Figurino: Rainha Enlila e Rei Gênesis

 E hoje falaremos sobre os figurinos da rainha Geme Enlila (Maria Joana) e do rei Ibi Sim (Felipe Roque) na novela Gênesis da Record e curiosidades sobre o povo de Ur dos Caldeus. 


Rainha Enlila e Rei Ibi Sim



  • Rainha Geme Enlila (Maria Joana) 


Apesar da novela chamá-la apenas de Enlila seu nome era Geme Enlila, existem relatos arqueológicos sobre sua existência porém nada sobre sua origem ou paradeiro, o rei Ibi Sim (Felipe Roque) foi o último governante de Ur, sabe-se que ele foi levado para fora da cidade e morto, porém aonde está sepultado e que fim teve sua esposa ? Não há relatos arqueológicos sobre isso. 


Vestido marrom da rainha Enlila



Como mencionamos na matéria que fizemos sobre As Coroas e Jóias da Enlila (Maria Joana), um cemitério real foi encontrado nos anos vinte por uma equipe de arqueólogos e através deste é possível saber um pouco sobre os monarcas da cidade, praticamente todo o conhecimento que a arqueologia tem sobre Ur dos Caldeus é baseado nas peças que foram encontradas neste lugar. 


vestido marro com franjas rainha em gênesis



Neste cemitério encontraram 16 tumbas reais, entre estas de uma rainha chamada Puabi (existem dúvidas se ela era rainha ou sacerdotisa) porém a certeza que a arqueologia tem é que Puabi era uma nobre, que viveu antes do reinado de Ibi Sim. 

Acredita-se que ela era filha do rei da cidade e que tenha herdado o trono, outros dizem que ela seria uma princesa Acadiana, que poderia ter ficado viúva logo se tornado rainha, o que se sabe é que provavelmente Puabi foi a primeira mulher a governar uma civilização.



vestido branco com franjas



Provavelmente as jóias que estamos vendo na novela Gênesis da rainha Enlila (Maria Joana) e da Nadi (Camila Rodrigues) foram feitas com referências nos enfeites encontrados na tumba de Puabi. 

Pois assim como os Egípcios o povo de Ur acreditava na vida após a morte e quando esta soberana morreu, levou consigo riquezas, um carro de boi (com os animais) e vários servos que teriam tomado veneno para segui-la na vida pós a morte. 

Abaixo são estátuas encontradas em escavações arqueológicas, que representam a figura feminina da mulher suméria, ou seja, não apenas em Ur mas na cidades vizinhas.

 O cabelo alto seria um coque e não uma coroa e a segunda e terceira imagem representam roupas feitas com lã. 


Estátuas da cidade de Ur
Estátuas de Ur dos Caldeus rainha Puabi


  • Penteado Rainha Enlila  

O penteado da Rainha na cena do casamento de Ibi Sim (Felipe Roque) com a deusa Nâna (que seria a Lua) também é histórico, o nome deste seria "Polo" e este tipo de coque somente poderia ser usado por nobres, principalmente em ocasiões especiais. Se não me engano até o momento apenas Enlila (Maria Joana) usou este penteado. 

Na imagem abaixo vocês estão vendo a foto da novela e ao lado uma ilustração da rainha Puabi, abaixo a estátua de pedra seria esta rainha com o coque. 


pentedo rainha enlila em gênesis
Rainha Enlila na novela ao lado ilustração de Puabi e estátua da mesma

  • Figurino Ibi Sim (Felipe Roque)

Na novela é representado que devido a falha do rei, ao não consumar o casamento com Nãna a cidade seria punida.

Porém o Povo de Ur enfrentou uma constante batalha (real) em unificar seu império, pois inúmeras cidades ao longo do reinado da família de Ibi Sim se rebelaram contra o rei querendo independência, na verdade os Amoreus (vilões que tentaram invadir a cidade disfarçados na novela) tentaram durante 100 anos invadir e tomar a Mesopotâmia (atualmente sul do Iraque), e este fato ocorre durante o reinado de Ibi Sim. 

A cidade de Ur dos Caldeus localizava-se na região da Mesopotâmia onde encontra-se os rios Tigre e Eufrates, atualmente onde está o Iraque (Bagdá) e a cidade pertencia ao povo Sumério, um dos povos mais antigos, surgiram por volta de 3.500 a.c. A suméria era uma região onde encontrava-se inúmeras cidades-estados. 

O homem que derrotou Ibi Sim seria Rim Sim de Larsa, depois este seria derrotado por Hamurabi e a região onde localizava-se a extinta Ur viraria parte do império Babilônico, lembram do Nabucodonossor, um dos principais rei da Babilônia a história deste povo já foi pauta de novela da Record, O rico e o Lázaro. 



Rei Ibi Sim (Felipe Roque)



Na novela o casal é pai de Dinin Sim (Rafael Gevú), não encontramos indícios sobre a origem deste personagem, porém é fato que Ibbi Sim tinha uma filha que era alta sacerdotisa da cidade, após sua derrota ela continuou com o cargo até sua morte. Logo ela não foi morta pelos novos governantes como ocorreu com Dnin Sim. 

De acordo com pesquisas descobrimos que a lã, era muita usada nas vestimentas masculinas deste povo, antes do uso da túnica. 


Ur dos caldeus como se vestiam



LEIA TAMBÉM:


O figurino abaixo seria a representação mais próxima da novela a vestimenta antiga deste deste povo. 


Comentários

Novidades:

Siga a gente