Casamento Wicca - Entenda

No mês do Halloween o tema Bruxas fica em alta em looks de festa, porém existe uma religião que descende da antiga bruxaria a Wicca, veja como é o casamento das bruxas do século 21. 




  • De onde vem a Wicca 
Para quem não sabe a Wicca é uma releitura da Bruxaria antiga, que surgiu antes da Idade Média e sua origem está na cultura Celta povo que vivia na Irlanda, Escócia e Inglaterra, antes do Cristianismo existir, ou seja é uma crença milenar, que cultuava a natureza e seus elementos acima de tudo. 

Na idade Média as parteiras, curandeiras, pessoas que acreditavam ou usavam da natureza como poder de cura eram descritas como Bruxas, qualquer pessoa que não seguisse o Cristianismo era caçada pela igreja católica. 

  • Casamento em meio a natureza
Em 2007 a novela Eterna Magia, tinha como objetivo mostrar essa religião porém o tema bruxaria não foi bem aceito pelo público, a novela sofreu alterações e o tema Wicca ficou em segundo plano. Abaixo cenas do casório dessa religião no último capítulo.



casamento wicca em eterna Magia
Novela Eterna Magia cena final 

O casamento Wicca geralmente ocorre em meio a natureza, como na cena final da novela, vejam que os noivos estão em um circulo mais a frente e os convidados atrás. Elementos da natureza prevalecem na decoração como no caso (a imagem está ruim) tem uma espécia de tenda feita de bambu, onde os convidados estão. 

  • Roupa dos noivos 
O casamento é realizado por tanto por um homem ou uma mulher, denominados sacerdote ou sacerdotisa, os noivos vestem branco geralmente, mas isso não é uma regra, pesquisando sobre o assunto achamos uma matéria onde a noiva Wiccana estava de vermelho pois a cor tinha um significado para ela, outro detalhe não é necessário os dois serem da mesma religião para o enlace acontecer. 

Eterma Magia Nina e conrado
Cena Eterna Magia casamento Nina e Conrado

Antes do casamento geralmente o sacerdote, energiza o local da cerimônia, limpando este dos maus fluídos. 

Outro detalhe que é mencionado na cerimônia é que eles acreditam que o casamento vai durar o tempo em que os noivos desejarem , não há a crença de até que a morte nos separe. 

  • Convidados de pé 
Detalhe reparem na imagem abaixo os convidados estão de pé, não há cadeiras na cerimônia, nas mãos da sacerdotisa há um cálice que geralmente contem água e sal. 


Eterna Magia Casamento Wicca
Casamento Wicca na novela 


Aonde os noivos geralmente lavam as mãos, na trama a Sacerdotisa só joga aguá sobre as alianças. Aliás as alianças em si pelo que pesquisamos é algo não obrigatório. 


casamento wicca ritual


  • Corda 
Essas podem ser substituídas ou representadas pelas cordas (isso não foi representado na novela), onde os noivos amarram as mãos. 

Na imagem abaixo (apenas ilustrativa) os noivos estão com uma fita mas pelo que pesquisamos eles usam uma corda.


cordas casamento wicca


  • Pular uma vassoura
 O ritual final que também não apareceu na novela é a vassoura, os noivo pulam esta, o que representa a passagem da vida de solteiro para casado, a vassoura na Wicca tem o significado de limpeza porém não física, por isso a importância dela na religião.


Casamento wicca vassoura


  • Dança com fitas
Sim achamos alguns vídeos no Youtube onde essa haste com fitas é presente neste casamento, porém pelo que pesquisamos isso é algo talvez relacionado a cultura Celta e não necessariamente a Wicca, tanto que a foto abaixo parece ser de uma cerimônia estilo Celta. Não achamos nenhum significado ligado a religião sobre isso. 


casamento celta


Leia também: 



  • Outros detalhes 
Outro fato interessante sobre este casamento é a participação dos padrinhos, estes realmente participam da cerimônia com depoimentos e oferecendo elementos que estão relacionados a rituais Wicca, talvez seja semelhante ao que o programa Fábrica de Casamentos fez na edição deste ano onde os familiares davam depoimentos sobre os noivos, algo neste estilo.


Fato importante este post foi escrito através de pesquisas, logo se houver alguma informação incongruente deixa seu comentário, nos corrigindo. 

Comentários

Novidades:

Siga a gente