Frida Khalo: Penteados do filme

Hoje mostrarei os penteados e acessórios (brincos, flores no cabelo) da pintora Frida Kahlo, no filme Frida (2002) e em fotos reais da mesma, se você tem interesse em conhecer um pouco sobre a cultura Mexicana, vale a pena ler este post. 



Salma Hayak no filme Frida, com penteado mexicano

Anteriormente fizemos um post sobre os figurinos da famosa pintora neste mesmo filme, hoje o foco é como os maravilhosos penteados com flores de Frida foram retratados nesta história. 

Há quase vinte anos em 2002 fomos apresentados ao filme biográfico Frida, que narra a trajetória da famosa pintora desde sua adolescência até seus últimos dias (vale a pena assistir). A história tem início em 1922, logo vemos uma protagonista um tanto espevitada para época, com cabelo curto (moda dos anos 20) porém bem bagunçado. 



Frida Kahlo em 1922 no filme
Frida (Salma Hayak) em 1922

Uma forma de ver o quanto a Frida (Salma Hayak) tinha uma personalidade forte e única, o quanto ela não estava nem aí para as convenções da época para as mulheres é comparando o visual dela com o da irmã Cristina (Mia Maestro). 

Abaixo o penteado da irmã da Frida, também nos anos vinte este cabelo mais curto chamava-se La garcioniere , garçom em francês significa rapaz, homem jovem, os anos vinte foram marcados pelo feminismo logo os cabelos mais curtos e a mudança nas roupas deve-se a isso, no post Feminismo e moda falamos sobre essa fase. 



Filme Frida foto de Cristina Kahlo
Cabelo anos 20 no méxico, Cristian (Mia Maestro)

Após um grave acidente que a deixou por meses entravada em uma cama, vemos Frida (Salma Hayak) com o cabelo mais comprido, geralmente no cinema quando há uma mudança de comprimento do cabelo de um personagem, serve para indicar passagem de tempo. 

Então nessa cena vemos a protagonista com uma trança em forma de circulo, que começa de um lado da cabeça e termina do outro. 



Frida Kahlo (Salma Hayak) e ao lado foto real
Frida Kahlo no Filme e ao lado foto real 


O filme recebeu na época seis indicações ao Oscar entre estas Melhor Atriz, Melhor direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor História Original e Melhor Música (Venceu), Melhor Maquiagem (Venceu). 


Frida Kahlo Foto real e cena do filme
Frida Kahlo foto real e ao lado no filme 


Após se casar com o pintor Diego Rivera, ela passa a ter um pouco mais de vaidade (no filme) em um documentário vi que a pedido de Diego, Frida passa a usar roupas típicas do méxico, na época as mulheres usavam figurinos da moda daquele tempo (os looks da Cristina mostram isso, ela por sua vez segue o estilo convencional da época). Abaixo o penteado de casamento dela, que no final das contas não foi usado. 


Frida (Salma Hayak) noiva no filme
Casamento Frida Khalo e Diego Rivera no filme 


Por mais que o penteado com flores, no cabelo e trança no alto da cabeça seja um dos mais famosos, ao se pensar no nome dessa artista. No filme na maioria das cenas cotidianas, talvez para passar a sensação de dia a dia vemos frida apenas com as fitas no cabelo. 



Cena do Filme Frida
Filme Frida (2002)

As tão amadas flores, aparecem na maioria das fotos reais (primeira imagem) que pesquisei, porém no filme, não são tão presentes. 



Frida Kahlo penteado flores foto e fillme
Foto real e ao lado cena do filme Frida 


Abaixo a clássica foto da pintora para a Revista Vogue Paris, na época ela estava exibindo seus quadros na cidade, após separar se do Diego. 


Frida Kahlo foto real e filme
Frida Khalo Foto real e filme 

Um penteado que eu encontrei em inúmeras fotos reais da pintora é este coque, com tranças altas no meio da cabeça, em alguns retratos ela o usa sem flores e outros com estas, no filme este penteado não foi usado.


Frida Kahlo foto real


Espero que vocês tenham gostado, pois este tipo de post é super difícil de fazer (requer muita pesquisa), em breve falaremos mais sobre a Frida e seu estilo por aqui. 


Leia também: 





Comentários

Novidades:

Siga a gente