Figurino: Selena filme (1997)

 E hoje mostraremos os figurinos do filme Selena (1997) que conta a trajetória da cantora Selena Quintanilla (Jennifer Lopez), venha se emocionar com esta história de sonhos e superação, também iremos relembrar a moda dos anos 90.


Selena com look roxo no filme



Anteriormente fizemos um post completo sobre a biografia da Selena, hoje focaremos na história apresentada no filme. 


Selena Quintanilla 


Em 1995 após a morte de sua filha Abraham Quintanilla, foi para Hollywood procurar um estúdio que estivesse disposto a contar a história da jovem.

 Selena era uma cantora americana, de música Tejana um estilo que faz parte da cultura do Texas. Ela cantava desde criança, junto com seus irmãos e vinha de uma família de descendência mexicana.  

Em 1994 após ganhar um Grammy, Selena estava prestes a gravar seu primeiro disco em inglês, ou seja, ela deixaria de ser uma cantora famosa em uma região específica, para ser conhecida em todo os EUA. 

No início de 1995, enquanto ela gravava seu tão sonhado disco americano e se preparava para a turnê deste, ela foi assassinada pela sua amiga e ex-funcionária Yolanda Saldivar, a mesma também era presidente de seu fã clube. 

O filme apresenta Selena (Jennifer Lopez) , partindo do ponto que o espectador poderia não conhecê-la, logo 26 anos depois se você assisti-lo entenderá toda a trajetória da cantora desde a infância, incentivada pelo pai que tentou ter uma banda quando jovem e não obteve extremo sucesso até os dias de fama. 

Logo nas cenas iniciais do filme, somos apresentados ao Selena Live, o show mais famoso da cantora, realizado poucos meses antes de sua morte. 

Na foto abaixo, vemos uma cinderela do Texas, com direito a cowboy como condutor. 


cena do filme Selena


Infância 


Como esta história foi autorizada e produzida com o apoio da família, muitas cenas e informações são baseados em fatos reais, como o interesse do Sr. Abraham (Edward James Olmos) por música, o fato de Suzette (irmã de Selena) não querer tocar bateria quando criança. 

O restaurante da família que não deu certo, porém serviu de local para o início da carreira de Selena e Los Dinos. 

A mudança da família para a cidade de Corpus Christi que até hoje é considerada a cidade da Selena (ela está sepultada lá). 

A cena da máquina de lavar, onde Marcela ensina a filha a dançar é ficção, a família realmente tinha o costume de ir a praia e logo a dança foi inclusa no meio disso. 




Selena e mãe na praia


Início dos anos 90


A segunda parte do filme começa em 1989, Selena  (Jennifer Lopez) ainda adolescente já trabalha como cantora e sim o interesse dela por moda é verídico. 

No início da carreira ela comprava peças da Victória Secrets e customizava. Na primeira cena desta nova fase isso é apresentado em seu figurino. 



Looks de Show Selena Quintanilla


A barriga de fora, foi uma das grandes tendências dos anos 90 e não somente nos palcos, no caso os looks da cantora não fogem a moda da época e muitos dos figurinos apresentados no filme são fiéis, as roupas de Selena nos Shows. 

Porém estes figurinos não são mostrados em ordem cronológica, muitos Shows da cantora foram retratados no filme, mas não necessariamente (na vida real) ela estava usando o look apresentado naquele exato momento.


Selena filme e foto real
Selena (Jennifer Lopez) e foto real


Alias a grande maioria das imagens que encontramos na internet dela, são fotos com roupas de Shows. A poucas imagens de Selena, em seu dia a dia. Uma vez que na década de 90, não tínhamos tanto acesso a vida pessoal dos artistas. 

Acredito que fora dos palcos (assim como demonstrado no filme) Selena deveria usar looks acompanhados de boné, encontramos algumas fotos dela com este acessório e nesta história ela veste alguns looks esportivos, da Nike a marca aparece nas cenas (talvez uma possível patrocinadora). 



Selena Quintanilla look nike
Selena (Jennifer Lopez) filme


Também tem o fato de Selena e Chris namorarem por dois anos escondido, logo boné e óculos ajudariam ela a não ser reconhecida (uma vez que já era famosa na cidade). 


Selena (Jennifer Lopes) casaco da Nike
Selena (Jennifer Lopez) e foto real



O fato do Sr. Abraham Quintanilla (Edward James Olmos) não gostar, das roupas da filha também é verídico em entrevista ele relatou que realmente não lhe agradava, mas de nada adiantava falar pois Selena não lhe dava ouvidos a respeito disso. 

Uma coisa que não foi abordada no filme é o fato da família ser Testemunha de Jeová, me parece que em certo momento Selena acaba se afastando desta igreja. 

