Um só Coração: Yolanda | Anos 20 Acessórios

E hoje falaremos um pouco sobre moda e estilo nos anos vinte, através da personagem Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) em Um só Coração, relembre os acessórios de cabelo e joias da protagonista. 


Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio)

  • Um só Coração 
Em 2004, em comemoração aos 450 anos de São Paulo a Globo lançou a minissérie Um só Coração, que retratou o crescimento da cidade e acontecimentos históricos dos anos 20 até 1950. 

Entre os fatos apresentados consta a semana de 1922, que este mês completou cem anos, a protagonista Yolanda Penteado também é uma personagem histórica, nascida em uma família de barões de café e descendente de um bandeirante (os primeiros estrangeiros a chegarem em terras brasileiras), em São Paulo as famílias mais antigas são chamadas de "Quatrocentonas". 

A trama começa em 1922, Yolanda (Ana Paula Arósio) então com vinte anos se apaixona pelo jovem comunista Martin (Erik Marmo) no caso o personagem seria fictício e representaria o movimento político da época.

E a história dos modernistas como Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Anitta Malfatti também foi retratada, desde a organização da famosa semana até a amizade do grupo. 

Yolanda Penteado

Primeiro Capítulo: Faixa de pérola

Logo no primeiro capítulo há uma apresentação teatral na casa do senador Freitas Valle, cujo a protagonista participa, durante uma das cenas Yolanda (Ana Paula Arósio) usa uma faixa na cabeça, reparem que há uma pequena pérola nesta, esta pedra aparece em outros enfeites de cabelo da protagonista.

O mesmo foi feito no figurino da Blair Waldorf de Gossip Girl, há rumores que a faixa na cabeça (uma das características) do estilo da personagem, seria para simbolizar uma coroa. 


Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio)


A seguir algumas imagens de mulheres da época, com acessórios:




Chapéu Cloche

Uma das grandes características dos anos 20, são a mudança dos chapéus que já eram usados nas décadas anteriores, mas durante este período passaram a ser menores. 

Há quem diga que um dos principais motivos seria a chegada do automóvel, uma vez que os modelos usados na década de 1910, não eram tão práticos, ficava difícil entrar e sair de chapéu dos carros da época. 




Durante a minissérie Yolanda usa inúmeros chapéus estilo Cloche  (o modelo mais comum era feito de feltro), este surgiu nos anos vinte e teve inúmeras variações até a década de trinta, durante o decorrer dos anos 20 os chapéus começaram a ficar maiores.




Tiara - Semana de 1922 

Não existem registros (fotos, anotações em diários) que comprovem a presença da verdadeira Yolanda, na Semana de 1922, porém também não há nada que possa provar que ela não compareceu ao evento. 

Na minissérie ela assiste as apresentações da Semana de Arte Moderna em um maravilhoso vestido, acompanhado de uma coroa e essa não é a única peça que a protagonista usará ao longo da trama. 

Supostamente este acessório serviria para apresentar Yolanda ao público como uma princesinha do café (o que ela realmente era), a joia acrescenta ao visual da personagem um ar de realeza e reparem a presença de pérolas nesta.


Yolanda Penteado na semana de arte moderna


Chapéu de Noiva ?

Aparentemente seu vestido de noiva contempla uma espécie de chapéu onde o véu ficou preso. 

Sabemos que seu look de casamento foi feito em um Ateliê em Paris. Reparem que novamente há a presença de pérolas. 


Yolanda Penteado de noiva e ao lado Ana Paula Arósio
Yolanda em seu casamento e ao lado na minissérie


A imagem abaixo temos um chapéu que remete ao mesmo formato do usado por Yolanda no dia de seu casamento. 

Vale lembrar que seu primeiro marido Jaime da Silva Telles, não foi retratado na minissérie ela casa-se com o Fernão Queiroz (Herson Capri), personagem fictício. 


Anos 20 enfeite de cabelo


Após a vida de casada, a protagonista aparece com um colar de pérolas, a peça virou tendência na época devido a Coco Chanel, ela teria tido um relacionamento com o Dimitri Romanov, primo do último rei da Rússia Nicolau II e ele teria apresentado a estilista ao mundo da joalheria. 



Baile de Carnaval - Tiara

Os bailes de Carnaval, eram comuns antigamente  Yolanda era adepta destes eventos, na cena da imagem a seguir, ela acaba perdendo sua coroa no meio da festa e quem a encontrará será o italiano Cicillo Matarazzo (Edson Celulari), que a devolverá para Yolanda no ano seguinte. 

Como na época não existia divórcio no Brasil, o casal se casa no México (na verdade uma espécie de contrato de união estável é feito), porém Yolanda não tinha em seu nome o sobrenome Matarazzo assim mesmo, alguns jornais da época se referem a ela como Yolanda Penteado Matarazzo, em consideração. 


LEIA TAMBÉM: 

Coroa Yolanda Penteado


A imagem de abertura do post por sua vez, foi usada na cada do CD de Um só Coração, sim durante décadas a Globo, lançou discos com a trilha sonora das novelas, hoje o produto não existe mais. 

Por mais que esta minissérie tenha figurinos impecáveis há muito pouco conteúdo sobre Um só coração na internet, falar sobre este tema sempre é uma grata lembrança. 

Comentários

  1. Muito boa! essa personagem amava, como faço para entrar em contato com o dobo do blogguer? não achei o e-mail de vocês

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente