Moda Anos 20: Colar de Pérolas origem

 E hoje comentaremos brevemente sobre um hit da década de vinte, o colar de pérolas e a história que levou este a virar tendência da época. 


mulher anos 20 com colar na mão


Sociedade anos 20

Anteriormente fizemos inúmeras postagens falando sobre novelas, filmes e a moda dos anos vinte que retrata a influencia do feminismo, afinal roupa e sociedade andam juntas. Vale lembrar que este movimento começou ainda em 1910 com a busca pelo voto feminino, que se tornaria realidade nos anos 30. 

Então a moda desta década é totalmente oposta a da anterior (1910) e não é difícil você encontrar um look desta época com um colar de pérolas.


mulheres em 1910 e ao lado em 1920
Mulheres em 1910 e em 1920

 
Gabriele Chanel, mais conhecida como Coco foi um dos maiores nomes da história da moda e principalmente dos anos vinte, ela trouxe liberdade e conforto ao guarda roupa feminino e também as pérolas. 

Chanel tinha uma origem humilde, deixada em um orfanato pelo pai após a morte da mãe, toda referência dela de luxo e joalheria foi adquirida após a vida adulta e principalmente devido a seus relacionamentos.  

Dimitri e Coco Chanel

Nos anos vinte após a revolução Russa, muitos nobres deste país e integrantes da família Romanov (sobreviventes), migraram para Paris, fugindo do novo governo, entre eles o jovem Dimitri Palovitch, ele era primo de segundo grau do Czar Nicolau II e foi um dos responsáveis pela morte do Rasputin. 


Coco chanel e Dimitri Romanov
Chanel e Dimitri Romanov


Para quem não sabe o único herdeiro do trono russo o czarevith Alexei Romanov tinha hemofilia e na época não havia tratamento, logo Rasputin foi um curandeiro que era visto pela família real como a única pessoa capaz de salvar o menino da morte.

Abaixo uma foto do Alexei (que era o único menino, logo herdeiro do trono) ao lado de sua mãe Alexandra. Reparem a presença do colar de pérolas. 


Alexei e a Czarina Alexanda
Alexei e Alexandra 


Porém Rasputin começou a ter influencia sobre os assuntos políticos da Rússia, logo Dimitri junto com outros nomes arquitetaram a sua morte. 

E por conta disso foram banidos da Rússia, um ano antes da Revolução que levaria o Czar Nicolau II e sua família a serem mortos.

Devido a esta história Dimitri sobreviveu a Revolução Russa e foi morar em Paris, lá ele conheceu Coco Chanel e a apresentou a joalheria da família real, inclusive as pérolas. A estilista teria sido presenteada com um colar que pertencera a mãe de Dimitri. 

A bailarina Matilda em sua biografia Imperial Dancer, descrevera que Dimitri havia tido uma decepção amorosa com Chanel, mas não encontrei informações sobre o que realmente aconteceu entre os dois. 

Irmãs Romanovs 

As pérolas tinham uma presença na vida dos Romanovs, as filhas de Nicolau II, Olga, Tatiana, Maria e Anastasia ganhavam a cada aniversário uma pérola, assim quando adolescentes teriam "pedras" suficientes para formar um colar. 

Abaixo temos a imagem da Anastasia Romanov, a mais famosas das Grã Duquesas, havia uma lenda na Rússia pós revolução sobre a possível possibilidade dela ter sobrevivido ao triste destino da família. 


Anastasia Romanov
Anastasia Romanov


Em 1997 o filme infantil Anastasia, baseado nesta lenda foi lançado neste em uma das cenas, temos a protagonista Anya recebendo de uma das irmãs seu colar de pérolas. 

Aliás fizemos um post sobre a presença da joalheria Russa neste filme. 

LEIA TAMBÉM:



cena do filme anastasia baile


Dimitri chegou a ser pretendente de Olga, filha mais velha do Czar Nicolau II, existe a teoria (nunca confirmada por biógrafos) que eles chegaram a ser noivos, mas que a moça desistiu do casamento, outros dizem que ele teria sido apenas uma opção a marido, o fato é que Olga não quis se casar com ele. 

Além do fato de alguns rumores sobre a vida pessoal de Dimitri, fizeram o Czar e sua esposa Alexandra a aceitarem a vontade da filha.  

Vale lembrar que o Dimitri era primo distante das meninas, logo as pérolas que ele presenteou a Chanel eram dele (herança da mãe) e não das irmãs. 

Na minissérie Um só Coração (2004), a personagem Yolanda Penteado usava vários acessórios em pérolas, caso queira ver mais referências sobre os anos vinte.

Comentários

Novidades:

Siga a gente