Figurinos Tereza em Simonal filme

E o post de hoje é sobre os figurinos do filme Simonal (2019), veja os looks da protagonista Tereza Pugliesi (Isis Valverde), esposa do cantor Wilson Simonal, nesta história que retrata as décadas de 60 e 70.

Figurinos da Tereza Pugliesi (Isis Valverde) no filme
Tereza Pugliesi (Isis Valverde) e Simonal (Fabricio Boliveira)

O filme apresenta a nós parte da vida do cantor Wilson Simonal, um dos nomes da música brasileira, nos anos 60 e 70, desde o inicio de seu sucesso até a decadência deste, a história apresenta poucos personagens, parte da trama gira em torno dele e da Tereza (Isis Valverde), além das pessoas que trabalhavam com o artista, como o Carlos Miele, Carlos Imperial, a Elis Regina também aparece no filme como amiga do Simonal, nos momentos ruins.

Então Wilson Simonal de Castro, era um jovem de família humilde, o nome Simonal não é sobrenome, a idéia era que ele tivesse o mesmo nome do médico que realizou seu parto Simonard e por algum motivo seu pai, mudou de idéia e acabou criando o nome artístico que todos nós conhecemos. A infância dele e o convívio com a família não é retratada no filme.


Wilson simonal e foto do filme ao lado
Look Simonal em apresentação e no filme

Há muito pouco material como fotos e até mesmo informações sobre o Simonal na internet, porém analisando os figurinos do filme e as poucas imagens que encontramos dele é possível ver uma preocupação com a vestimenta, ele realmente era um homem estiloso, gostava de dançar, havia muito de sua personalidade em sua música, Simonal tinha um estilo próprio e inconfundível, ele era um Show Man. 

Tereza Pugliesi (Isis Valverde) era uma jovem de classe média, filha de um mecânico, assim como muitas moças da época, ela não teve acesso há muito estudo, em entrevista um de seus filhos, mencionou o fato de que naquela época apenas homens terminavam os estudos, logo somente o irmão da Tereza chegou ao ensino médio (estes fatos não são retratados no filme), ela vinha de uma família grande (tinha três irmãs e um irmão). 

 Voltando ao casal principal eles acabam se conhecendo em um show, antes do Simonal estourar como artista, o casal teve três filhos, ela ficou com ele desde o anonimato até o sucesso e queda, quando o cantor faleceu em 2000, sua esposa era Sandra Cerqueira. 

Logo eles se separaram porém não encontramos nada sobre este fato, há muito pouco sobre este artista na internet (quando o assunto é vida pessoal). 


Tereza esposa de simonal no filme
Tereza Pugliesi (Isis Valverde)


O cabelo da Isis Valverde nesta fase da história, parece ser uma peruca, ou aplique, ficou um pouco artificial demais, curiosamente ou não, a Tereza (Isis Valverde) se parece muito com a modelo de um dos discos do Simonal (o cabelo é idêntico), no caso a moça da capa não é a esposa do cantor, provavelmente a imagem dela foi usada como referência para a personagem no filme. 


Simonal Disco anos 60
Cabelo anos 60

A primeira fase do filme, passa em meados de 1965, logo quando a ditadura militar começou no Brasil, um fato interessante que aparece em uma conversa entre o Simonal (Fabrício Boliveira) e a Tereza (Isis Valverde) é que ser artista naquela época não era tão bem visto pela sociedade e pela maioria das famílias, ou seja ninguém sonhava em ter um filho artista, havia um certo preconceito da sociedade muito conservadora, em cima dessa classe. Em certa cena Simonal comenta que Tereza poderia ser artista e ela responde que seus pais não aceitariam, pois ela é uma menina de família. 

A cena abaixo é quando o protagonista começa a melhorar de vida ainda na década de sessenta é possível ver o look da mocinha.

Figurinos anos 60 filme Simonal
Tereza (Isis Valverde) com a sogra 


A história não é muito rica em figurinos, apesar de retratar as décadas de 60 e 70 muito bem. Na cena abaixo que retrata uma briga do casal, o look dela seria uma mistura do tubinho anos sessenta, com as cores dos anos setenta, ou seja isso indica que o final da década estava perto. 


Tereza Pugliesi no filme Simonal cena

Os figurinos seguintes aparentam ser dos anos setenta, a presença de túnica e o cabelo alto, estilo topete da Tereza e das outras personagens também, o filme é muito focado no relacionamento do casal como segundo plano, sendo o primeiro a carreira de Simonal a ascensão. 


