Maricy Trussardi vestido de noiva

Hoje falaremos sobre um vestido de noiva que tem muita história e faz parte da história da moda brasileira de certa forma. 

Maricy Trussardi foi a matriarca de uma família tradicional saiba mais  sobre ela e a importância do figurino que usou em seu casamento nos anos 50. 


Maricy Trussardi, vestido de noiva anos 50
Maricy Trussardi, vestido de noiva anos 50



No post que fizemos sobre o estilista Dener Pamplona, mencionamos que nos anos 50 até final dos 60 as roupas eram feitas em costureiras e Ateliers (na novela Eta Mundo Bom isso foi mostrado a trama se passava na década de 40). 

Na década de cinquenta os famosos anos dourados a Casa Canadá Deluxe era um dos mais importantes Ateliers de moda do Rio de Janeiro (o próprio Dener começou sua carreira lá). 


Casa Canada Deluxe, moda anos 50
Casa Canada Deluxe, atelie anos 50


Este lugar foi responsável pela criação do vestido de noiva da Maricy Trussardi em seu casamento com Romeu Trussardi, essa família foi fundadora e dona de uma tecelagem e industriais (a indústria que levará o sobrenome foi vendida alguns anos). 


Maricy Trussardi vestido de noiva anos 50
Maricy Trussardi vestido de noiva anos 50


O vestido dela seguia a moda da época, as mulheres eram princesas no dia de seus casamentos, o figurino da jovem Maricy (Maria da Conceição Aparecida) tinha uma série de bordados coloridos na saia, aí está a importância do seu look

Este fora um dos primeiros vestidos coloridos, o que não era comum para época, o look dela lembra um pouco o usado pela Grace Kelly em seu casamento (a atriz se casou anos depois logo não há ligação entre eles). 

Porém o look do filme A noviça Rebelde também tem suas semelhanças com o vestido da dona Maricy, ela se casou em 1954 e o filme é de 1965, logo também não poderia ser uma referência para o look dela. 


vestido de noiva 1965


Mas a história não para por aí nos anos 70 uma de suas filhas, Glória se casou com um modelito feito Dener Pamplona e como forma de homenagear a mãe seu vestido também tinha bordados coloridos. 


vestido de noiva de Dener Pamplona
Gloria Severiano Ribeiro casamento, vestido de noiva de Dener Pamplona


E em 2012 como a maioria das fashionistas deve se lembrar uma das netas da dona Maricy que na época era blogueira e it Girl, fez seu vestido de noiva com referencia no modelo usado por sua avó e os bordados do figurino da Glória (sua tia) é como se este vestido renascesse e junto com ele as histórias (da Casa Canadá e do Dener) também. 

Abaixo foto do vestido usado pela Lala (já fizemos um post sobre ela por aqui ). 


vestido lala
Vestido de noiva Blogueira

Provavelmente vocês devem estar se perguntando que fim teve este vestido de noiva? 

Na época havia o costume das moças após se casarem reformarem seus figurinos de casamento eles eram transformados em looks de festa. 

Aliás no post que fizemos sobre a minissérie Nada Será como antes (tem alguns vestidos de noite dos anos 50).


Maricy Trussardi vestido de noiva museu
Maricy Trussardi vestido de noiva atualmente


E foi o que aconteceu o figurino da Maricy foi reformado e fará parte do  Museu de Moda do Rio de Janeiro que está previsto a ser inaugurado em 2018. 

Daí surgiu a idéia de escrever este post, também para mencionar a importância deste lugar, que será o primeiro museu do país apenas dedicado a este assunto. 

Em janeiro de 2022, Dona Maricy faleceu aos 86 anos, mas seu legado de fé, família e alegria continuam, em sua homenagem fizemos um post sobre sua biografia. 

* Texto atualizado em fev. 2022

Leia também: 

Comentários

  1. Quanta riqueza de detalhes, obrigada pelas informações!

    Vocês sabem dizer onde posso encontrar mais fotos dos vestidos e com quem eu poderia falar para saber mais sobre a família Trussardi?

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla. A dona Maricy faleceu no início deste ano mas seu instagram continua ativo, talvez lá você encontre mais fotos, sei que na época do casamento uma revista chamada O cruzeiro publicou uma matéria sobre este, caso você consiga este exemplar também deverá ter mais fotos.

      Sobre a família Trussardi, sei que o marido dela Romeu chegou a publicar um livro, onde falava sobre sua vida neste imagino que tenha mais detalhes sobre a família. Não tenho contato com eles, escrevi o post através de pesquisas na internet.

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário só ficará visível na página após ser aprovado. Deixe sua pergunta, sempre respondemos nossos leitores.

Novidades:

Siga a gente