Aladdin: Personagens Curiosidades

Hoje mostraremos curiosidades sobre a criação dos personagens da animação Aladdin, agora transformada em filme live action, de onde veio a inspiração para os personagens, o que mudou da história original, para o filme da Disney, vem conferir. 



Aladdin curiosidades personagens

  • Aladdin, Galã dos anos 90 ?
Em 1988 os produtores da Disney cogitaram lançar o filme, porém este foi adiado para a produção de A pequena Sereia, no inicio dos anos noventa o projeto emplacou de vez, para criar o rosto e a personalidade aventureira do Aladdin, o ator Tom Cruise que na época já fazia sucesso com seus filmes de ação serviu de referência para os traços do personagem, ele foi escolhido devido ao sucesso com o público feminino na época. 



Aladdin e Tom cruise 1990
Aladdin e Tom Cruise anos 90


  • Jasmine não chamava Jasmine ?

Jasmine é um nome criado pela Disney, na história original a princesa chamava-se Badroulbadour, o rosto que todos nós conhecemos teve a atriz Jennifer Connelly , como inspiração para criação de seus traços faciais. 

Aladdin teve como antecessor o filme A Bela e a Fera (1990), e por mais que a Jasmine tivesse uma personalidade moderninha para uma moça do mundo árabe, (o que nos vemos no filme sobre não poder casar por amor é algo que até hoje existe no mundo árabe), ela não fez tando sucesso como princesa da Disney, como a Bela e a Ariel por exemplo (na época do lançamento).  

Assim mesmo ela é a princesa recordista de aparições em filmes da Disney, esteve nas sequências O retorno de Jafar e Aladdin e os Quarenta Ladrões (lançados em VHS na época) e também em outras produções como o seriado Once upon Time. 


Jasmine rosto de onde vem
Jasmine e Jennifer Cornelly inspiração para o rosto 


  • Jafar, Scar e Malévola

Muita gente acha que o Jafar, teve o Scar (vilã do rei leão) como referência ou ao menos que os dois são parecidos, isso  deve-se ao fato de ambos os personagens terem sido produzidos pelo mesmo profissional (animador), porém não confunda! O filme Aladdin foi lançado em 1992 e O Rei leão em 1994. 

Na verdade o Jafar teve como referência a Malévola de A Bela Adormecida. O nome Jafar veio de uma outra história do livro as Mil e Uma Noites (Aladdin também está incluso neste livro), no conto original ele é descrito apenas como um feiticeiro. 



Jafar como foi feito
Malévola e Jafar 


  • Abu vale por três amigos

No conto original o macaquinho Abu não existe o Aladdin tinha três amigos sendo, ele o líder da turma. No musical americano, baseado no filma da Disney, o macaco foi cortado dando lugar aos amigos, ou seja, Abu é um personagem característico do filme apenas. 

No roteiro original feito pela Disney, Aladdin tem uma mãe e uma canção que ele canta para ela, apesar da música existir, ela nunca foi transformada em personagem. 

  • Rajah coadjuvante ?

Sim pessoal no novo filme, a idéia  não é só trazer um ar mais realístico não apenas com cenários e figurinos reais, logo o Rajah (tigre da Jasmine), não irá conversar com ela, Jasmine (Naomi Scott) ganhou uma amiga humana Dalia, ela será a confidente da Princesa.  Boatos que o Rajah havia sido cortado do filme surgiram porém em cenas do trailer ele aparece, a escolha por uma nova personagem e amiga para Jasmine, deve-se ao fato que Jasmine na animação de 1992 era a única personagem feminina. 



Tigre da Jasmine em Aladdin
Rajah e Jasmine 

  • Gênio Genioso ?
Sim para quem não sabe antes do Robin Willians ser um dos personagens de Uma Noite no Museu, seu último trabalho e talvez um dos mais conhecidos pelas novas gerações de crianças, Robin Willians foi o dublador do Gênio de Aladdin, o personagem mais popular do filme na época de seu lançamento (1992),  em pesquisas também descobri que o Gênio é um dos personagens mais famosos da Disney. 



Gênio Robin Willians dublador
O personagem Gênio foi dublado por Robin Willians



O Gênio foi criado tendo o Robin Wilians como referência seu humor e suas piadas de show de stand up, logo ele seria a primeira opção para voz do personagem.

Porém por este trabalho o ator recebeu um salário baixo digamos, e por conta disso pediu a Disney, uma certe restrição no uso da voz do gênio em publicidades de produtos e também que o personagem estivesse presente em apenas 25% dos cartazes e trailers da época, o que não foi feito. 

Eu não sei se foi um pedido pessoal ou um acordo, a questão é que o ator, rompeu com a Disney por anos, após a saída de um dos produtores do filme da empresa, ele fez as pazes com esta. 


Leia também: 

Comentários

Novidades:

Siga a gente