Tereza (Isis Valverde) roupas no filme Simonal
Moda anos 70 no filme 

 O vestido abaixo é lindo é de uma cena onde o casal não é aceito em um restaurante, devido ao escândalo que envolvia o nome do Simonal (Fabrício Boliveira), para quem não sabe ele foi acusado de ser um delator, ou seja, ele teria entregado Gilberto Gil e Caetano Veloso, para os militares, a única pessoa artista que aparece no filme, como mencionado antes é a Elis Regina que apoia o cantor, após o escândalo.


Tereza no filme simonal cena restaurante
Simonal e Tereza em 1971 no filme 

 Antes deste fato (também é mencionado no filme), o cantor teve problemas financeiros, ele culpou seu contador e supostamente teria pedido ajuda para os militares para resolver este problema pessoal, após isso foi chamado para conversar no DOPS e acusado de ter delatado seus colegas, o que levou ao declínio de sua carreira aparentemente. Abaixo a fato do casal na vida real com os filhos: Simoninha, Marx e Patricia, os meninos seguiram carreira na música.


Simonal e Tereza Pugliesi com filhos


Porém através de pesquisas, descobrimos outros fatos que precedem a este, como que Wilson teria brigado com a Globo, devido a tentativa de conseguir cachês maiores, por conta dos problemas financeiros que enfrentava, ele também brigou com o Cesar Camargo Mariano, que anos mais tarde se tornaria marido da Elis Regina.

Talvez ele pudesse ter arranjado algum problema com o pessoal do DOPS, também? Na juventude o cantor chegou a servir o exercito e ser sargento isso antes de se tornar artista, a imprensa poderia ter birra dele por isso ou por algum outro motivo ? Seria ele uma pessoa de personalidade forte ?

Muitos cantores não se metiam no assunto Política, como a Jovem Guarda que era um mundo a parte ao que estava acontecendo na época, as músicas não tinham nada haver com os problemas do país.

E outros nomes também eram mencionados como simpatizantes do governo da época, por que justamente Simonal foi prejudicado ? Gilberto Gil e Caetano Veloso não tiveram problemas devido a esta suposta delação, em suas carreiras há alguns anos os filhos do Simonal fizeram uma homenagem a memória do pai e o próprio Caetano participou desta. 

Assim mesmo Simonal não deixou de cantar ele continuou lançando discos, mesmo tendo pouco espaço, vendas e shows, passou a se apresentar em barzinhos, mas não desistiu da música. Seu último trabalho foi nos anos noventa, quando faleceu em 2000, não havia um CD com suas músicas é como se seu trabalho tivesse parado no tempo ou ficado esquecido.

Após sua morte seu nome passou a ser aceito pelas novas gerações, também com o empenho de sua família em provar sua inocência e manter seu trabalho, além do filme, um musical, documentário e um livro foram lançados. Havia uma conta no my space com suas músicas e aparentemente, atualmente ele deixou de ser cancelado pelas novas gerações que curtem seu trabalho. 

Leia também: 
Wilson Simonal, faleceu aos 62 anos em São Paulo, no ano de 2000, ele e Tereza já não estavam mais juntos, na época do lançamento do filme ela tinha por volta de setenta anos, abaixo uma foto da Tereza real com o casal principal do filme. Ela faleceu em fevereiro de 2022. 



Caso você queira ver mais posts sobre filmes nacionais clique no link abaixo:

Comentários

  1. Ideia interessante essa de vocês, comentar as roupas de filmes. Vou me tornar uma leitora frequente, pois me interesso por moda , apesar de não ser do ramo. Mas, a ideia é realmente interessante. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Na página de Mapa do Site, temos todo o conteúdo de Figurinos separados por temas, caso queira saber mais sobre este assunto. Grata

      Excluir
  2. Quanto ao filme, nunca acreditei que Simonal tenha sido um delator. Ele não tem o tipo de quem faria uma coisa dessas. E, além disso, por que o faria? História completamente mal contada.
    Acabaram com a vida dele sem motivo algum. Adorava Simonal e continuo gostando. Quando bate a saudade, recorro ao You Tube.

    ResponderExcluir
  3. Tenho 70 anos
    Jamais vou esquecer como foi fenomenal esse Cara Simonal...🤗

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente