Onde os Fenícios habitavam ? 
Os Fenícios estavam localizados na região que hoje é o Líbano, a principio eles se chamavam Cananeus, mas devido a prática de tingir tecidos através de Purpura, na cor vermelha eles ganharam o nome de Fenícios. 



Fenicia antigo testamento mapa
Fenícias no mundo antigo

  • O que faziam (trabalho) ?
A região onde eles habitavam não era favorável para o plantio ou criação de gado, logo eles se especializaram em comércio marítimo. Este povo era conhecido por serem excelentes comerciantes, naquela época ser comerciante não era grande vantagem, haviam pessoas que preferiam ser servos ao ter esta profissão, porém na Fenícia isso era diferente. 

Os mercadores de Tiro (cidade de Jezabel) eram como príncipes e suas tendas as melhores das rotas. (Palavras de um profeta)

Comerciantes poderiam subir de classe social, ou até mesmo esta classe era vista com status social.

  • Quem era Baal ?
Eles eram politeístas, ou seja acreditavam em vários deuses, entre eles Baal, que seria uma espécia de demônio, considerado um dos príncipes do inferno era principal divindade deste povo, adorado por Jezabel. Na cena em que o profeta Elias, chega a cidade e quebra as estátuas da "loja", estas seriam réplicas destes deuses (a seguir uma foto real, de uma estátua de Baal). 



Profeta elias em Jezabel


De acordo com a cultura deles apenas os sacerdotes eram capazes de verem a verdadeira face do Baal, na bíblia devido ao confronte de Jezabel e Elias com os outros profetas, os fenícios são descrito como um povo imoral. 

A Asera (nome muito mencionado na novela), seria uma deusa que fazia par com o Baal, ele representava o sol também e ela os céus, Asera também era vista como a deusa da Fertilidade e não apenas na cultura dos Fenícios ou Cananeus, que ela esteve presente, no Egito Antigo ela também foi cultuada.



Baal em Jezabel quem era


Em nome de Baal crianças eram sacrificadas, eles também cortavam-se para oferecer seu sangue a divindade, em troca de seus pedidos. 

Além dos templos para Baal eram construídos em árvores, no alto de morros o Líbano é conhecido por ser um país montanhoso e no teto das casas, isso tudo muito antes da Jezabel aparecer, o povo dela já cultuava Baal acima de tudo. 

Nos templos mulheres ficavam a espera de homens que ofereciam dinheiro em troca de sexo, o pagamento seria uma espécie de oferenda para os Deuses, talvez por isso as mulheres Fenícias vistas na novela, são apresentadas (não todas algumas) como mulheres muito sensuais, como é o caso da personagem Getúlia. 

  • Fenícios na Arqueologia
Não existem muitas comprovações de como a corte fenícia vivia, até hoje há muito poucas provas ou descobertas concretas no mundo da arqueologia, sobre o dia a dia deles. 

Como mencionei anteriormente eram excelentes navegadores, a uma passagem na Bíblia que descreve uma viagem até Tarso, onde eles retornaram abarrotados de ouro, logo, todo ouro e riqueza do figurino da Jezabel (Lidi Lisboa) demonstra o quanto próspero era o lugar que ela nasceu. 

Leia também: 

Jezabel jóias novela

  • Como são lembrados ?
Eles revolucionaram a escrita pelo fato de terem inventado um alfabeto com apenas 20 símbolos, os egípcios por sua vez tinham mais de 600 símbolos. 

Também são lembrados por quase terem destruído o império Romano, após três Guerras. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente