Maricy Trussardi vestido de noiva
Hoje falaremos sobre um vestido de noiva que tem muita história e faz parte da história da moda brasileira de certa forma.
Maricy Trussardi foi a matriarca de uma família tradicional saiba mais sobre ela e a importância do figurino que usou em seu casamento nos anos 50.
Maricy Trussardi, vestido de noiva anos 50 |
No post que fizemos sobre o estilista Dener Pamplona, mencionamos que nos anos 50 até final dos 60 as roupas eram feitas em costureiras e Ateliers (na novela Eta Mundo Bom isso foi mostrado a trama se passava na década de 40).
Na década de cinquenta os famosos anos dourados a Casa Canadá Deluxe era um dos mais importantes Ateliers de moda do Rio de Janeiro (o próprio Dener começou sua carreira lá).
Casa Canada Deluxe, atelie anos 50 |
Este lugar foi responsável pela criação do vestido de noiva da Maricy Trussardi em seu casamento com Romeu Trussardi, essa família foi fundadora e dona de uma tecelagem e industriais (a indústria que levará o sobrenome foi vendida há alguns anos).
Maricy Trussardi vestido de noiva anos 50 |
O vestido dela seguia a moda da época, as mulheres eram princesas no dia de seus casamentos, o figurino da jovem Maricy (Maria da Conceição Aparecida) tinha uma série de bordados coloridos na saia, aí está a importância do seu look.
Este fora um dos primeiros vestidos coloridos, o que não era comum para época, o look dela lembra um pouco o usado pela Grace Kelly em seu casamento (a atriz se casou anos depois logo não há ligação entre eles).
Porém o look do filme A noviça Rebelde também tem suas semelhanças com o vestido da dona Maricy, ela se casou em 1954 e o filme é de 1965, logo também não poderia ser uma referência para o look dela.
Mas a história não para por aí nos anos 70 uma de suas filhas, Glória se casou com um modelito feito Dener Pamplona e como forma de homenagear a mãe seu vestido também tinha bordados coloridos.
Gloria Severiano Ribeiro casamento, vestido de noiva de Dener Pamplona |
E em 2012 como a maioria das fashionistas deve se lembrar uma das netas da dona Maricy que na época era blogueira e it Girl, fez seu vestido de noiva com referencia no modelo usado por sua avó e os bordados do figurino da Glória (sua tia) é como se este vestido renascesse e junto com ele as histórias (da Casa Canadá e do Dener) também.
Abaixo foto do vestido usado pela Lala (já fizemos um post sobre ela por aqui ).
Vestido de noiva Blogueira |
Provavelmente vocês devem estar se perguntando que fim teve este vestido de noiva?
Na época havia o costume das moças após se casarem reformarem seus figurinos de casamento eles eram transformados em looks de festa.
Aliás no post que fizemos sobre a minissérie Nada Será como antes (tem alguns vestidos de noite dos anos 50).
Aliás no post que fizemos sobre a minissérie Nada Será como antes (tem alguns vestidos de noite dos anos 50).
Maricy Trussardi vestido de noiva atualmente |
E foi o que aconteceu o figurino da Maricy foi reformado e fará parte do Museu de Moda do Rio de Janeiro que está previsto a ser inaugurado em 2018.
Daí surgiu a idéia de escrever este post, também para mencionar a importância deste lugar, que será o primeiro museu do país apenas dedicado a este assunto.
Em janeiro de 2022, Dona Maricy faleceu aos 86 anos, mas seu legado de fé, família e alegria continuam, em sua homenagem fizemos um post sobre sua biografia.
* Texto atualizado em fev. 2022
Leia também:
Quanta riqueza de detalhes, obrigada pelas informações!
ResponderExcluirVocês sabem dizer onde posso encontrar mais fotos dos vestidos e com quem eu poderia falar para saber mais sobre a família Trussardi?
Muito obrigada!!
Oi, Carla. A dona Maricy faleceu no início deste ano mas seu instagram continua ativo, talvez lá você encontre mais fotos, sei que na época do casamento uma revista chamada O cruzeiro publicou uma matéria sobre este, caso você consiga este exemplar também deverá ter mais fotos.
ExcluirSobre a família Trussardi, sei que o marido dela Romeu chegou a publicar um livro, onde falava sobre sua vida neste imagino que tenha mais detalhes sobre a família. Não tenho contato com eles, escrevi o post através de pesquisas na internet.