Selena quintanilla look branco
Selena (Jennifer Lopez) e foto real


Em entrevistas Abraham comentou que a religião o ajudou, a seguir em frente após a morte da filha.

Aparentemente ele não queria ser retratado no filme, como um pai autoritário e bravo, logo depois aceitou a idéia. 

Alguns momentos, como a ida de Selena (Jennifer Lopez) e Chris (Jon Seda) a pizzaria também são fatos reais, porém no filme neste encontro ambos apenas conversavam, enquanto na vida real ocorreu o primeiro beijo do casal. 

Ainda no filme o pai da jovem descobre o envolvimento do casal por acaso, porém na realidade a irmã dela Suzette, aparentemente foi quem contou. 


Selena e Chris filme
Selena (Jennifer Lopez) e foto real


A primeira vez que Chris viu Selena, foi em um estacionamento, no filme ele aparece em sua casa. 


Filme Selena: Curiosidades


Após a perda de Selena, duas produtoras estavam interessadas em fazer filmes sobre sua vida, sem autorização da família, logo o pai da moça, resolveu sair na frente e lançar primeiro sua versão sobre a trajetória dela. 

O que deu certo, se existe outro filme sobre ela não saberemos informar (acredito que não). 

E Selena e Chris não tiveram filhos logo o bebê (na montagem abaixo), não é dela. O casal conversava sobre filhos no ano em que ela morreu.



Jennifer Lopez em Selena
Selena (Jennifer Lopez) e foto real


O fato da Jennifer Lopez ter sido um dos principais nomes da década de noventa,  ajudou a eternizar esta história, ela é dois anos mais velha que a verdadeira Selena. 

A atriz Selma Hayak supostamente foi cotada para o filme, porém não aceitou ela interpretou a pintora Frida Khalo no cinema (em 2002)

Jennifer Lopez tem 1,64 de altura enquanto Selena tinha 1,65 de altura, além de terem quase as mesma medidas, alguns figurinos usados por ela são roupas da própria cantora (hoje expostas em seu museu em Corpus Christi). 

Assim mesmo Jennifer precisou usar enchimentos para ficar com o quadril maior. 

As cenas do filme que retratam a boutique foram gravadas na verdadeira loja de Selena, o carro vermelho no filme também pertencia a cantora. Este inicialmente era de seu marido, como ela gostava muito do veículo ele o cedeu a ela. 

Depois do casamento escondido da protagonista com o Chris Perez (Jon Seda), há uma passagem de tempo de três anos, o início do sucesso dela como a premiação do Grammy, a abertura das lojas de moda, o desfile desta, tudo é retratado de maneira muito rápida.


Selena Quintanilla desfile cena do filme
Selena (Jennifer Lopez) cena desfile 


A cena da inauguração da loja de Corpus Christis é retratada, porém nesta quem usa um look vermelho é Yolanda Saldivar, enquanto Selena veste um blazer, com top e transparência por baixo, na cor preta, seu marido e o estilista que trabalhou com ela (Martin Lopes) também usam esta cor, na vida real quem estava de vermelho era a Selena.  


Cena inauguração loja selena



Nesta cena Yolanda é apresentada a nós, logo a cor vermelha poderia servir para destaca-la, neste ponto da história. 

Esta cor é muito usada nos filmes de forma geral como referência de protagonismo em uma determinada cena. 

Também pelo fato da Selena ter falecido por conta de um tiro, o look vermelho vivo (da foto real), poderia ter sido evitado neste momento, para não lembrar o espectador deste fato (vermelho muitas vezes nos remete a sangue, violência).

Este foi um dos poucos looks de momentos marcantes da carreira dela (representados no filme), que foi alterado. 



Selena no filme e ao lado na vida real
Selena (Jennifer Lopez) e foto real


Assim mesmo roupa desta cena provavelmente pertenceu também a verdadeira Selena, encontramos foto dela em um outro momento de sua vida com este figurino, um diferencial deste filme é que 90% dos looks são fiéis as roupas da protagonista na vida real. 


Selena Quintanilla look preto





A imagem abaixo representa o show que nunca aconteceu, Selena (Jennifer Lopez) está sonhando com o sua nova turnê onde apresentaria suas músicas em inglês, ela chegou a gravar quatro faixas, entre estas Dreaming of you

Esta cena seria uma metáfora ou licença poética, para representar o sonho interrompido. 

Lembram no início do filme, a pequena Selena olhando para lua quando sua irmã pergunta com o que ela está sonhando e ela não responde, agora sabemos. 



Selena filme vestido cena final
Selena (Jennifer Lopez) filme


O filme contou com 20 milhões de dólares de orçamento e arrecadou 70 milhões, 
além deste temos um seriado da Netflix com duas temporadas dedicadas a biografia da cantora, também com autorização da família, um sucesso digno de Selena. 

Assistam o trailer do filme:

Comentários

Siga a gente