Figurino: Isadora Além da Ilusão

 E hoje falaremos sobre os looks da Isadora ou Dorinha (Larissa Manoela) na novela Além da Ilusão e a moda nos anos 40, além do papel da mulher neste período. 


Isadora (Larissa Manoela) e Davi (Rafael vitti)


  • Resumo da Novela

A novela começou exatamente dez anos antes, em 1934 com o romance da Elisa (Larissa Manoela) e do Davi (Rafa Vitti), a mocinha acaba sendo vítima de um crime e seu namorado acusado injustamente por este. 

Isadora (Larissa Manoela) seria a irmã mais nova da protagonista, na época da tragédia ela tinha 9 anos. Agora com 19 anos, trabalha na tecelagem da mãe, junto com seu noivo Joaquim e sonha em ser estilista. 


Além da Ilusão Isadora na Praia do Rio de Janeiro


  • Mulher nos anos 40 

Sim pessoal foi nesta década e devido a Segunda Guerra que as mulheres chegaram em massa no mercado de trabalho, principalmente nas industrias e fábricas. Esta fato também influenciaria na moda da época, roupas mais práticas iriam surgir. 

Com a ausência dos homens, elas tiveram a oportunidade de pensar além da imagem de dona de casa e também um pouco mais em si mesmas, aquela imagem de bonequinha de porcelana de 1910 (época do filme Titanic), já não cabia mais a elas.  

Aliás vocês sabiam que a nossa querida Marilyn Monroe foi descoberta por um fotografo, ao trabalhar em uma fábrica, enquanto seu marido lutava na Guerra.

Este fato de certa forma é retratado em Além da Ilusão, através das personagens Felicidade e Olívia e o trabalho na tecelagem. 

Isadora (Larissa Manoela)

Assim mesmo Isadora (e a atriz que a interpreta não tem nada haver com isso), tem uma postura que mais se assemelha a uma moça do século vinte um, há uma jovem de 1944. 

Esta fica evidente quando ela diz que ainda é muito jovem para se casar, que quer focar na carreira, ao justificar estar com Joaquim por este ter sido seu primeiro namorado. 

Ao largar o noivado de lado, para ir fechar um negócio no dia da festa. 

Na imagem a seguir onde temos a protagonista com Arminda (Caroline Dallarosa) este fato é visível, os looks da ruiva e suas ações na novela são mais comuns a época. 


Isadora e Arminda no Rio
Look Rio de Janeiro

Por mais que as mulheres já tivessem conquistado um espaço maior, após o feminismo do anos 20, o casamento ainda tinha muita importância para a sociedade (tem até hoje). 

Na época não se namorava durante anos antes de casar, como hoje em dia, as jovens ainda casavam cedo, uma mulher focada na vida profissional do jeito que Isadora é apresentada a nós, não condiz com a realidade da época infelizmente.


Isadora (Larissa Manoela)
Look Noivado 

Looks da Isadora (Larissa Manoela)


Como a protagonista é apaixonada por moda (isso reflete em seu figurino), através de roupas com detalhes que poderiam ter sido costurados por ela, como a da imagem abaixo.  

Na foto ao lado temos Florinda (Grazi Massafera), também com uma boina branca, porém de um modelo distinto em Desejo Proibido (2007). 


Isadora e ao lado Florinda (Grazi Massafera)
Isadora ao lado Florinda em Desejo Proibido


Referente ao óculo que ela usa nas cenas da viagem ao Rio de Janeiro,  encontramos um semelhante, presente no figurino da Ellen (Gene Tierney) no filme Amar foi minha ruina (1945), a novela retrata o ano de 1944. 


Isadora de óculos e ao lado atriz dos anos 40 com modelo parecido
Isadora e ao lado filme de 1945


Há muitos detalhes similares, entre os looks da Isadora e a moda dos anos quarenta, como as cores quentes que representam a personagem o laranja principalmente, misturado com alguns tons de cinza, que refere-se a moda militar. 


Isadora (Larissa Manoela) vestido amarelo

 
As imagens abaixo retiradas de revistas da época, representam roupas de mulheres já incluídas no mercado de trabalho (a primeira foto apenas). 


Revistas de moda dos anos 40
Macacão calça anos 40


Como grande parte de tudo que era produzido, ia para os combatentes a vaidade feminina dos anos trinta, tendo as divas de cinema como referência, foi um pouco deixada de lado. Esta voltaria nos anos cinquenta, com o New Look da Dior.  

Aliás durante este período houve falta de tecidos no Brasil, na novela a mãe da Isadora (Violeta) tem uma tecelagem, por isso que esta encontra-se em ascensão, pois em uma época que a exportação de tecidos estava comprometida, eles conseguiam cobrir esta escassez. 

Por mais que haja semelhança nas fotos de épocas, apresentadas neste post e os looks da Isadora, não encontramos nenhuma referência exatamente igual, aos vestidos que ela usa. 


Isadora vestido verde e ao lado revistas dos anos 40


A novela poderia supostamente trabalhar com a ideia criar um contraste entre as irmãs Elisa e Isadora (ambas vividas por Larissa Manoela), enquanto a primeira tinha looks românticos a segunda não apresenta um pingo de romantismo, nem em seu visual e muito menos em seu namoro com Joaquim. 

Vale lembrar que Elisa era representada pela cor azul, nas roupas, sapatos, bolsas até a mala que ela ia usar para fugir com o Davi, era dessa tonalidade. 

Essa cor por sua vez quase nuca está presente no figurino da Isadora, o único look que encontramos foi o da imagem abaixo, em azul marinho. 


Elisa e Isadora looks azul
Elisa e Isadora


Seus looks mesmo que fashionistas (afinal ela mesma que costura e desenha estes), parecem mais práticos. 

Fato curioso é que a presença de vestidos em formato de macacões, também estavam presentes nos looks da Lily (Triz Paris) de Éramos Seis, no caso a personagem ajudava nos serviços domésticos uma vez que sua mãe era péssima dona de casa.

 A Lilly (Triz Pariz) representa uma jovem dos anos trinta a Isadora (Larissa Manoela), vive nos anos 40. 



Lili (Triz Pariz)
Looks Lilli em Éramos Seis 


Bota de salto, anos 40 ?


E é obvio que não poderíamos deixar este detalhe de lado, Isadora (Larissa Manoela) usa uma bota de salto, um tanto moderninha foi o que mais nos chamou atenção no figurino dela. 

No caso a Larissa Manoela tem 1,55 de altura (em torno disso) enquanto o Rafael Vitti (Davi) tem 1,82 de altura. Então o salto é para ela não ficar tão menor que ele nas cenas. Fizemos uma imensa pesquisa atrás de sapatos desta época semelhantes ao da protagonista. 

Botas eram fabricadas naquela época principalmente, por estarem presentes no uniforme militar. Na montagem a seguir temos uma imagem retirada de uma revista de época, porém sem salto. 



Isadora e ao lado foto de revista com bota anos 40


O modelo a seguir é do Salvatore Ferragano e seria da década de trinta, reparem que apesar de não ser semelhante ao da Isadora, tem um salto alto, o que de certa forma poderia tornar o sapato dela na novela, viável para a época. 



bota anos 30 salvatore ferragamo

Comentários

Novidades:

Siga a gente