Figurino: Jade Dança do Ventre | O Clone

E hoje mostraremos os figurinos da Jade (Giovanna Antonelli) nas cenas de Dança do Ventre, na novela O Clone e explicaremos a ligação da dança na trama.


Jade dançando com espada

  • Novela O Clone

Caso você não conheça O Clone (2001) foi uma novela de grande sucesso, que este ano completa vinte anos. Nesta é abordada temas como o islamismo, drogas e clonagem humana. A história conta a trajetória da Jade uma jovem mulçumana que se apaixona pelo brasileiro Lucas (Murilo Benicio).

No Youtube há alguns canais de brasileiras que se casaram com mulçumanos (estrangeiros) e que relatam o dia a dia no exterior, porém é muito difícil encontrar um relato de uma mulçumana que se casou com um estrangeiro.

Dança do ventre em O Clone:


A dança do ventre teria origem egípcia, após a invasão árabe esta teria sido adotada por este povo, se tornando uma característica desta cultura e no antigo Egito era relacionada a fertilidade.  

Alguns fatos apresentados na trama, foram baseados em conceitos pré-islâmicos e costumes locais e não estão relacionados ao Islã, como mencionamos na postagem sobre Casamento no Marrocos

Assim como a Dança do Ventre não está, o fato das personagens Jade e Latiffa (Leticia Sabatella) serem mulçumanas não tem ligação com o costume de dançar para o marido, que foi apresentado na novela.


jade dançando para said


Aparentemente a autora da história (Glória Perez), gosta do assunto Dança, este tema também foi abordado em outras novelas dela como Caminho das Índias, Salve Jorge e A força do Querer (quem lembra da Ritinha e do Carimbó).

Então como a dança está relacionada a cultura árabe, a autora supostamente quis inclui-la na novela, a Dança do Ventre tem origem egípcia país que seria o pano de fundo da trama inicialmente. Porém a Globo não conseguiu autorização para filmar no lugar, logo o Marrocos foi escolhido como local para o núcleo mulçumano.

Supostamente por ser um país tradicional, logo o envolvimento do casal principal jamais seria permitido o que ajudaria no desenrolar da história de amor impossível, as atitudes da Jade que era uma mulçumana não religiosa, também gerariam um contraste com a cultura do lugar.

Looks da Jade - Primeiro Capítulo


Na trama Jade (Giovana Antonelli) é apresentada a nós como uma moça egípcia que após a morte do pai, vai morar no Brasil e aos 18 anos ela fica órfã de mãe e logo retorna para o Marrocos para morar com seu tio paterno Ali (Stenio Garcia).

No primeiro capítulo enquanto a protagonista dança, ela é observada por Lucas,  (Juca de Oliveira), o mocinho da trama. 


Jade dançando no primeiro capitulo


Vinte anos depois no mesmo lugar, Jade decide usar a mesma roupa para dançar e desta vez ela é observada pelo Leo (o Clone do Lucas).


Cena Leo vê jade dançando


Dança da Espada 

Após o casamento com o Said (Dalton Vigh) somos apresentados a dança com espadas na cabeça está por sua vez representaria equilíbrio.



Na segunda fase da novela, ela novamente aparece com a dança da espada, agora para o Lucas. 

No caso o Said prendeu a Jade dentro de casa, ela estava proibida de sair do quarto e o Lucas acaba indo visita-la disfarçado. Logo ela dança para ele dentro da casa do marido enquanto este trabalhava.


Jade dançando para lucas

Dança dos Sete Véus:

Esta dança supostamente estaria relacionada a rainha Salomé, também teria sido praticada por sacerdotisas no Antigo Egito em devoção a deusa Isis. 


jade dança dos sete veus


Jade e Zein

Também tem a famosa cena do casamento da Jade com o Zein (Luciano Szafir).


Jade dança com cobra


Para quem não sabe na novela Jade e Said se divorciaram três vezes, ela é repudiada e por conta disso para que ambos pudessem se casar novamente, ela teria que ter um outro casamento antes de voltar para o marido. 


jade dança para zein

Jade e Maisa

 Não tem como não lembrarmos desta cena, em certo momento da trama o Said começa a ter um caso com a Maisa (Daniela Escobar), que era a esposa do Lucas.

Se não me falha a memória o Said ordena que a Jade dance para eles com intenção de fazê-la se sentir mal, e no final quem acaba sentindo-se desrespeitada é a Maysa, ela dança de uma forma para afrontar os dois ou humilhar a concorrente. 


jade dança para maisa

A seguir o vídeo da cena:



LEIA TAMBÉM: 



Por conta da novela várias escolas e academias começaram a oferecer cursos de dança do ventre, esta ficou em alta na época (em 2001). 

Como já mencionamos em outros posts a Jade (Giovana Antonelli) foi uma das primeiras influenciadoras de moda em uma tempo em que não existia redes sociais.

Atualmente O Clone está sendo reprisado no Vale a Pena ver de Novo (em comemoração aos vinte anos da novela) e também está disponível no Globo Play, assistam!

Referências: 

Site Memória Globo

Comentários

Siga a gente