Figurino: Giuliana em Terra Nostra

E hoje relembraremos os figurinos da Giuliana (Ana Paula Arósio) da novela Terra Nostra (1999), que retratou o início da imigração italiana no Brasil, no final do século XIX, e curiosidades sobre este grande sucesso dos anos 90. 


Juliana (Ana Paula Arósio) em Terra Nostra

  • Novela Giuliana e Mateo

No final da década de noventa fomos apresentados ao grande sucesso Terra Nostra, que retratou os acontecimentos após o fim da escravidão no Brasil, os imigrantes italianos vieram em massa para o nosso país, após uma recessão tomar conta da Itália, inúmeras famílias resolveram tentar a sorte por aqui, elas vinham de navio (a viagem durava mais ou menos três meses) e já chegavam por aqui endividadas, uma vez que os gastos da viagem, mais moradia e comida, seriam cobrados pelos fazendeiros. 



Giuliana e Matteo em Terra Nostra



Fato interessante é que o navio usado para as primeiras cenas da novela é de 1940, as cenas foram gravadas na Inglaterra, na mesma cidade onde o famoso navio Titanic zarpou, vale lembrar que o icônico filme com Leonardo di Caprio e Kate Winslet é de 1997 e provavelmente serviu de referência para a novela, as cenas do casal Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda) no navio, são bem românticas e lembram o filme do James Cameron, o casal se conhece durante a viagem. Os pais da mocinha morrem vítimas da Peste Negra, ela e o Matteo se perdem no desembarque do navio. 

Uma das cenas mais marcantes é de uma passageira, que a filha é dada como morta, e nestes casos os corpos eram jogados no mar, para evitar contágio (quando a pessoa morria devido a peste) a mãe desesperada foge com a criança, quando os marinheiros tentam tirar a criança da mãe, esta começa a chorar, ela renasce.

Anos antes da novela o autor Benedito Rui Barbosa, escreveu a trama Os Imigrantes, nesta época ele recebeu uma carta, de uma senhora contando este fato e dizendo que a criança desta história era ela. 



lu grimaldi com bebê


Li no site Memória Globo, que o lenço também usado pela Giuliana virou hit da moda na época, para os figurinos dos italianos tecidos passaram por processo de envelhecimento. 

Detalhe o lenço provavelmente deveria ser usado para proteger do frio, por conta do trabalho da casa (para cozinhar talvez) ou da lavoura e não por estilo.


  • Figurino Giuliana (Ana Paula Arósio)


A época em que a novela é descrita é o final de XIX, ano de 1894, pelas roupas das personagens não italianas e pela presença de carruagens é possível percerber que a década de 1900 ainda não tinha começado. 

E basicamente o figurino da Giuliana e das demais italianas, são roupas simples, seguidas de xale, saia e blusa longa (primeiro de tudo a Itália é um país onde o frio é mais rigoroso) o cabelo solto e ausência de chapéu. 

Elas trabalhavam na lavoura, na casa, logo precisavam de roupas mais práticas, na verdade elas não tinham esta preocupação com moda, elas que costuravam as próprias roupas. Nas cenas abaixo temos uma foto de imigrantes reais e o figurino da Giuliana (Ana Paula Arósio). 



imigrantes italianas e giuliana em terra nostra



Os xales (aparecem no figurinos de quase todas as personagens femininas, até as de classe mais alta), provavelmente deveriam ser feitos em casa. O figurino da Giuliana (Ana Paula Arósio) não é muito rico, este look azul, aparece em quase todas as fotos que achei na internet, me recordo que após o casamento com o Marco Antônio, os looks dela ficaram mais sofisticados, porém não achei nenhuma foto desta fase. 

A imagem abaixo não tem boa qualidade, porém ela retrata bem o que seria a moda de 1894, figurino da mulher do Batista (Raul Cortez) e o que seria apenas uma vestimenta (look da Giuliana). 


Terra Nostra cena desembarque navio


Vocês podem ver a grande diferença das roupas e entender o porque na imagem abaixo, devido aos trabalhos domésticos que eram pesados, como lavar roupa no rio, como uma mulher com o figurino da senhora acima conseguiria larvar roupa? 


Praticidade era necessário no caso, das trabalhadoras isso também influenciava na diferença de vestimenta.


mulheres lavando roupa no rio


Na imagem abaixo vocês podem ver o figurino da Giuliana (Ana Paula Arósio) enquanto morava na casa do banqueiro Batista e na seguinte após sair desta, em certo momento ela descobre que seu filho está vivo e abandona o marido.



juliana em terra nostra



Só para vocês entenderem melhor, a família da Giuliana (Ana Paula Arósio) estava vindo encontrar o banqueiro Batista (Raul Cortez), amigo do pai da moça que ficou rico no Brasil e prometeu ajuda-los, ela é acolhida pela família dele e após descobrir estar grávida do Matteo (Thiago Lacerda) se casa com Marco Antônio, filho do Batista e da Janete, porém durante o parto Giuliana desmaia e a sogra, manda seu bebê para a roda dos enjeitados. Com o Marco Antônio ela tem uma menina (Ana).

Um detalhe do figurino dela que eu adorava na época é o camafeu que a acompanha na novela inteira praticamente. Na imagem abaixo ele fica mais nítido.

camafeu da juliana em terra nostra


As mulheres abandonavam as crianças em uma roda e tocavam um sino, as freiras resgatavam o bebê e o encaminhavam para adoção, Giuliana é informada que a criança morreu no parto. Matteo (Thiago Lacerda) por sua vez vai para a fazenda de café do Gumercindo (Antônio Fagundes) e casa-se com a Rosana (Carolina Kasting), filha do patrão. 


LEIA TAMBÉM: 



Juliana em terra nostra
Vestido de noiva em 1894


Na imagem abaixo uma passagem de tempo ocorre, o figurino da personagem está um pouco diferente, em certa parte da história ela vai morar com o Matteo, descobre que seu filho foi adotado pela espanhola Hortência (Claudia Raia).

Um fato muito criticado na época era o número de personagens que ficavam grávidas, realmente naquela época as mulheres tinham muitos filhos, outro fato é que a principio a novela teria várias fases, a vinda dos imigrantes seria apenas uma delas, com o sucesso da trama isso nunca aconteceu.


O autor Benedito Rui Barbosa, cogitou fazer uma continuação (outra novela) que seria Terra Nostra 2, com os descendentes dos personagens (provavelmente as crianças crescidas), porém a idéia foi descartada. Nos anos 2000 ele escreveu Esperança, outra trama (diferente) sobre italianos porém durante a crise de 1929.


 
Ana Paula Arósio em Terra Nostra


Esta foi a primeira novela da atriz Ana Paula Arósio na Globo, em 2010 após sair do elenco de Insensato Coração ela rescindiu o contrato com a emissora e deixou a carreira de atriz, chegou a fazer alguns papéis no cinema, porém abandonou as novelas sumindo da mídia.

Comentários

  1. Já que essa trama agora está no globoplay podia fazer um post sobre a Janete a esposa do Francesco que mais tarde se torna sogra da Giuliana ela era bem má mas meu tipo de má favorita eleganterrima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jose. Caso consiga imagens falarei mais sobre a novela por aqui, obrigada!

      Excluir
  2. Adorei, todo o figurino da novela.
    Ou Eu não fosse uma amante da antiguidade.
    Parabéns aos que pesquisaram e confeccionaram todas as roupas, com os minimos detalhaes !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente