terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Maricy Trussardi vestido de noiva

Hoje falaremos sobre um vestido de noiva que tem muita história e faz parte da história da moda brasileira de certa forma. Maricy Trussardi é uma senhora matriarca de uma família tradicional saiba mais  sobre ela e a importância do figurino que usou em seu casamento nos anos 50. 


Maricy Trussardi, vestido de noiva anos 50
Maricy Trussardi, vestido de noiva anos 50



No post que fizemos sobre o estilista Dener Pamplona, mencionamos que nos anos 50 até final dos 60 as roupas eram feitas em costureiras e Ateliers (na novela Eta Mundo Bom isso foi mostrado a trama se passava na década de 40). 

Na década de cinquenta os famosos anos dourados a Casa Canadá Deluxe era um dos mais importantes Ateliers de moda do Rio de Janeiro (o próprio Dener começou sua carreira lá). 


Casa Canada Deluxe, moda anos 50
Casa Canada Deluxe, atelie anos 50


Este lugar foi responsável pela criação do vestido de noiva da Maricy Trussardi em seu casamento com Romeu Trussardi, essa família foi fundadora e dona de uma tecelagem eles eram industriais (ainda devem ser apesar da indústria que levava o sobrenome ter sido vendida alguns anos). 


Maricy Trussardi vestido de noiva anos 50
Maricy Trussardi vestido de noiva anos 50


O vestido dela seguia a moda da época, as mulheres eram princesas no dia de seus casamentos, o figurino da jovem Maricy (Maria da Conceição Aparecida) tinha uma série de bordados coloridos na saia, aí está a importância do seu look

Este fora um dos primeiros vestidos coloridos, o que não era comum para época, o look dela lembra um pouco o usado pela Grace Kelly em seu casamento (a atriz se casou anos depois logo não há ligação entre eles).

Mas a história não para por aí nos anos 70 uma das filhas deste casal Glória se casou com um modelito feito pelo Dener Pamplona e ela quis provavelmente homenagear a mãe e o figurino dela também tinha bordados coloridos. 


vestido de noiva de Dener Pamplona
Gloria Severiano Ribeiro casamento, vestido de noiva de Dener Pamplona


E em 2012 como a maioria das fashionistas deve se lembrar uma das netas da dona Maricy que é blogueira e it Girl a Lala, fez seu vestido de noiva com referencia no modelo usado por sua avó e os bordados do figurino da Glória (sua tia) é como se este vestido renascesse e junto com ele as histórias (da Casa Canadá e Dener) também. Abaixo foto do vestido usado pela Lala. 


vestido lala
Vestido de noiva Blogueira

Provavelmente vocês devem estar se perguntando que fim teve este vestido de noiva? Na época havia o costume das moças após se casarem reformarem seus figurinos de casamento eles eram transformados em looks de festa. 

Aliás no post que fizemos sobre a minissérie Nada Será como antes (tem alguns vestidos de noite dos anos 50).


Maricy Trussardi vestido de noiva museu
Maricy Trussardi vestido de noiva atualmente


E foi o que aconteceu o figurino da Maricy foi reformado e fará parte do  Museu de Moda do Rio de Janeiro que está previsto a ser inaugurado em 2018. Daí surgiu a idéia de escrever este post, também para mencionar a importância deste lugar, que será o primeiro museu do país apenas dedicado a este assunto. 

Leia também: 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.