Anos 90: Filmes de Bruxas

Em tempos de Halloween vamos relembrar filmes sobre Bruxas que fizeram sucesso nos anos 90. 

É fato que o tema Halloween, Bruxas, Fantasmas teve uma atenção especial nesta década, com ótimas histórias que você acompanhará por aqui. 



  • Convenção das Bruxas (The Witches, 1990) 

Foi lançado em 1990, narra a história de um grupo de feiticeiras que marcam uma reunião em um hotel, o menino bisbilhoteiro Luke (Jasen Fisher) acaba transformado em um rato, detalhe que nos últimos anos um filme do Lucas Neto, que tem um hotel e um ratinho como protagonista (o Lucas acaba transformado neste também) foi lançado. 




O que mais chama a atenção em Convenção das Bruxas é a caracterização das personagens, vale lembrar que a computação gráfica daria seus primeiros passos ao decorrer dos anos noventa, no caso o rosto da bruxa líder foi feito através de maquiagem  (levando cerca de 8 horas para ficar pronto). 
 
Em 2020 esta história ganhou um remake com a Anne Hathaway (a mocinha do Diabo Veste Prada) como bruxa protagonista. Mas hoje em dia o uso de efeitos especiais para transformar pessoas é tão comum que ninguém se pergunta como foi feito. 

O filme foi baseado em um livro do escritor Roald Dahl também autor da história que deu origem ao filme Matilda (também lançado nesta mesma década). 

E sim pessoal Convenção das Bruxas era considerado uma história infantil mesmo tendo esta criatura da imagem abaixo.


 

  • Jovens Bruxas (1996)

No filme somos apresentados a Sarah (Robin Tunney) uma jovem órfã de mãe que muda de cidade e consequentemente também para uma escola nova e ela  entra para um grupo de amigas que decidem fazer um ritual para adquirir poderes, mas uma dela acaba tendo atitudes que fogem do controle, causando um confronto com a Sarah que representaria a magia boa enquanto sua ex-amiga Nancy (Fairuza Balk) representaria a magia má. 




Este filme também ganhou uma nova versão (porém a história é diferente logo não é um remake) lançada em 2020. 

E nós também já falamos sobre os figurinos de Jovens Bruxas por aqui

  • Da Magia a Sedução (Pratical Magic, 1998)

Baseado no livro de mesmo nome, a história narra a vida das irmãs Owen  em uma cidade do interior, onde as mulheres desta família sofrem uma maldição, todo homem que se apaixona por uma delas morrerá. 




Gillian (Nicole Kidman) acidentalmente mata um homem que acaba de conhecer e qual ela começa um relacionamento, com ajuda da irmã Sally (Sandra Bullock) elas tentam trazê-lo de volta a vida e o transformam em um Zumbi que atormentará a vida delas. Mas não precisa se assustar, o filme é uma mistura de romance, com conceitos que lembram a religião Wica, logo não é um filme de terror. 

E vale lembrar que já falamos por aqui sobre o Figurino das irmãs Owen e também sobre a decoração da casa onde elas moravam. 

  • A Bruxa de Blair (1999)

Este último é um filme de suspense e terror, diferente dos demais que são mais leves, conta a história de três jovens que decidem fazer um documentário (seria um trabalho de faculdade) sobre a lenda da Bruxa de Blair, logo eles decidem entrar na floresta para fazer filmagens e desaparecem misteriosamente. 

Um ano depois uma fita é encontrada nas ruinas de uma casa (seria a filmagem feita por eles durante os dias que estiveram perdidos na Floresta) e fugindo de algo que nem eles sabiam explicar. 




O filme segue o estilo que hoje conhecemos como "Vlog" filmar sua rotina ou bastidores de algum momento e acredite isso na época era novidade. 

Fez tanto sucesso que na época algumas pessoas foram atrás dos jovens perdidos, sem saber que eram atores e toda a história se tratava apenas de um filme. 

Referências: 

Comentários

Novidades:

Siga a gente